• FI Group/

Cerca de 20% das Test Beds aprovadas foram desenvolvidas em parceria com a FI Group Portugal

Report this content

A FI Group Portugal acaba de obter aprovação para seis Test Beds, sendo, inclusive, parceiros em duas das seis candidaturas aprovadas, num valor total de investimento a rondar os 17,5 milhões de euros. A FI Group Portugal continua, desta forma, a potenciar a criação de novos produtos e serviços por parte de PMEs e Startups e a apostar forte no ecossistema do I&D em Portugal.

As Test Beds em causa fazem parte da Rede Nacional de Test Beds, iniciativa coordenada pela Estrutura de Missão Portugal Digital, e apoiada pelo IAPMEI, ANI, Compete, DGAE e Startup Portugal, e que soma já cerca de 30 candidaturas aprovadas para o desenvolvimento de consórcios de inovação. Os projetos serão apoiados através do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), cuja dotação compreende cerca de 150 milhões de euros.

Os seis projetos sob a alçada da FI Group concernem projetos tão inovadores quanto distintos, afetos a diversas áreas e setores, desde o setor automóvel ao setor têxtil, mas também ao setor da informação ou a tecnologias de blockchain, mas que, ainda assim, se fundamentam num mote que lhes é comum: o desenvolvimento tecnológico e o fomento do ecossistema da inovação em Portugal.

Sob a alçada da FI Group Portugal estarão representadas as seguintes Test Beds: The Smart Lab - Aveiro; Collaborative Productization Network; Aveiro Media Competence Center Test Bed; Future Collaboration Test Bed; NextGen Mobility e Textile of the Future.

De entre os 6 projetos desenvolvidos em parceria com a FI Group Portugal, aquele que apresenta o maior valor de investimento diz respeito ao ‘Future Collaboration Test Bed’ - cerca de 4 milhões de euros - e que tem o objetivo de desenvolver uma plataforma que permita catalisar o desenvolvimento tecnológico das PMEs e startups envolvidas, através da testagem, validação e direção para o mercado dos produtos pioneiros que venham a desenvolver. O projeto em questão apresenta uma forte componente de investigação teórica e prática, que, numa primeira fase, se vai focar apenas na indústria automóvel.

Também afeto ao setor automóvel estará a Test Bed The Smart Lab - Aveiro, que tem por objetivo apoiar PMEs e startups que pretendam desenvolver novos produtos e serviços digitais direcionados à Indústria Automóvel e ao setor da Mobilidade, por forma a responder a alguns dos desafios associados à transição digital e ecológica destes setores, através do desenvolvimento de serviços e produtos que potenciem a conectividade, a condução autónoma, a eletromobilidade ou ainda a mobilidade sustentável. A Test Bed The Smart Lab pretende evidenciar-se como uma plataforma de referência para testes de soluções da indústria 4.0, com elevado impacto na competitividade, performance industrial e, até mesmo, a introdução de tecnologias disruptivas, como a mobilidade via combustíveis alternativos, em particular através do hidrogénio. O projeto em causa representa um valor de investimento de cerca de 2,4 milhões de euros.

No que concerne a área da transformação digital, destaca-se a Test Bed ‘Collaborative Productization Network’. Este projeto, liderado pela SGS e num valor a rondar os 3,8 milhões de euros, pretende criar polos colaborativos de inovação para acelerar a transformação digital das entidades envolvidas, com um foco nas áreas de Data Science e Big Data, Cibersegurança e Blockchain, IoT e sistemas ciberfísicos, materiais e Inteligência Artificial.
Também a indústria dos media beneficiará de um projeto inovador, nomeadamente através da Test Bed Aveiro Media Competence Center, que tem como meta a criação de um centro de referência na União Europeia para a partilha e disseminação de conhecimento, ferramentas e programas de formação no setor dos media. Num contexto progressivamente mais digital, este projeto terá 2,5 milhões de euros de investimento via PRR para ajudar e promover os media locais e regionais através de processos de transição digital, que possam assegurar a sua sustentabilidade futura.

Focando numa das prioridades da UE, a mobilidade rodoviária integrada, o projeto ‘NextGen Mobility’ afigura-se como uma das Test Beds mais aguardadas do leque detido pela FI Group. A ‘NextGen Mobility’ tem como objetivo principal proporcionar o desenvolvimento, teste e validação de produtos e serviços de mobilidade e infraestrutura inteligente, e pretende afirmar-se enquanto uma das alavancas principais para que a mobilidade europeia rume a um futuro verde e inteligente. Para o fazer, este projeto será dotado com um investimento de cerca de 2,2 milhões de euros e irá incidir em áreas como a comunicação autónoma entre veículos e entre veículos e infraestrutura, a monitorização em tempo real de variantes afetas à condução e infraestruturas, e até mesmo a gestão integrada entre mobilidade, tráfego e infraestruturas.

Por fim, e relativamente a um setor dominante na economia portuguesa, o setor têxtil, a 6ª Test Bed da FI Group diz respeito à ‘’Textile of the Future’, promovida pela empresa Lameirinho, e que visa a introdução no mercado de novos produtos e serviços direcionados à digitalização e sustentabilidade ambiental da indústria, com enfoque nas especificidades da Indústria Têxtil e do Vestuário. A ‘Textile of the Future’ apresenta uma dotação de cerca de 2,3 milhões de euros.

Todos os projetos elencados visam criar soluções inovadoras, fundamentadas num contexto progressivamente mais digital e tecnológico, sendo que as Test Beds em causa e o projeto per si, a ‘Rede Nacional de Test Beds’, reflete, da melhor forma, o compromisso de Portugal para com a necessidade de acelerar a transformação digital do país e das empresas portuguesas.

Desta forma, Portugal e as empresas protagonistas, assumem o desafio de se superarem num ecossistema empresarial cada vez mais disruptivo e competitivo que, logicamente, torna necessária a adaptação às novas lógicas imperativas do mercado que, com certeza, serão suportadas por uma elevada componente digital e tecnológica, onde a inovação constante será a chave para um sucesso duradouro.

Tags: