• FI Group/

FI Group participa no projeto BERTHA, financiado pela União Europeia, e que tenciona desenvolver um Modelo Comportamental do Condutor que tornará os veículos autónomos mais seguros e mais próximos da condução do homem

Report this content

• O projeto, financiado pela União Europeia através do Acordo de Subvenção nº 101076360, receberá 7,9 milhões de euros no âmbito do programa Horizonte Europa.
  •
  • O projeto BERTHA vai desenvolver um Modelo Comportamental do Condutor escalável e probabilístico que será fundamental para conseguir veículos autónomos mais seguros e mais semelhantes aos humanos, por forma a aumentar a sua aceitação social. A solução estará disponível para o meio académico e industrial através de um HUB de dados de acesso livre e no simulador de condução autónoma CARLA.
  •
  • O consórcio do projeto reuniu-se de 22 a 24 de novembro para a reunião de arranque, organizada pelo coordenador, o Instituto de Biomecânica de Valência, nas suas instalações em Espanha.

Lisboa, 26 de dezembro de 2023 -  O projeto BERTHA, inscrito no programa Horizonte Europa, arrancou a 22 de novembro em Valência, Espanha. O projeto recebeu 7.981.799,50 euros da Comissão Europeia para desenvolver um Modelo Comportamental do Condutor (DBM) que pode ser utilizado em veículos autónomos conectados para os tornar mais seguros e mais semelhantes à condução humana. O DBM resultante estará disponível num HUB de código aberto para validar a sua viabilidade , e será também implementado no CARLA, um simulador de condução autónoma de código aberto.

O consórcio BERTHA é formado por 14 parceiros de 6 países diferentes, coordenados pelo Instituto de Biomecânica de Valência (IBV). A FI Group lidera a comunicação, disseminação e exploração do projeto, contribuindo com a sua experiência em outros projetos europeus de I&D, como o LEARN, HEALING BAT ou 2DNeuralVision, entre outros. Para além disso, a FI Group desempenhou um papel crucial no desenvolvimento da abordagem, na redação e na apresentação da proposta a um concurso do Horizonte Europa, que resultou na atribuição da subvenção pela Comissão Europeia.

A indústria da Mobilidade Conectada, Cooperativa e Automatizada (CCAM) apresenta oportunidades importantes para a União Europeia. No entanto, a sua implementação requer novas ferramentas que permitam a conceção e a análise de componentes de veículos autónomos, juntamente com a sua validação digital, e uma linguagem comum entre os operadores e os fabricantes de equipamentos.

Uma das lacunas resulta da falta de um Modelo Comportamental do Condutor (DBM) validado e cientificamente fundamentado que contemple os aspetos do desempenho humano na condução, e que permita compreender e testar a interação dos veículos autónomos conectados (CAV) com outros automóveis de uma forma mais segura e previsível do ponto de vista humano.

Assim, um Modelo Comportamental do Condutor pode garantir a validação digital dos componentes dos veículos autónomos e, se incorporado no software das UCE, pode produzir uma resposta mais próxima da humana nesses veículos, aumentando assim a sua aceitação.

Sobre a FI Group
A FI Group é uma consultora líder especializada na assessoria a empresas na gestão do financiamento de atividades de Investigação e Desenvolvimento, e com uma quota de 36,2% dos Relatórios Motivados Vinculativos (RMI) emitidos em Espanha e uma taxa de aceitação de 97,2%, segundo o Ministério da Ciência e Inovação espanhol. Conta com 20 anos de experiência no setor e mais de 1.200 colaboradores a nível internacional. Os fundadores da empresa são Frédéric Bouté e Xavier Cazabon.

A empresa tem escritórios próprios em Madrid, Santa Coloma de Cervelló (Barcelona), Bilbau, Valência, Palma de Maiorca, Paris, Nantes, Toulouse, Nice, La Réunion, Lille, Estrasburgo, Lyon, Lisboa, Porto, Bruxelas, Milão, Turim, Londres, Chicago, Montreal, Santiago do Chile, São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Brasília, Manaus, Joinville, Porto Alegre, Belo Horizonte, Bogotá e Tóquio. A nível mundial, a empresa trabalhou para mais de 15.000 empresas e valida mais de 20.000 projetos por ano.

Sobre o Programa Horizonte Europa
Com um orçamento de 95,5 mil milhões de euros para o período 2021-2027, o Horizonte Europa é atualmente o principal programa de financiamento da União Europeia para projetos de investigação e inovação. Ao mesmo tempo que apoia a I&D e reforça o Espaço Europeu da Investigação, o programa visa também prevenir as alterações climáticas, contribuir para a realização dos Objetivos de esenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas e impulsionar a competitividade e o crescimento da Europa.

Sobre o consórcio BERTHA
O consórcio BERTHA é formado por 14 parceiros de 6 países diferentes, coordenados pelo Instituto de Biomecânica de Valência (IBV). Os outros parceiros são o Institut Vedecom (FR), a Université Gustave Eiffel (FR), o German Research Center for Artificial Intelligence (DE), o Computer Vision Center (ES), a Altran Deutschland (DE), a Continental Engineering Services (FR), a Fundação CIDAUT (ES), o Austrian

PRESS RELEASE
Institute of Technology (AT), a Universitat de València (ES), a Europcar International (FR), a FI Group (PT), a Panasonic Automotive Systems Europe (DE) e o Korea Transport Institute (KO).

Tags: