Dinamarca vai estar em destaque na 15ª edição do FEST

Report this content

A pouco mais de um mês do arranque do FEST – Festival Novos Realizadores | Novo Cinema, e depois de desvendarmos a seleção do Be Kind Rewind deste ano, continuamos a revelar um programa de cinema deste ano.

Na edição deste ano, o FEST destaca a Dinamarca, enquanto país essencial daquela que é a produção cinematográfica contemporânea. Desde o inicio da experiência do cinema que o país se destacou da multidão, sendo mesmo a única a competir com os primórdios do sistema de Hollywood, apesar do desequilíbrio notório em termos de recursos. Nas décadas que se seguiram, artistas como Carl Theodor Dreyer e Billie August prepararam o palco para uma explosão cinematográfica que já se adivinhava e, em 1995, surgiu um dos mais influentes e importantes movimento cinematográfico da nossa era: o movimento Dogme 1995. Está-lhe entregue este ano a secção Flavour of the World, numa compilação de alguns nomes que marcam a produção contemporânea do país.

Anunciadas hoje também são as sessões Lost in the Metaverse, que se propõem a a explorar as possibilidades de realidade virtual e aumentada no cinema. Pelo Planetário do Multimeios de Espinho passam Terra Dinâmica, um filme de Mike Bruno que explora a relação da terra com os diferentes elementos que a afetam, e Explore , uma produção de Maciej Ligowski que conta a história da ambição humana para colonizar Marte.

O FEST – Festival Novos Realizadores | Novo Cinema está de regresso a Espinho entre os dias 24 de Junho a 1 de Julho, para uma nova edição que junta o novo cinema mundial a um vasto programa de indústria, destinado a curiosos, alunos e profissionais da área. Confirmados para as secções Training Ground e Director's Hub do festival estão, entre outros, Marjane Satrapi, Jonathan Morris, Stuart Dryburgh, Baltasar Kormákur e a equipa de edição de som de Bohemian Rapsody. A programação completa será anunciada no início de Junho.

FLAVOUR OF THE WORLD: DINAMARCA

LONGAS METRAGENS
A Royal Affair, Nikolaj Arcel
The Hunt, Thomas Vinterber