• FEST/

FILME ROMENO “IMACULAT” GANHA LINCE DE OURO E “MANSA” O GRANDE PRÉMIO NACIONAL

Vencedores 18ª edição do FEST – Novos Realizadores | Novo Cinema

Amor, toxicodependência e alterações climáticas no topo das preocupações dos premiados

IMACULAT dos romenos Monica Stan e George Chiper é o grande vencedor da 18ª edição do FEST - Festival Novos Realizadores | Novos Cinema. No ano em que o amor foi o tema principal do festival o Lince de Ouro é entregue a um drama baseado na história pessoal da realizadora, a história de uma jovem inocente arrastada para a droga pelo namorado, que se vê numa clínica de reabilitação a ter que gerir sentimentos frágeis e perigosos. Quanto ao Grande Prémio Nacional, o prémio vai para MANSA de Mariana Bártolo. Recuamos 22 anos e vamos ao seio de uma família conservadora do norte do país com uma miúda de 11 anos prestes a descobrir a sua sexualidade. Há ainda, duas menções honrosas. A primeira para DA SALA AO CINEMA À RUA de Leonardo Miranda, com o amor pelo cinema a prevalecer, e A RAPARIGA DE SATURNO de Gonçalo Almeida, sobre a nostalgia de um passado que pode não ser sido assim tão agradável.

Um mundo cinzento e a precisar de cura acorda, agora, depois de dois anos de pandemia e no meio de uma guerra, sendo obrigado a procurar soluções. O amor que devia unir o mundo numa altura como esta, uniu Espinho em torno dos prémios do FEST. Nas longas-metragens de ficção que concorreram ao Lince de Ouro, além do vencedor IMACULAT há, também, destaque para o boliviano Alejandro Loayza Grisi que é distinguido com uma menção honrosa para a fotografia do filme UTAMA, uma história simples e impactante sobre as consequências das alterações climáticas. Pela primeira vez, são atribuídas duas menções honrosas por tema. A outra, vai para a realização do suíço Michael Koch em A PIECE OF SKY, um filme que nos leva a uma vila nos alpes onde o tempo parece ter parado.
Na categoria Melhor Documentário, o vencedor do Lince de Ouro é ALIS uma co-produção Colômbia, Chile e Roménia de Clare Weiskopf e Nicolás Van Hemelryck. Apesar das leis progressivas a favor dos direitos das mulheres, jovens adolescentes colombianas encontram-se variadas vezes em situações difíceis nas ruas de Bogotá. A pobreza, a violência, os abusos e a falta de oportunidades são chamadas para o grande ecrã, denunciando um futuro negro.
Nas curtas-metragens, o Lince de Prata - Ficção foi atribuído ao filme alemão MONA & PARVIZ de Kevin Biele. Os casamentos por conveniência estão no olhar principal de uma lente sagaz e atenta. Também, aqui, há direito a uma menção honrosa, desta feita para o filme de Singapura A MAN TREMBLES de Lam Li Shuen e Mark Chua. O coletivo conhecido como Emoumie é o mais sofisticado dos realizadores de Singapura, que reflete nas ansiedades e incertezas que se vivem, aquando de crises mundiais.
O vencedor do Lince de Prata - Documentário –  EVEN THOUGH THEY STEAL MY DREAMS da belga Zoé Brichau – mergulha na revolução chilena de 2019. Enquanto que, o filme MY PERIOD IS LATE de Cai Ning recebe uma menção honrosa. Trata-se de uma viagem de exploração para a maternidade.
O Lince de Prata - Animação distingue TERRA INCÓGNITA de Pernille Kjaer, Adrian Dexter. A produção francesa segue a vida numa ilha misteriosa, habitada por seres imortais. Menções honrosas para a produção polaca TOOTHLESS de Andrea Guizar onde uma boca gigantesca faz das suas e para o irlandês FALL OF THE IBIS KING de Mikai Geronimo, Josh O'caoimh onde um antagonista de uma ópera sombria teme o regresso do ex ator principal.
Mais prémios do FEST 2022 – Lince de Prata – Experimental – para WOMAN AS IMAGE, MAN AS BEARER OF THE LOOK do colombiano Carlos Velandia e, menções honrosas para THE EMPTY SPHERE de Stéphanie Roland e APOCALYPSE BABY, WE ADVERTISE THE END OF THE WORLD das alemãs Camille Tricaud e Franziska Unger.
Ao atingir a maioridade, o FEST – Festival Novos Realizadores | Novos Cinema agitou o ambiente em Espinho com um lote incrível de convidados. Desde logo, Gaspar Noé o realizador argentino radicado em Espanha encheu o Centro Multimeios para falar os seus métodos de trabalho. A liberdade que dá aos seus atores é semelhante à vontade que tem de chocar ao falar de sexo e da cena mais difícil dos seus filmes (a violação em Irreversível).
Nos 18 anos o FEST abraçou a doçura do mexicano Gael Garcia Bernal. Se a relação com Pedro Almodóvar não terá sido a melhor, o companheirismo com o amigo de infância Diego Luna e com o ex-Dj Alejandro Gonzalez Iñarritu é evidente.
Menos mediáticos, mas tanto ou mais importantes na indústria da Sétima Arte, são Mark Ulano e a mulher Patrushkha Mierzwa, responsáveis pelo som de todos os filmes de Quentin Tarantino, bem como, do blockbuster Titanic. Também, na categoria som, não esquecer que este ano houve um enfoque especial no som dos filmes, um outro destaque para Will Files que nos explicou como construiu o portento sonoro que se ouve no mais recente The Batman ou em Stranger Things, não se esquecendo de recordar que a canção de Kate Bush, Running up that Hill, continua a ser talismã da personagem Max na segunda parte da quarta temporada, voltando a ter um momento muito, muito especial. Ainda, Barry Brown, montador de eleição de Spike Lee, são dele as “edições” de filmes como Do The Right Thing ou BlacKKKlansman, e nos confidenciou como os produtores estragaram a versão norte-americana de Old Boy. Porque o FEST pensa no futuro, o supervisor de efeitos visuais da Technicolor, Gary Brown, deixou-nos uma masterclasse dedicada aos seus trabalhos em cinema – de Paddington a Darkest Hour, passando por You Were Never Really Here ou a série Gentleman Jack. Ao todo foram quase 300 participantes que enriqueceram e se enriqueceram ao passarem pelo FEST em Espinho, seria impossível falar deles todos nesta página.
O próximo ano já está a ser preparado. A 19ª edição do FEST – Festival Novos Realizadores | Novos Cinema realiza-se a 19 a 26 de junho de 2023.

Lista de Prémios e Júri do FEST 2022

FESTinha #Sub16
Spotless

Voto Público