JORGE FONSECA ALCANÇA 7º LUGAR CAMPEONATO DO MUNDO DE JUDO - TASHKENT 2022

6-12 OUTUBRO | TASHKENT, UZBEQUISTÃO

Cumpriu-se esta terça-feira, 11 de outubro, o penúltimo dia do Campeonato do Mundo de Judo - Tashkent 2022. Ao longo dos 7 dias de evento, a capital do Uzbequistão recebe os Melhores Judocas do Mundo, num total de 571 Atletas (261 Femininas e 310 Masculinos) em representação de 82 Países.

Neste sexto dia de combates, entraram nos tatamis uzbeques os atletas das categorias -78 kg feminina e -100 kg masculina, incluindo 1 Judoca Português:

Jorge Fonseca (-100 kg) começou a defesa do seu título mundial na segunda ronda onde enfrentou o romeno Asley Gonzalez (25º do ranking mundial). Após um confronto equilibrado, foi preciso recorrer a mais 2 minutos e 29 segundos de ‘golden score’ para o marcador se alterar, com o português a pontuar ‘wazari’. Na ronda seguinte, perante o sérvio Bojan Dosen, Jorge Fonseca impôs o seu estilo e alcançou o ‘ippon’ antes dos 2 minutos. Seguiu-se o 11º classificado do ranking mundial, Zelym Kotsoiev, do Azerbaijão, no combate dos quartos-de-final. Após um início equilibrado, o azeri chegou à vantagem por ‘wazari’ perto dos 2 minutos de combate. O português tentou reagir e inverter o marcador, mas foi novamente Kotsoiev a pontuar, alcançando o ‘ippon’ final. Na repescagem, encontrou Ilia Sulamanidze (nº6 do mundo, Campeão Mundial de Juniores em 2021, que já conta com várias medalhas no circuito mundial de seniores). O medalhado olímpico português chegou à vantagem pouco depois do primeiro minuto, pontuando ‘wazari’. O georgiano reagiu e 40 segundos depois surpreendeu o atleta luso, conseguindo alcançar o ‘ippon’. Com este resultado, Jorge Fonseca termina num honroso 7º lugar.

O melhor resultado dos atletas portugueses até ao momento, foi alcançado no quarto dia do evento, 9 de outubro, por Bárbara Timo, que conquistou a Medalha de Bronze na categoria -63 kg, após vencer 5 dos 6 combates em que participou.

Recordamos que a Seleção Portuguesa presente em Tashkent é composta por 8 Judocas: Catarina Costa (-48 kg), Joana Diogo (-52 kg), Bárbara Timo (-63 kg), Rochele Nunes (+78 kg), Rodrigo Lopes (-60 kg), João Fernando (-81 kg), Anri Egutidze (-90 kg) e Jorge Fonseca (-100 kg), que são acompanhados pelos Treinadores Pedro Soares e Ana Hormigo.

A competição termina esta quarta-feira, 12 de outubro, com os judocas das categorias +78 kg feminina e +100 kg masculina em ação. Rochele Nunes é a última portuguesa a entrar no tatami, encerrando a participação lusa na prova. As eliminatórias têm início às 11h00 locais (07h00 em Portugal Continental).

Mais Informação e Fotografias: https://www.ijf.org/competition/2298