PRIMEIROS TÍTULOS EUROPEUS DISCUTEM-SE ESTA TARDE | CAMPEONATO DA EUROPA DE CADETES - ODIVELAS 2023 | 22-25 JUNHO | PAVILHÃO MULTIUSOS DE ODIVELAS

23pr62_22/06/2023

PRIMEIROS TÍTULOS EUROPEUS DISCUTEM-SE ESTA TARDE

CAMPEONATO DA EUROPA DE CADETES – ODIVELAS 2023
22-25 JUNHO | PAVILHÃO MULTIUSOS DE ODIVELAS

O Campeonato da Europa de Cadetes – Odivelas 2023 arrancou esta quinta-feira, 22 de junho, no Pavilhão Multiusos de Odivelas. Durante os próximos  4 dias, os Melhores Jovens Judocas Europeus, num total de 404 Atletas (189 Femininos e 215 Masculinos) de 40 Países, competem entre si em busca dos títulos continentais do escalão.

Durante esta manhã competiram 132 Judocas (55 Femininas e 77 Masculinos) das categorias -40 kg, -44 kg e -48 kg femininas e -50 kg, -55 kg e -60 kg masculinas. Neste dia inaugural, Portugal foi representado por 5 Atletas masculinos:

Martim Nicola (-50 kg, contra o belga Askhab Isayev), Afonso Reis (-50 kg, perante o neerlandês Tyn Zwiers), Diogo Caetano (-55 kg, contra o búlgaro Denis Galabov), Carlos Costa (-60 kg, perante o estónio Mihhail Sur) e David Silva (-60 kg, contra o romeno Antonio Nitu), não conseguiram superar os seus primeiros adversários, nem foram repescados.

Ao longo dos 4 dias de competição, Portugal está representado por 18 Atletas (8 Femininas e 10 Masculinos): Margarida Trindade (-52 kg), Mariana Pereira (-52 kg), Maria Silveira (-57 kg), Maria Dias (-57 kg), Matilde Jota (-63 kg), Carlota Pina (-63 kg), Beatriz Rosa (-70 kg), Rosa Mané (+70 kg), Martim Nicola (-50 kg), Afonso Reis (-50 kg), Diogo Caetano (-55 kg), Carlos Costa (-60 kg), David Silva (-60 kg), Rodrigo Janeiro (-66 kg), Duarte Junior (-73 kg), Tiago Coutinho (-81 kg), Daniel Mazyar (-90 kg) e Danilo Storozhuk (-90 kg), que são acompanhados pelos Treinadores António Saraiva e Joana Ramos.

A Cerimónia de Abertura do evento está marcada para as 15h30, precedendo o Bloco de Finais, que decide os primeiros Campeões Europeus, com início às 16h00.

Declarações:

Joana Ramos – Treinadora da Seleção Nacional de Cadetes
“Os cinco atletas que tivemos em prova hoje são muito jovens, este é apenas o primeiro europeu de muitos que poderão fazer. Temos atletas que estão a preparar já o europeu do próximo ano, ainda no escalão de cadetes. Todos no desporto sabem que se pode ganhar ou perder e esta competição tem um nível e qualidade elevados. Apesar de não se materializar nos resultados, o desempenho deles nos combates foi bem sucedido e de superação. Tiveram aqui a sua primeira experiência num Campeonato da Europa, que, a nível psicológico, tem um peso diferente das Taças da Europa. Seguramente que hoje saem daqui com uma evolução crescente, com uma aprendizagem e que seja um ‘trampolim’ para as próximas provas.”

NOTAS:
1) Resultados até às 13h30.
2) Fotografias: https://www.eju.net/gallery/gallery/272440/
3) Resultados atualizados e Live Streaming: https://judotv.com/competitions/eju_cad2023