MARIA SILVEIRA SAGRA-SE CAMPEÃ EUROPEIA | RODRIGO JANEIRO CONQUISTA PRATA | CAMPEONATO DA EUROPA DE CADETES - ODIVELAS 2023 | 22-25 JUNHO | PAVILHÃO MULTIUSOS DE ODIVELAS

23pr66_23/06/2023

MARIA SILVEIRA SAGRA-SE CAMPEÃ EUROPEIA
RODRIGO JANEIRO CONQUISTA PRATA

CAMPEONATO DA EUROPA DE CADETES – ODIVELAS 2023
22-25 JUNHO | PAVILHÃO MULTIUSOS DE ODIVELAS

Maria Silveira sagrou-se Campeã Europeia de Cadetes (Medalha de Ouro) e Rodrigo Janeiro conquistou a Medalha de Prata (Vice-campeão) no segundo dia do Campeonato da Europa de Cadetes – Odivelas 2023, que se cumpriu esta sexta-feira, 23 de junho, no Pavilhão Multiusos de Odivelas. Os Melhores Jovens Judocas Europeus encontram-se até este domingo, 25 de junho, em Portugal para discutir os  títulos continentais do escalão. No total, estão presentes 404 Atletas (189 Femininos e 215 Masculinos) de 40 Países.

Num dia dedicado às categorias -52 kg, -57 kg e -63 kg femininas e -66 kg e -73 kg masculinas, estiveram 8 Portugueses em ação durante as eliminatórias desta manhã, com 2 Judocas Lusos a alcançar o Bloco de Finais:

Maria Silveira (-57 kg, 3ª do ranking mundial de cadetes) estreou-se na segunda ronda, onde derrotou a neerlandesa Fleur Sinnema, pontuando dois ‘wazaris’. Nos quartos-de-final, enfrentou a eslovena Jevgenija Gajic (21ª), voltando a dominar o combate e a pontuar dois ‘wazaris’. Garantiu a presença na final ao ultrapassar a polaca Emilia Bielawska (10ª), por ‘ippon’, na semifinal. Disputou o título continental com a nº6 do ranking,  Odalis Santiago-Santana, da Alemanha. A jovem lusa adiantou-se no marcador ao pontuar ‘wazari’ e conseguiu gerir a vantagem até ao fim do tempo regular. Maria Silveira conquista assim a Medalha de Ouro e sagra-se Campeã Europeia de Cadetes.

Na categoria -66 kg, Rodrigo Janeiro (7º do ranking mundial de cadetes) começou a sua prestação com um triunfo sobre o espanhol Hugo Quereda Yurice, pontuando ‘wazari’ e gerindo a vantagem até ao final do tempo regular. Somou a segunda vitória na ronda seguinte, contra o búlgaro Kristian Genov (8º), pontuando dois ‘wazaris’. Encontrou o alemão Ramzan Baliev nos quartos-de-final e superou o germânico por ‘ippon’. Na semifinal, teve a oposição do georgiano Giorgi Dularidze (10º), mas o jovem luso voltou a superiorizar-se e a pontuar ‘ippon’. Na luta pelo Ouro, teve pela frente o nº1 do ranking, Abil Yusubov. O confronto revelou-se equilibrado, mas o azeri pontuou ‘wazari’ e aguentou a vantagem até ao final. Com este resultado, Rodrigo Janeiro conquista a Medalha de Prata e sagra-se Vice-campeão Europeu de Cadetes.

Nas eliminatórias desta manhã, Duarte Júnior (-73 kg) estreou-se com um triunfo dominante na primeira eliminatória, sobre o dinamarquês Sebastian Lindquist, pontuando dois ‘wazaris’. Na ronda seguinte, contra Desir Zoba Casi (4 Medalhas no circuito europeu de cadetes), não conseguiu contrariar a superioridade do francês, sofrendo dois ‘wazaris’ e acabou por não ser repescado.

Margarida Trindade (-52 kg), Mariana Pereira (-52 kg), Maria Dias (-57 kg), Matilde Jota (-63 kg) e Carlota Pina (-63 kg) não conseguiram superar os seus primeiros adversários. Margarida Trindade, Matilde Jota e Maria Dias foram repescadas, mas voltaram a ceder. Mariana Pereira e Carlota Pina não tiveram hipóteses de repescagem.

