Lançamento do Projeto "Judo na Escola"

Presença do Ministro da Educação e da Diretora do Gabinete Presidencial da União Europeia de Judo

6 de dezembro de 2016

Escola Básica e Secundária D. Martinho Vaz  de Castelo Branco – Póvoa de Santa Iria

A Federação Portuguesa de Judo lança oficialmente, esta terça-feira, dia 6 de dezembro, o Projeto “Judo na Escola” (“Judo at School”). A apresentação cumpre-se na Escola Básica e Secundária D. Martinho Vaz de Castelo Branco, na Póvoa de Santa Iria, contando com a presença do Ministro da Educação – Tiago Brandão Rodrigues e da Diretora do Gabinete Presidencial da União Europeia de Judo – Yana Dmitrieva.

Este projeto criado pela União Europeia de Judo tem como principal objectivo promover junto das camadas mais jovens a prática de judo (idade escolar), independentemente da sua experiência ou habilidade, com base em estratégias de iniciação e de orientação desportiva.

Em Portugal, a dinamização e divulgação desta iniciativa é assumida pela Federação Portuguesa de Judo, com a cooperação da Secretaria de Estado do Ensino Básico e Secundário e a Direção Geral de Educação – Desporto Escolar. Trata-se de um projeto piloto, lançado numa primeira fase em 10 Escolas de todo o país e direcionado para os Alunos e Professores.

Através deste projeto, a Federação já realizou 10 ações de formação creditadas, ao longo do país, destinadas a professores de Educação Física e do Desporto Escolar, com o objetivo de incentivar e incluir o ensino e a divulgação do Judo nas suas escolas.

Orientadas pela Prof.ª. Doutora Ágata Aranha, o Prof. Doutor - José Mário Cachada (responsável nacional pelo projeto “Judo at School”), o Professor José Eiró e pelo Professor Carlos Santos, estas ações envolveram  cerca de 200 docentes das mais variadas regiões do país.

O Presidente da Federação Portuguesa de Judo – Eng.º José Manuel A. Costa e Oliveira revelou que “esta preparação está  a ser muito bem conseguida uma vez que através dos Mestres das várias regiões bem como dos professores de educação física que já tiveram formação, cerca de 200 jovens serão preparados para a modalidade. Portugal aderiu de imediato a este projeto bem como vários outros países que desta forma sensibiliza os alunos e cria uma boa base de futuros campeões.”

10:00/10:30 – Receção

10:30/11:30 - Reunião Geral – Diretores e Professores (Auditório)

11:30/12:00 - Pausa para café

12:00/12:20 - Apresentação do Projeto (Auditório)