World Judo Championships Juniores 2023 dia 5 outubro

Pavilhão Multiusos de Odivelas
4 a 8 de Outubro
Cinco Atletas de Portugal nos Tatamis

Cumpriu-se esta 5ªfeira o segundo dia de combates do World Judo Championships Juniores 2023 (Individuals) no Pavilhão Multiusos de Odivelas que conta com a presença de 294 atletas masculinos e 147 femininos (total 541) em representação de 68 países dos 6 continentes.

Ao longo da manhã estiveram nos tatamis vários judocas lusos que apesar do seu empenho não conseguiram ultrapassar os fortes adversários.
Em (-63 kg) Adriana Torres teve pela frente a atleta Eter Ashilashvili da Geórgia cedendo por wazari

Na mesma categoria Margarida Brás perdeu frente á atleta croata Nina Simic por ippon. Também por ippon Joana Morgado cedeu ao enfrentar Agnese Zucco de Itália bem como Mafalda Silva que esteve no tatami com Fatma Ghanem do Egipto. Apesar de Mafalda mostrar uma enorme resistência e ter realizado combates bastante agressivos não conseguiu eliminar a adversária.

Quanto aos judocas masculinos esta quinta-feira os olhos estavam postos no atleta (-73 kg) Otari Kvantidze, o luso-georgiano, vice-campeão europeu que apesar de ter feito bons combates não conseguiu vencer o adversário da República da Moldávia Vlad Mitru perdendo por ippon.
Por ippon (-73 kg) Tomas Gomes saiu vencedor do combate com o venezuelano David Perdomo. No desafio que se seguiu com o inglês Luke Davies e mostrando os dois atletas algum cansaço foi necessário ir ao ponto de ouro. Tomás apesar da sua excelente performance acabou por ceder por ippon.

De realçar os combates muito fortes em que o judoca luso foi ultrapassando as várias dificuldades acabando por ser necessário ir a ponto de ouro. Como referimos nesta fase Tomás cedeu frente ao adversário inglês.
Pelas 15h15 realizou-se a Cerimónia de Abertura que contou com a presença várias entidades. Numa primeira fase houve um encontro/combates entre atletas e ex-atletas nacionais e judocas do JuDown (sindrome down).

Seguiram-se umas palavras do
Vereador do Desporto da Câmara Municipal de Odivelas - Francisco Baptista, do Presidente da Federação Portuguesa de Judo - Sérgio Pina e de Vladimir Barta - Director Desportivo da Federação Internacional de Judo. A cerimónia terminou com o Hino Nacional e com o Hino da IJF.

A competição continua esta 6ªfeira, dia 6, pelas 10h00 no Pavilhão Multiusos de Odivelas estando os Blocos Finais previstos para as 16h00.
Com as cores lusas combatem os atletas (-70kgs) Tais Pina e (-81Kgs) Filipe Almeida, (-90 kg) Pedro Lima, Diogo Luís e Diogo Chantre.

No domingo, último dia da competição é altura para as Equipas mistas discutirem os lugares do pódio. Portugal tem pela frente a Alemanha (uma das equipas mais fortes) e se vencer confronta-se ou com o team do Cazaquistão ou da República da Coreia. A equipa francesa tem entrada direta para a 2ª ronda/quartos-de-final.

De realçar que a entrada do público no Pavilhão para assistir aos combates é gratuita.

Declarações:

Vereador do Desporto da Câmara Municipal de Odivelas - Francisco Baptista –
 …”Para o nosso concelho é sempre muito importante poder contar com competições de tão alto nível.  Traz prestígio, qualidade e permite aos nossos munícipes terem acesso ao melhor que se faz no judo a nível mundial. Temos a honra de ter a sede da Federação de Judo no nosso município. Temos uma filosofia e um slogan que diz - queremos colocar Odivelas a mexer a todos os níveis -, com todos os desportos. E quando trazemos as competições de alto nível á nossa cidade há sempre um aumento de número de praticantes que gostam de ver os melhores e depois começam a interessar-se bem como nas escolas nas muitas ações que desenvolvemos. Neste multiusos temos também um clube de judo por isso é sempre uma mais valia. E não é só nos mais novos que pensamos, temos cerca de 2 000 atletas seniores em várias modalidades, o nosso lema é que quando investimos dinheiro no desporto estamos sempre a poupar na saúde”

Presidente da Federação Portuguesa de Judo
- Sérgio Pina -
…”Quero agradecer á IJF a confiança depositada na n/federação para organizar este mundial e á Câmara de Odivelas por todo  o apoio que sempre nos dá. Obrigado também a todos os atletas e treinadores que vieram até Odivelas para cumprir o sonho de estarem entre os melhores do mundo. Votos de boa estadia e bons combates a todos os judocas”.

Director Desportivo da Federação Internacional de Judo - Vladimir Barta -
…”É uma honra estar em Odivelas, num pavilhão com condições de exceção e poder contar com toda a organização portuguesa que ao longo dos anos sempre esteve disponível para dar resposta a todos os desafios da IJF. Os meus desejos de uma competição ao mais alto nível e que ganhem os melhores atletas nos muitos combates em que vão participar.”

Atletas de Portugal

SELEÇÃO FEMININA
(-48 kg) Inês Faria SUS, (-48 kg) Constança Alves SCBM,(-57 kg) Maria Silveira* SAD, (-63 kg) Mafalda Silva* CJRG,( -63 kg) Adriana Torres EJAH, -(63 kg) Margarida Brás SCP,(- 63 kg) Joana Morgado JCVa,(- 70 kg) Tais Pina* SAD, (+78 kg) Rosa Mane* JCAl

Seleção Masculina
(-60 kg) Alexandre Bucur AAC, ( -60 kg) João Amaro Martins ACM, (-66 kg) Miguel Gago AAC, ( -66 kg) Bernardo Tralhão Fernandes ACM,( -73 kg) Otari Kvantidze* SCP( -73 kg) Tomas Gomes* SUS ,(-81 kg) Filipe Almeida SUS ,(-90 kg) Pedro Lima* SAD,( -90 kg) Diogo Luís* SCP,( -90 kg) Diogo Chantre* SAD,( -100 kg) Guilherme Silva* GRGonç.

PROGRAMA dos combates Atletas de Portugal
           Sexta-feira (6 de outubro)

Tais Pina (-70 kg)/Saya Middleton (Austrália)

Filipe Almeida (-81 kg)/Djoni Askham (Dinamarca)

Pedro Lima (-90 kg)/Umedjon Rajabov (Tjadiquistão) ou
          Emmanuel Garcia (Colômbia)

Diogo Luís (-90 kg)/Theocharis Karatsaousidis (Chipre)

Diogo Chantre (-90 kg)/Baptiste Cureau (França)

Sábado (7 de outubro)

Fábia Conceição (+78 kg)/Ilana Bouvier (França)

Rosa Mané (+78 kg)/Georgiana Miler (Roménia)

Guilherme Silva (-100 kg)/Jared Causse (EUA)

Domingo (8 de outubro)

Mundial por equipas mistas, com femininos nas categorias de -57 kg,
     -70 kg e +70 kg, e masculinos em -73 kg, -90 kg e +90 kg.

NOTA:
Assista ao vivo no Pavilhão Multiusos de Odivelas ou em direto em live.ijf.org
Toda a informação atualizada pode ser consultada no site oficial da IJF.ORG.