Festival de Gastronomia do Maranho regressa à Sertã de 14 a 17 de julho

Report this content

• Iniciativa promove o turismo regional com workshops organizados pelas freguesias locais e muita animação ao longo de quatro dias;
  • Atuações da conhecida banda GNR e de David Carreira já confirmadas;
  • Uma das iguarias gastronómicas mais típicas do município estará em destaque nos diversos restaurantes da vila.

Lisboa, maio, 2022 – O Festival de Gastronomia do Maranho, considerado o maior evento de gastronomia e atratividade turística da região, regressa à vila da Sertã, de 14 a 17 de julho. O certame tem como objetivo dar a conhecer aquela que é considerada uma das melhores iguarias do concelho, o Maranho, assim como animar a comunidade local e os turistas, com muitas atividades tradicionais e concertos de inúmeros artistas.

O evento decorre ao ar livre e o palco principal será instalado na Alameda Carvalha, junto à Ribeira da Sertã. GNR e David Carreira, artistas de referência a nível nacional, estão já confirmados como cabeças de cartaz, a atuar nos dias 15 e 16 de julho, respetivamente.
Contudo, de forma a reforçar a oferta e levar os turistas a conhecer um pouco melhor uma das vilas mais bonitas da Beira Baixa, este ano o festival irá decorrer um pouco por toda a vila, levando os visitantes a explorar diversos cantinhos da Sertã e desafiando-os a experimentar o Maranho cozinhado pelos restaurantes mais emblemáticos do município.

O leque de restaurantes e oferta gastronómica foram alargados, sendo possível, este ano, vivenciar o festival de forma totalmente diferente, descentralizando o mesmo. No entanto, como as tasquinhas não poderiam faltar no centro do festival e junto ao palco principal, na Alameda Carvalha será também possível encontrar diversos petiscos regionais e bebidas para refrescar os momentos mais animados.

O Festival de Gastronomia do Maranho posiciona-se como um encontro gastronómico e uma referência na região centro. Mas não só, é também um festival de costumes e tradições que pretende dar palco a atividades culturais e familiares, através de demonstrações e workshops desenvolvidos em exclusivo pelas freguesias da região.
O programa detalhado será revelado em breve, mas os pequenos grupos musicais da zona da Sertã, a promoção do talento local, os saberes e sabores do município têm assumidamente um papel fulcral na promoção do património e estarão sempre em destaque ao longo dos quatro dias do evento.

Para Carlos Alberto de Miranda, presidente da Câmara Municipal da Sertã, “O festival deste ano é uma aposta reforçada na gastronomia, mas também na cultura local. Temos ainda mais restaurantes aderentes e associações locais em destaque e, queremos dar palco ao melhor que se faz na região da Sertã, cada vez mais procurada pelos portugueses e estrangeiros. O slow living e a boa gastronomia portuguesa, com o melhor que a região oferece, são motivos pelos quais o turismo local tem crescido”. O responsável pela iniciativa reforça ainda: “Vamos ter quatro dias muito preenchidos, de manhã à noite, com inúmeras atividades para crianças, jovens e adultos, por isso este festival estará certamente na agenda de todos. Vamos ter muitas curiosidades da região, não só na zona central da Sertã, mas também espalhados por toda a vila”, conclui.

Ao longo dos quatros dias em que decorre o Festival de Gastronomia do Maranho, o destaque será principalmente este prato tão típico da Beira Baixa, mas haverá também espaço para outros petiscos gastronómicos locais, como doces, vinhos, queijos e charcutaria. Outras atividades primárias relacionadas com a área agroalimentar e o comércio local tradicional serão igualmente reconhecidas por todo o espaço.

Sobre o Maranho
Uma das iguarias mais típicas da Beira Baixa, o Maranho é caracterizado como um enchido fresco, com séculos de tradição. Este consiste na mistura de vários tipos de carnes, especialmente carne de cabra, cuja criação é bastante frequente na região. As carnes são depois apertadas e envolvidas no bucho da cabra, juntamente com arroz, especiarias e a conhecida hortelã que lhe dá o toque e aroma tão característico.  Um dos segredos da confeção e atributos deste prato é a frescura da hortelã, que se verifica sobretudo nos meses mais quentes e, razão pela qual o festival decorre em julho. Esta planta aromática e a qualidade da mesma faz toda a diferença no resultado final deste petisco regional.

Tags: