• Federação Portuguesa de Judo/

PORTUGAL TERMINA EM 9º LUGAR | FINAIS DISPUTAM-SE ESTA TARDE | CAMPEONATO DA EUROPA DE CADETES - EQUIPAS MISTAS- ODIVELAS 2023 | 22-25 JUNHO | PAVILHÃO MULTIUSOS DE ODIVELAS

A competição de Equipas Mistas do Campeonato da Europa de Cadetes – Odivelas 2023 está a decorrer este domingo, 25 de junho, no Pavilhão Multiusos de Odivelas. Depois de 3 dias de combates entre os Melhores Jovens Judocas Europeus, 16 Seleções competem pelo Título de Campeã da Europa.

Durante esta manhã, realizaram-se as eliminatórias, com presença de Portugal, que entrou nesta prova representado por 10 Judocas: Beatriz Almeida (-48 kg), Maria Silveira (-63 kg), Carlota Pina (-63 kg), Rosa Mané (+63 kg), Beatriz Rosa (+63 kg), Carlos Costa (-60 kg), Tiago Coutinho (-81 kg), Júnior Duarte (-81 kg), Romeu Guerreiro (+81 kg) e Danilo Storozhuk (+81 kg).

A Seleção Portuguesa começou a sua prestação com um confronto com a Grécia na primeira eliminatória. Os gregos, sem representantes nos -48 kg, entraram com desvantagem no marcador (1-0). Romeu Guerreiro (+81 kg) foi o primeiro luso em ação, mas não conseguiu superar o seu oponente. Apesar do desaire de Carlos Costa (-60 kg) no combate seguinte, os triunfos de Maria Silveira (-63 kg), Tiago Coutinho (-81 kg) e Rosa Mané (+63 kg) nos 3 últimos encontros, selou a vitória lusa por 4-2.

Nos quartos-de-final, Portugal encontrou a Seleção Francesa. No combate dos -48 kg, Beatriz Almeida não conseguiu ultrapassar a rival francesa, cedendo por acumulação de ‘shidos’. Seguiu-se Carlos Costa (-60 kg), que deu esperança aos portugueses, após vencer o francês Maxence Adriano (que venceu Bronze na competição individual) por imobilização (‘Osae-Komi’) e empatar o resultado. O terceiro confronto, nos -63 kg, entre Maria Silveira (que a nível individual compete nos -57 kg) e Emmy Galludec, revelou-se equilibrado. Sem pontuações no tempo regular, o confronto estendeu-se até ao ‘golden score’ onde o maior poderio físico da gaulesa e o desgaste da portuguesa fizeram a diferença, com a judoca lusa a ceder por acumulação de ‘shidos’. Júnior Duarte (-81 kg) e Rosa Mané (+63 kg), apesar do esforço, também não se conseguiram superiorizar, com o resultado a terminar em 1-4 a favor dos franceses.

Na repescagem, a equipa lusa enfrentou a Lituânia, que tinha sido derrotada pela França na primeira eliminatória (3-4). De modo a promover a participação de toda a equipa, Portugal fez algumas alterações na equipa, mas o encontro ficou fechado em 4 combates, com Beatriz Almeida (-48 kg), Carlos Costa (-60 kg), Carlota Pina (-63 kg) e Tiago Coutinho (-81 kg) a cederem contra os oponentes lituanos (0-4 para a Lituânia).

Com este resultado, Portugal termina a sua participação no 9º lugar.

Esta tarde, a partir das 15h30, realiza-se a Cerimónia de Encerramento do evento. A cerimónia precede o Bloco de Finais, marcado para as 16h00, que decide o Campeão Europeu e restantes Medalhados.

Declarações
Joana Ramos – Treinadora da Seleção Nacional de Cadetes
“Enquanto país anfitrião, queríamos apresentar uma equipa nesta competição. Temos um grupo jovem, com alguns elementos que garantem combates bem disputados e são favoritos. Devido às categorias de peso, tivemos de utilizar atletas mais leves em categorias mais pesadas e tentar gerir da melhor forma a equipa. Conseguimos um triunfo contra a Grécia, fazendo valer o coletivo, e marcar encontro com a França na ronda seguinte, que é uma seleção favorita. Batemo-nos bem, entrámos com a melhor equipa e tivemos combates muito disputados. Houve muito desgaste porque ninguém queria entregar o resultado e depois na repescagem, alguns elementos tiveram de dar o lugar aos suplentes. Todos os judocas deram tudo. Conseguimos um lugar honroso. Disse aos atletas que tinha muito orgulho deles e que esta competição era apenas o princípio de tudo, que tinham um longo caminho pela frente e para eles continuarem a treinar e a evoluir cada vez mais.”

NOTAS:
1) Resultados até às 13h15.
2) Fotografias: https://www.eju.net/gallery/gallery/272440/
3) Resultados atualizados e Live Streaming: https://judotv.com/competitions/eju_cad_teams2023