Títulos Europeus discutem-se esta tarde em Odivelas

‘Judo European Club Championships – Odivelas 2019’

16 e 17 Novembro | Pavilhão Multiusos de Odivela

Está a decorrer, nos tatamis do Pavilhão Multiusos de Odivelas, a Maior Competição Mundial de Clubes de Judo. Durante a manhã deste sábado, 16 de novembro, realizaram-se os primeiros combates da ‘Champions League’, com a presença de Sporting CP e SL Benfica, entre as 8 Melhores Equipas Masculinas e Femininas. A prova integra os Judo European Club Championships – Odivelas 2019’, que se cumprem ao longo deste fim-de-semana, na Cidade Europeia do Desporto 2020.

No masculino, o Sporting Clube de Portugal, atual detentor do Título Europeu, tinha, à partida, a concorrência de Yawara Nava (Rússia), Ratiborets Ekaterinburg (Rússia), Red Star Belgrade (Sérvia), Golden Gori (Geórgia), ESBM Blanc-Mesnil (França), FLAM 91 (França) e CSM Bucharest (Roménia). A equipa leonina estreou-se a vencer contra os georgianos do Golden Gori, depois de Kherlen Ganbold (-66 kg), João Martinho (-81 kg) e Nikoloz Sherazadishvili (-90 kg) derrotarem os seus adversários. O Gori somou dois triunfos por intermédio de Lasha Shavdatuashvili (Campeão Olímpico em 2012) perante João Fernando (-73 kg) e de Gela Zaalishvili, contra Jorge Fonseca (+90 kg), que fechou o marcador em 3-2. O Sporting CP encontra-se neste momento nas Meias-finais, onde vai defrontar os russos do Ratiborets Ekaterinburg.

Na vertente feminina, a equipa do Sport Lisboa e Benfica contou com a companhia de FLAM 91 (França), Galatasaray (Turquia), RSC Champigny (França), JC Pontault Combault (França), U-CSM Dinamo (Roménia), Valencia CJ (Espanha) e Yawara Nava (Rússia) na luta pela Medalha de Ouro. O conjunto encarnado, composto por Odette Giufrida (-52 kg), Telma Monteiro (-57 kg), Juul Franssen (-63 kg), Bárbara Timo (-70 kg) e Rochele Nunes (+70 kg), entrou a vencer de forma dominante, ao conquistar a vitória em todos os encontros contra o Galatasaray, da Turquia. O SL Benfica vai agora medir forças com as espanholas do Valência CJ, por um lugar na grande final.

A partir das 16h00 realiza-se o Bloco de Finais, com os combates decisivos entre as Melhores Equipas do Europa pelo primeiro lugar do pódio.

Declarações:

Presidente da Federação Portuguesa de Judo – Jorge Fernandes

“Relativamente a esta prova, esperamos as bancadas cheias, como já estão a ficar. Da parte da tarde, vão estar completamente cheias, pois estão a chegar autocarros com crianças para ver os combates finais, portanto o pavilhão vai estar espetacular, aliás, eu diria que já está bastante colorido. Relativamente aos resultados, esperamos que, quer o Sporting quer o Benfica, consigam fazer o seu melhor e estar no pódio. Isto é uma prova de grande visibilidade, conforme estamos a ver, e achamos que é uma boa promoção para a modalidade. Para a Federação Portuguesa de Judo, é um orgulho muito grande e uma alegria enorme podermos estar aqui, em Odivelas, a ver os melhores atletas do mundo, onde também se incluem alguns atletas portugueses.

Enquanto se comemora o 60º aniversário da Federação, o Judo nacional está também a atravessar uma das suas melhores fases, tanto em resultados internacionais como em provas que recebe em Portugal, como é o caso do Europeu 2021. Estes resultados positivos e esta evolução, devem-se a todas as Direções e a toda a equipa de trabalhadores que estiveram presentes na Federação, ao longo destes 60 anos.”

Notas:

Resultados até às 13h00.

Transmissão em Direto e Resultados atualizados: https://www.eju.net/calendar-detail/3914

Fotografias: https://we.tl/t-3JEOYtMZZ2