RUI ANJOS E BÁRBARA CARRIÇO ALCANÇAM 9º LUGAR

CAMPEONATO DA EUROPA DE CADETES – RIGA 2021
17-19 AGOSTO 2021 | RIGA, LETÓNIA

O primeiro dia do Campeonato da Europa de Cadetes – Riga 2021 cumpriu-se esta terça-feira, 17 de agosto, na capital da Letónia. Até quinta-feira, 19 de agosto, 393 jovens Atletas (176 Femininas e 217 Masculinos) em representação de 37 Países, disputam os títulos europeus do escalão.

Neste dia inaugural, estiveram em ação os atletas das categorias mais leves (-40 kg, -44 kg e -48 kg femininas e -50 kg, -55 kg e -60 kg masculinas), incluindo 6 Judocas Portugueses:

Rui Anjos (-60 kg) estreou-se com uma vitória contra o lituano Mantas Leonovas, pontuando um ‘wazari’ e segurando a vantagem até ao final. Nos Oitavos-de-final enfrentou Aydin Rzayev (conta com 3 Medalhas em Taças da Europa de Cadetes), do Azerbaijão. Apesar do esforço, o português cedeu por ‘ippon’, terminando a sua prestação no 9º lugar.

Na categoria -48 kg, Bárbara Carriço também alcançou os Oitavos-de-final, após eliminar a jovem Luca Veg, por ‘ippon’, num confronto equilibrado em que a húngara já tinha pontuado um ‘wazari’. Nessa fase, teve pela frente a italiana Sofia Mazzola (Medalha de Ouro na Taça da Europa de Cadetes - Porec 2021). A jovem lusa demonstrou-se à altura do desafio, mas não conseguiu evitar o ‘ippon’ da atleta transalpina, concluindo a sua caminhada na 9ª posição.

Matilde Gonçalves (-44 kg), Denisa Grecu (-48 kg), Alexandre Becur (-55 kg) e Gonçalo Lampreia (-55 kg) demonstraram combatividade e vontade de vencer, mas não foi suficiente para ultrapassar os seus primeiros adversários.

A Seleção Nacional de Cadetes é composta por 10 Atletas Femininas e 9 Masculinos: Matilde Gonçalves (-44 kg), Denisa Grecu (-48 kg), Bárbara Carriço (-48 kg), Ema Rodrigues (-52 kg), Ângela Carriço (-52 kg), Raquel Brás (-57 kg), Mariana Simões (-57 kg), Adriana Torres (-63 kg), Taís Pina (-70 kg), Fábia Conceição (+70 kg), Alexandre Becur (-55 kg), Gonçalo Lampreia (-55 kg), Rui Anjos (-60 kg), Rodrigo Janeiro (-66 kg), Manuel Batista (-73 kg), João Alves (-73 kg), Tiago Alves (-81 kg), João Oliveira (-81 kg) e Diogo Chantre (-90 kg), que são acompanhados pelos Treinadores Marco Morais e Abel Louro.

Esta quarta-feira, 18 de agosto, realiza-se o segundo dia da prova, dedicado às categorias -52 kg, -57 kg e -63 kg femininas e -66 kg e -73 kg masculinas. Ema Rodrigues (-52 kg), Ângela Carriço (-52 kg), Raquel Brás (-57 kg), Mariana Simões (-57 kg), Adriana Torres (-63 kg), Rodrigo Janeiro (-66 kg), Manuel Batista (-73 kg) e João Alves (-73 kg) são os 8 jovens portugueses em ação. Os combates têm início marcado para as 10h00 locais (08h00 em Portugal Continental).