Falta Um Ano para o Campeonato da Europa de Judo - Lisboa 2021

Declarações de Jorge Fonseca e Telma Monteiro

Spot com Seleção Nacional lançado esta quinta-feira

Em Contagem Decrescente para o Campeonato da Europa de Judo de Seniores 2021, que se cumpre dentro de um ano (30 de abril a 2 maio), no Altice Arena, Lisboa, Telma Monteiro e Joana Ramos vão estar em Direto no Instagram da Federação Portuguesa de Judo (@portugaljudo), esta quinta-feira, 30 de abril, às 21h00. Sob o mote “Daqui a um ano o melhor judo volta a ser em nossa casa”, as duas Judocas Olímpicas vão falar das expectativas para um dos Maiores Eventos que Lisboa recebe em 2021.

Telma Monteiro, atual Medalha Olímpica na categoria -57 kg, afirma que “lutar no europeu de Lisboa, no próximo ano, vai ser um enorme orgulho felicidade e realização de um sonho. O ano de 2021 é o ano em que Lisboa é a capital do desporto, a cidade onde nasci, onde treino e vivo. Vai ser ainda mais especial porque devido ao novo contexto em que se realiza - já que 2021 passou a ser o ano de realização dos Jogos Olímpicos de Tóquio - vai ser um Campeonato da Europa a contar pontos para o apuramento Olímpico o que torna esta prova ainda mais importante. Vou literalmente, lutar em casa, com os meus amigos e familiares nas bancadas. Tenho a certeza que será uma experiência inesquecível. Portugal tem a tradição de organizar de forma exemplar os campeonatos que cá se realizam e vamos entrar com uma equipa muito competitiva! Pessoalmente desejo conseguir acrescentar mais um pódio ao meu currículo em europeus.”

O atual Campeão Mundial (-100 kg) Jorge Fonseca admite que “receber o Campeonato da Europa em Lisboa vai ser sem dúvida único e especial para nós, atletas portugueses. Pela experiência que vivemos na Champions, temos a certeza que o apoio do nosso público tem impacto forte na nossa motivação e desempenho. Na esperança que o Judo nessa altura possa ser vivido por todos, sem restrições e acima de tudo em segurança, é sem dúvida uma certeza que contar com a força de todos pode ser determinante para reforçar a confiança da equipa no rumo aos Jogos.”

Num momento em que todos os Atletas apenas podem treinar em casa, respeitando o estado de emergência declarado pelo governo, a Seleção Nacional junta-se num Spot que marca a Contagem Decrescente para a grande prova de Lisboa 2021. O vídeo é lançado esta quinta-feira, nas Redes Sociais da Federação Portuguesa de Judo.

Recordamos que este é um dos Maiores Eventos que Lisboa recebe em 2021, ano em que é Capital Europeia do Desporto. A Prova Rainha do Calendário Europeu de Judo, conta com cerca de 400 Atletas de 40 Países e 120 Jornalistas estrangeiros.

Com o adiamento dos Jogos Olímpicos de Tóquio para o próximo ano, a competição ganha outra importância, antecedendo a Maior Competição Desportiva do Mundo, que arranca a 23 de julho. O peso da prova relativamente ao Ranking Olímpico ainda é desconhecido, mas existe a hipótese de ser decisiva para a presença em Tóquio 2021.

É a segunda vez que Portugal recebe o evento, após ter organizado a edição de 2008 (que antecedeu os Jogos Olímpicos de Pequim), no Pavilhão Atlântico (Altice Arena). A prova cumpriu-se entre 11 e 13 de abril e a Seleção Nacional conquistou 4 Medalhas (João Neto sagrou-se Campeão Europeu e Ana Hormigo, Pedro Dias e Yahima Ramirez subiram ao pódio para receber a Medalha de Bronze).

Na última edição do Campeonato da Europa de Judo, realizado em Tel Aviv (2018), estiveram presentes 380 Atletas em representação de 44 Países. O evento foi acompanhado por 148 Jornalistas de 20 Países diferentes.