Homenagem a Miguel Vieira e Djibrilo Iafa

Estágio Internacional de Judo - Renato Kobayashi

Renato Kobayashi,( Judo Training Camp Director) no dia do arranque do Estágio Internacional de Judo, que está a decorrer no Colégio Militar- Pavilhão Desportivo, organizou uma Homenagem aos dois Atletas Paralímpicos pelos resultados obtidos nos Campeonatos da Europa e do Mundo -IBSA (International Blind Sports Association)

Miguel Vieira consagrou-se Campeão da Europa e do Mundo. Djibrilo Iafa, foi 3.º Classificado no Campeonato da Europa e 5.º Classificado no Campeonato do Mundo, neste momento ambos já se encontram qualificáveis para os Jogos Paralímpicos de PARIS 2024.

Durante a Cerimónia as várias Entidades presentes salientaram a dedicação e força de vontade destes atletas e a importância de o Judo ser uma modalidade inclusiva com Estágios para todos os judocas. Presentes estavam cerca de uma centena de Atletas de Angola, Brasil, Espanha e Portugal.

Clube Judo Total
O CJT - Clube Judo Total é um clube de judo onde treinam em perfeita comunhão judocas com e sem deficiência, na sua maioria com deficiência visual. Com efeito, atentas às características específicas do judo, com permanente contacto físico, trata-se de uma modalidade perfeita para pessoas com deficiência visual (Local de treino: Pista Prof. Moniz Pereira, Alta de Lisboa)
O Miguel Vieira e o Djibrilo Iafa, não obstante serem ambos cegos, são atletas de alto rendimento e competem há vários anos no circuito internacional.
O Miguel Vieira foi o primeiro judoca português a participar nos Jogos Paralímpicos (“Rio2016”) e o Djibrilo esteve presente nos Jogos em “Tokyo2020”.
O Atleta luso sagrou-se na passada quarta-feira, dia 23 de agosto, campeão mundial de judo da categoria -60kg J1 (cegos totais) no Campeonato do Mundo que decorreu em Birmingham, no Reino Unido, tendo derrotado sucessivamente os atletas do Brasil, do Quirguistão, da Índia e, na final, da China.
Miguel Vieira conquistara já o título de campeão europeu no passado dia 8 de agosto em Roterdão, Países Baixos, na mesma categoria de peso, após ter derrotado os atletas do Azerbaijão, da França e da Ucrânia.

Djibrilo Iafa conquistou o 3.º lugar no Campeonato da Europa (3 vitórias e 1 derrota) e 5.º lugar no Campeonato do Mundo (3vitórias e 2 derrotas) na categoria de -73kg J1.

Miguel lidera neste momento o ranking mundial e o Djibrilo está em 5.º lugar nas respetivas categorias de peso; pelo que, neste momento, estão ambos em lugares qualificáveis para os Jogos Paralímpicos “Paris2024”.