FI Group: há 15 anos a estimular a Inovação em Portugal

Report this content

·        Em 15 anos, equipa da consultora em gestão de inovação cresceu de 4 para 120 colaboradores
·        Mais de 10.000 projetos concluídos com sucesso e 1.300 organizações impactadas

Lisboa, 25 de setembro de 2023 – A FI Group assinala, neste mês de setembro, 15 anos de operações em Portugal, uma aposta cujo sucesso se tem traduzido na presença em inúmeras e relevantes iniciativas que promovem o desenvolvimento económico do país e na satisfação dos parceiros e clientes que cooperam com uma das principais consultoras na gestão de Inovação.

Ao longo dos últimos 15 anos, a FI Group Portugal apoiou mais de 10.000 projetos, contribuindo diretamente para a criação de impacto positivo na atividade de mais de 1.300 organizações. Uma das principais vias de cooperação praticadas pela FI Group Portugal é o apoio a candidaturas para a captação de fundos de investimento, uma atividade em que a FI Group detém um vasto benchmarking internacional e que, até ao momento, representa um investimento total aplicado de cerca de 2 mil milhões de euros, dos quais mais de 700 milhões de euros são provenientes de apoios públicos.

Este resultado apenas é possível graças à dedicação de uma equipa cada vez mais diversificada, que em 2008 contava com apenas quatro elementos e que, dado o desenvolvimento da atividade em Portugal, soma já mais de 120 colaboradores. Nas palavras de Paulo Reis, Diretor-Geral da FI Group Portugal, “o desenvolvimento da empresa e da equipa deixa-me muito orgulhoso e confiante para o futuro e para as oportunidades que nos aguardam. O sucesso da FI Group depende de cada um de nós, do nosso espírito de equipa e do nosso compromisso com a excelência, que nos tem permitido construir uma rede de clientes e parceiros que confiam no nosso trabalho e resultados.”

As ações da FI Group Portugal estendem-se também a um número elevado de projetos estratégicos para o desenvolvimento do tecido empresarial português e que representam um impacto significativo na economia, como é o caso das Agendas Mobilizadoras, onde a FI Group Portugal atua enquanto co-promotora de duas iniciativas: dos Polos de Inovação Digital, onde a FI Group Portugal marca presença em dois DIH; ou da Rede Nacional de Test Beds, na qual a FI Group Portugal assume a co-promoção de duas  iniciativas, sendo também parceira de outras quatro plataformas que promovem o desenvolvimento tecnológico e o fomento do ecossistema da Inovação em Portugal.

Números como os acima referidos permitiram que, durante os últimos 15 anos, a FI Group Portugal construísse relações sólidas com parceiros relevantes, através de um robusto trabalho no terreno, quer com organizações privadas, como com organizações públicas, mas também junto de entidades do Sistema Científico e Tecnológico, tais como Universidades, Politécnicos, Centros Tecnológicos, ou Laboratórios Associados e Colaborativos. A excelência e o compromisso que a FI Group Portugal imprime em cada projeto permite alcançar um nível de satisfação global de 91,1% junto dos seus parceiros, segundo o Inquérito de Satisfação realizado entre junho e julho de 2023 em parceria com a consultora QSP Marketing.

O ambiente de trabalho colaborativo e inclusivo que se vive na FI Group permitiu à organização a integração na lista de Melhores Empresas para Trabalhar ao longo dos últimos cinco anos, tendo sido considerada a 12ª Melhor Empresa para Trabalhar em Portugal pela revista EXAME em 2022.

Enquanto consultora estratégica de referência em Portugal, papel que foi conquistado nos últimos anos, a FI Group pretende continuar a investir significativamente em soluções tecnológicas e inovadoras, demonstrando assim a convicção da empresa em tornar Portugal num país de referência ao nível da promoção da Inovação. Esta  estratégia de desenvolvimento assenta em quatro pontos:

·        Desenvolvimento da Equipa: Continuar a investir no desenvolvimento e capacitação, bem como no bem-estar dos colaboradores;

·        Inovação e Digitalização: Aumentar a capacidade digital, ambicionando alcançar uma posição de liderança na oferta de serviços digitais e inovadores no setor da consultoria;

·        Crescimento Sustentável: Expandir o portfólio de serviços e a base de parceiros, sem prejuízo ao foco na qualidade e na satisfação do cliente que marcam o trabalho da FI Group Portugal;

• Excelência em Projetos Estratégicos: Reforçar a relevância estratégica que a empresa assume ao lado dos parceiros, por forma a alcançar objetivos de negócios de forma eficaz.
A FI Group acredita que esta é a receita de sucesso para reforçar o papel que tem assumido enquanto empresa líder global na Inovação.

Tags: