GRAND SLAM ULAANBAATAR 2022

24-26 JUNHO | ULAANBAATAR, MONGÓLIA

O Grand Slam Ulaanbaatar 2022 cumpre-se entre os dias 24 e 26 de junho.  A capital mongol recebe, pela primeira vez, um Grand Slam que reúne cerca de 255 Atletas em representação de 30 Países, entre os quais 6 Judocas Portugueses. A prova marca o início do período de qualificação olímpica para Paris 2024.

Na comitiva portuguesa que viaja para o continente asiático, estão presentes 6 Atletas: Joana Diogo (-52 kg), Rodrigo Lopes (-60 kg), Francisco Mendes (-60 kg), João Fernando (-81 kg), Anri Egutidze (-90 kg) e Jorge Fonseca (-100 kg), que são acompanhados pelo Treinador Pedro Soares.

Será uma competição memorável, não só porque é o primeiro Grand Slam da Mongólia, mas porque é a abertura da qualificação olímpica, o primeiro evento no qual os pontos ganhos contam para a representação no palco olímpico de Paris 2024. As melhores e mais brilhantes estrelas do judo mundial juntam-se à nova geração e o espetáculo promete ser magnifico”, afirmou o Presidente da Federação Internacional de Judo – Marius Vizer na antevisão do evento.

Os combates arrancam esta sexta-feira, 24 de junho, dia dedicado às categorias -48 kg, -52 kg e -57 kg femininas e -60 kg e -66 kg masculinas. Portugal é representado por 3 Judocas no dia inaugural: Joana Diogo (-52 kg), que vai enfrentar Sayara Rozyyeva (167ª) do Turquemenistão, na primeira eliminatória; Rodrigo Lopes (-60 kg) tem pela frente o francês Richard Vergnes (84º, vencedor do European Open de Praga em março), na segunda eliminatória, e Francisco Mendes (-60 kg), que encontra o cazaque Bauyrzhan Narbayev (40º, Prata no Grand Slam de Tel Aviv em fevereiro) na ronda inaugural.  As eliminatórias têm início marcado para as 12h30 locais (05h30 em Portugal Continental).