ROCHELE NUNES ENCERRA PARTICIPAÇÃO LUSA ESTE DOMINGO

ROCHELE NUNES ENCERRA PARTICIPAÇÃO LUSA ESTE DOMINGO

GRAND SLAM TBILISI 2023
24-26 MARÇO | TBILISI, GEÓRGIA

Cumpriu-se este sábado, 25 de março, o segundo dia do Grand Slam Tbilisi 2023. O quarto ‘Slam’ do Circuito Mundial 2023 reúne os Melhores Judocas do Mundo até este domingo, 26 de março. A capital georgiana recebe, ao longo dos 3 dias da prova, 419 Atletas (198 Femininos e 221 Masculinos) em representação de 61 Países.

Este segundo dia de combates contou com a presença dos judocas das categorias -63 kg e -70 kg femininas e -73 kg e -81 kg masculinas, com 2 Portugueses em ação:

Bárbara Timo (-63 kg) começou a sua prestação na 2ª ronda contra a brasileira Gabriella Moraes (38ª), que encontrou pela 3ª vez em 2023 (até aqui registava-se uma vitória para cada atleta). Tal como nas ocasiões anteriores, o combate voltou a ser marcado pelo equilíbrio. Depois de um tempo regulamentar sem pontuações, a portuguesa superiorizou-se no período de ‘ponto de ouro’ e obrigou a adversária a errar e a somar o terceiro ‘shido’. Na ronda seguinte, foi surpreendida pela jovem italiana Flavia Favorini (118ª), repetindo a história do primeiro confronto, mas com papéis invertidos. Após 4 minutos equilibrados, foram precisos mais 3 minutos e 31 segundos de ‘golden score’ para decidir a vencedora, que viria a ser a transalpina após acumulação de ‘shidos’ de Bárbara Timo.

Na categoria -81 kg, Anri Egutidze não conseguiu ultrapassar Eljan Hajiyev (20º, atual Campeão Europeu de Juniores e Prata no Grand Slam Portugal 2023), do Azerbaijão, no seu combate inaugural.

Recordamos que no primeiro dia da competição, Rodrigo Lopes somou 2 vitórias nos 2 primeiros combates, mas cedeu nos quartos-de-final e repescagem, alcançando um honroso 7º lugar.

A Seleção Portuguesa presente na Geórgia é composta por 4 Judocas: Bárbara Timo (-63 kg), Rochele Nunes (+78 kg), Rodrigo Lopes (-60 kg) e Anri Egutidze (-81 kg), que são acompanhados pelo Treinador Marco Morais.

O evento termina este domingo, 26 de março, dia dedicado às categorias -78 kg e +78 kg femininas e -90 kg, -100 kg e +100 kg masculinas. Rochele Nunes, na categoria +78 kg, é a única representante lusa em ação no último dia do evento, encerrando a participação portuguesa. As eliminatórias têm início marcado para as 12h00 locais (08h00 em Portugal Continental).

Mais Informação e Fotografias: https://www.ijf.org/competition/2440