ROCHELE NUNES NOS 'QUARTOS' | JORGE FONSECA NAS REPESCAGENS | PATRÍCIA SAMPAIO TERMINA EM 7º LUGAR | CAMPEONATO DA EUROPA DE JUDO - LISBOA 2021

21pr30_ 18/04/2021

ROCHELE NUNES NOS ‘QUARTOS’
JORGE FONSECA NAS REPESCAGENS
PATRÍCIA SAMPAIO TERMINA EM 7º LUGAR
CAMPEONATO DA EUROPA DE JUDO – LISBOA 2021

O último dia de combates do Campeonato da Europa de Judo – Lisboa 2021 arrancou este domingo, 18 de abril, no Altice Arena. Este terceiro dia de competição conta com a presença de 122 Judocas, divididos pelas categorias -78 kg e +78 kg femininas e -90 kg, -100 kg e +100 kg masculinas, com 5 Portugueses nos tatamis:

Na categoria +78 kg, Rochele Nunes superou a sua primeira adversária, Renee Lucht (39ª), por acumulação de ‘shidos’ da alemã. Com este resultado, a portuguesa encontra-se nos quartos-de-final, onde vai enfrentar a bósnia Larisa Ceric (12ª do ranking mundial).

O Campeão do Mundo Jorge Fonseca (-100 kg) triunfou no seu combate inaugural, onde eliminou o grego Georgios Malliaropoulos (110º) por ‘ippon’ em um minuto e vinte segundos. Na ronda seguinte, derrotou o nº21 do ranking mundial, Grigori Minaskin, por acumulação de ‘shidos’ do estónio, numa altura em que o português já vencia por ‘wazari’. Nos quartos-de-final encontrou Niiaz Iliasov, numa reedição da final do Campeonato do Mundo de Tóquio em 2019. Após dois minutos e meio de grande intensidade, foi o russo, nº5 do mundo, a conseguir projetar o português e a alcançar o ‘ippon’. Desta forma, Jorge Fonseca vai disputar as repescagens com o francês Alexandre Iddir (13º), com a Medalha de Bronze no horizonte.

No regresso à competição após a ‘fratura com luxação na perna direita’, sofrida no  Grand Slam da Hungria 2020 em outubro, Patrícia Sampaio (-78 kg) estreou-se com uma vitória sobre Sophie Berger (41ª do ranking que venceu o Ouro no European Judo Open de Odivelas em 2020) ao pontuar um ‘wazari’ e imobilizando a belga para alcançar o ‘ippon’. Nos quartos-de-final, enfrentou a nº9 do ranking mundial, Audrey Tcheumeo (Prata no Masters de Qingdao 2019). Apesar do equilíbrio, foi a francesa a aproveitar uma iniciativa da portuguesa para contra-atacar e chegar ao ‘ippon’. Nas repescagens, a Bicampeã Europeia de Juniores voltou a enfrentar uma francesa, Fanny Estelle Posvite (nº3 do mundo e Ouro no Masters de Qingdao 2019). Aos 49 segundos do confronto, Patrícia Sampaio lesionou-se na coxa esquerda (microrrotura) e teve de abandonar o combate, terminando num honroso 7º lugar.

Nos -100 kg, Diogo Brites (-100 kg) teve um combate bastante equilibrado contra Mikita Sviryd (25º), mas em período de ‘ponto de ouro’ o bielorusso pontuou um ‘wazari’ que afastou o português da prova.

Vasco Rompão (+100 kg) não conseguiu ultrapassar o seu primeiro adversário, Jonas Schreiber (117º), da Alemanha, cedendo por acumulação de ‘shidos’.

Durante a interrupção dos combates entre as Eliminatórias e o Bloco de Finais, cumpre-se a "The Biggest Judo Class 2021", com transmissão em direto em www.eju.net/ às 15h20. Com a chancela da Fundação Nelson Mandela, o evento da Escola de Judo Nuno Delgado, realiza-se no âmbito da Lisboa Capital Europeia do Desporto 2021, com o apoio da Federação  Portuguesa de Judo e da União Europeia de Judo, pretendendo transmitir os valores da modalidade, da sustentabilidade e de Mandela. Este projeto apoia mais de 5000 crianças por ano em 4 Municípios – Lisboa, Amadora, Aveiro e Porto.

Logo a seguir, às 15h45, realiza-se Cerimónia da Passagem da Bandeira, onde a bandeira da União Europeia de Judo (UEJ) é simbolicamente devolvida a Sergey Soloveychik pelas mãos de Jorge Fernandes, neste caso, Presidente da Federação do país anfitrião. Por sua vez, o Presidente da UEJ entrega a bandeira ao Presidente da Federação do país anfitrião do ano seguinte - Rumen Stefanov Stoilov, da Búlgária, que organiza o Campeonato da Europa de Judo – Sofia 2022.

Recordamos que a competição reúne os Melhores Judocas Europeus, num total de 359 Atletas (149 Femininas e  210 Masculinas) de 45 Países. Portugal, anfitrião do evento, conta com 18 Atletas.

Durante os dois primeiros dias da prova, a Seleção Portuguesa somou 3 Medalhas, com destaque para Telma Monteiro, que se sagrou Campeã Europeia pela 6ª vez, conquistando a 15ª Medalha na sua 15ª participação. João Crisóstomo (-66 kg), no primeiro dia, e Bárbara Timo (-70 kg), este sábado, também subiram ao pódio para receber a Medalha de Bronze.

Declarações

Diogo Brites – Judoca da Seleção Nacional

“Apesar de ter perdido no primeiro combate acho que foi equilibrado. Considero que a minha participação foi mediana, tenho de melhorar se quero atingir o objetivo de ganhar este tipo de combates, para isso tenho de treinar mais. Estou habituado a treinar com o Campeão do Mundo [Jorge Fonseca], por isso não sinto a diferença ao lutar com os outros adversários nestas provas. A experiência que ganhei ao treinar com o Jorge ajudou-me a chegar ao ponto de ouro, infelizmente cometi um erro que o meu adversário aproveitou. O Jorge é bom colega e um parceiro de treino exigente, gosta de ter as coisas à sua maneira e quando vê que as pessoas estão mais em baixo puxa para cima.”

Nuno Delgado – "The Biggest Judo Class 2021"

“The Biggest Judo Class é o celebrar dos 10 anos da maior aula de Judo do Mandela Day. Ao longo destes anos, tem chegado a milhares de crianças e a várias cidades gratuitamente, elevando os valores do judo e de Mandela. Tendo em conta que estamos em modo pandémico, será realizada virtualmente no website da União Europeia de Judo na sequência do ‘broadcast’ oficial do campeonato da europa, vamos chegar a todas as cidades europeias do desporto e vamos pôr toda a gente a praticar os princípios do judo, do planeta e de Mandela. Irá haver também uma colheita de fundos para a rede de emergência alimentar ajudando aqueles que mais precisam.”

NOTAS:

1) Resultados até às 13h15.

2) Fotografias:

3) Resultados atualizados: http://www.ippon.org/eju_sen2021

4) Mais Informação e Live Streaming: https://www.eju.net/event/european-judo-championships-5/185649/