Individualmente, além de Maria Silveira, Alyssia Poulange (-52 kg) de França, Sinem Oruc (-63 kg) da Turquia, Abil Yusubov (-66 kg) do Azerbaijão e Lucio Tavoletta (-73 kg) de Itália, conquistaram as Medalhas de Ouro nas respetivas categorias.

A nível coletivo, com as 2 Medalhas (Ouro e Prata) conquistadas esta sexta-feira, Portugal ‘salta’ para o 2º lugar entre os 40 Países presentes. O Azerbaijão continua a liderar a tabela, com 5 Medalhas de Ouro e 3 de Bronze. A Seleção Francesa completa o pódio com 1 Medalha de Ouro e 4 de Bronze.

Medalheiro e Resultados em: https://judotv.com/competitions/eju_cad2023/results

Recordamos que ao longo dos 4 dias de competição, Portugal está representado por 18 Atletas (8 Femininas e 10 Masculinos): Margarida Trindade (-52 kg), Mariana Pereira (-52 kg), Maria Silveira (-57 kg), Maria Dias (-57 kg), Matilde Jota (-63 kg), Carlota Pina (-63 kg), Beatriz Rosa (-70 kg), Rosa Mané (+70 kg), Martim Nicola (-50 kg), Afonso Reis (-50 kg), Diogo Caetano (-55 kg), Carlos Costa (-60 kg), David Silva (-60 kg), Rodrigo Janeiro (-66 kg), Duarte Júnior (-73 kg), Tiago Coutinho (-81 kg), Daniel Mazyar (-90 kg) e Danilo Storozhuk (-90 kg), que são acompanhados pelos Treinadores António Saraiva e Joana Ramos.

Este sábado, 24 de junho, realiza-se o último dia da competição individual, com as categorias mais pesadas (-70 kg e +70 kg femininas e -81 kg, -90 kg e +90 kg masculinas) a subirem aos tatamis de Odivelas. Beatriz Rosa, Rosa Mané, Tiago Coutinho, Daniel Mazyar e Danilo Storozhuk são os 5 Judocas Portugueses em ação. As eliminatórias arrancam às 10h00.

Declarações

Maria Silveira – Campeã Europeia de Cadetes
“Estava ansiosa por esta prova. Era o resultado que eu esperava desde o início, também pelos resultados que fui tendo. Claro que há hipóteses de correr mal, mesmo os melhores não ganham sempre, por isso é que também estava um pouco ansiosa. Fico muito feliz por ter vencido, treinei bastante para isto. Já tinha vencido a atleta alemã na final da Taça da Europa de Teplice e voltei a usar a mesma estratégia. No final já estava cansada dos braços e tive de gerir mais o combate, mesmo sabendo que ia levar ‘shido’. É uma parte do sonho, é assim que começa. Espero vencer o FOJE (Festival Olímpico da Juventude Europeia) e o Mundial.”

Rodrigo Janeiro – Vice-Campeão Europeu de Cadetes
“Estou feliz por ter conseguido ultrapassar a barreira que tinha, de não passar a meia-final. Foi uma superação que eu sabia que ia alcançar com o tempo. Vinha bem preparado para esta prova e só faltou ser Ouro. Vou ter mais oportunidades, como o FOJE e o Mundial. Nunca tinha lutado contra o adversário da final, que é nº1 do ranking. Estou feliz por ter feito um bom combate, por ver a que nível estou e para a próxima quero vencer. Perder uma final deixa sempre alguma angústia, mas passa e estou feliz por ter chegado até aqui.”

Joana Ramos – Treinadora da Seleção Nacional de Cadetes
“Quando eu disse que podíamos lutar por medalhas, foi porque sabia que tínhamos atletas com capacidade para isso. Foi um compromisso que assumimos desde que sabemos que íamos receber este Campeonato da Europa em casa e da qualidade dos atletas que temos. Houve um investimento para conseguir este resultado e fazer tocar o hino em nossa casa. Não foi ao acaso que falámos das medalhas. Foi com base em todo o circuito que estes atletas fizeram e, quando há trabalho, consistência e seriedade, as coisas acontecem, é uma questão de tempo. Tivemos muitas lutas, mas o que importa é que eles hoje conseguiram dar expressão a todo o trabalho que fizemos. Estou muito feliz por eles.”

NOTAS:
1) Fotografias: https://www.eju.net/gallery/gallery/272440/