SAMPAIO, EGUTIDZE E FONSECA ENCERRAM PARTICIPAÇÃO LUSA ESTE DOMINGO

CAMPEONATO DA EUROPA DE JUDO 2022
29 ABRIL – 1 MAIO | SÓFIA, BULGÁRIA

O segundo dia do Campeonato da Europa de Judo - Sófia 2022 cumpriu-se este sábado, 30 de abril, na capital búlgara. A competição, que termina este domingo, 1 de maio, conta com a presença dos Melhores Judocas Europeus, num total de 361 Atletas (207 masculinos e 154 femininas) em representação de 40 Países, entre os quais 11 Judocas Portugueses.
Num dia dedicado às categorias -63 kg e -70 kg femininas e -73 kg e -81 kg masculinas, estiveram 3 Atletas Lusos em ação:
Bárbara Timo (-63 kg) estreou-se contra Gemma Howell (39ª do ranking mundial) na primeira eliminatória. Após um combate equilibrado, a portuguesa cedeu no último minuto do encontro, após um bom trabalho de chão da britânica.
Na categoria -73 kg, João Crisóstomo encontrou o campeão olímpico de 2016, Fábio Basile, na primeira ronda. O confronto revelou-se equilibrado, sendo apenas resolvido no ‘golden score’, onde o italiano, atualmente na 23ª posição do ranking mundial, conseguiu pontuar e afastar o português da competição.
João Fernando (-81 kg) começou a sua prestação na segunda eliminatória, onde enfrentou o jovem checo Adam Kopecky (90º), cedendo após um ‘wazari’ pontuado no último minuto do encontro.
Recordamos que no primeiro dia da competição, Catarina Costa alcançou a final, conquistando a Medalha de Prata e sagrando-se Vice-Campeã Europeia.
A Seleção Portuguesa presente no evento é composta por 11 Atletas: Catarina Costa (-48 kg), Joana Diogo (-52 kg), Telma Monteiro (-57 kg), Bárbara Timo (-63 kg), Patrícia Sampaio (-78 kg), Rodrigo Lopes (-60 kg), Francisco Mendes (-60 kg), João Crisóstomo (-73 kg), João Fernando (-81 kg), Anri Egutidze (-90 kg) e Jorge Fonseca (-100 kg), que são acompanhados pelos Treinadores Pedro Soares e Ana Hormigo.
O último dia da prova cumpre-se este domingo, 1 de maio, com as categorias mais pesadas (-78 kg e +78 kg femininas e -90 kg, -100 kg e +100 kg masculinas) nos tatamis búlgaros. Patrícia Sampaio, Anri Egutidze e Jorge Fonseca são os 3 Judocas que encerram a participação portuguesa no Campeonato da Europa deste ano. As eliminatórias têm início marcado para as 10h00 locais (08h00 em Portugal Continental).

Mais Informação: https://www.eju.net/event/european-judo-championships-sofia-2022
Fotografias: https://www.eju.net/gallery/european-judo-championships-sofia-2022/228824/