Projeto europeu para criar nova geração de baterias já arrancou

Report this content

?     Projeto Healing Bat vai investigar nova geração de baterias autorregenrativas mais sustentáveis e com maior tempo útil de vida
?        FI Group Portugal é membro do consórcio e assume a comunicação do projeto
?        Projeto irá receber cerca de 5,8 milhões de euros ao abrigo do programa Horizonte Europa

Lisboa, 5 de julho de 2023 – Já arrancou o projeto europeu que nos próximos quatro anos irá desenvolver uma nova geração de baterias autorregeneráveis mais sustentáveis, através da colaboração de dez parceiros de seis diferentes países e um investimento de 5,8 milhões de euros de fundos comunitários, ao abrigo do programa Horizonte Europa. A FI Group Portugal, consultora global que é líder especializada na assessoria a empresas na gestão do financiamento de investigação, desenvolvimento e inovação, participou no início dos trabalhos e ficará responsável pela comunicação do projeto denominado Healing Bat.

De acordo com o Diretor de Estratégia do Departamento de Subvenções Internacionais da FI Group, Jon Etxaniz, “o desenvolvimento destas novas baterias é estratégico para a investigação e o mercado europeus”, dada a necessidade de a União Europeia se posicionar neste competitivo mercado internacional. “O trabalho realizado pela FI Group tornou possível o financiamento deste projeto, e iremos agora contribuir para a divulgação dos seus resultados, aumentando assim o seu impacto e, consequentemente, a sua futura implementação na indústria".

O novo modelo de baterias desenvolvido pelo projeto Healing Bat vai exigir menos recursos, o que permitirá ao espaço comunitário solidificar a sua posição no mercado internacional. A investigação vai basear-se nas baterias convencionais de lítio-enxofre, que utilizam componentes autorregeneradoras para prolongarem o tempo útil de vida e garantir um funcionamento mais ecológico. Esta iniciativa irá ainda criar um conjunto de ferramentas constituído por sensores e materiais autorregeneráveis, que permitirão uma análise do fluxo de energia de e para o sistema de baterias. Esta gestão personalizada dará ao utilizador a capacidade de maximizar o desempenho de cada unidade em termos de qualidade, fiabilidade e tempo de vida.

Para além de uma maior expectativa de vida e de um custo de produção mais reduzido, esta nova geração de baterias irá também responder a um dos principais problemas associados às baterias de iões de lítio, que atualmente dominam o mercado das baterias recarregáveis. Tendo sido criado nos anos 60, este modelo de baterias está a aproximar-se do limite de aperfeiçoamento e desenvolvimento científico, sendo improvável que o desempenho e fabrico das baterias de iões de lítio continuem a melhorar a um ritmo capaz de contribuir para uma sociedade com impacto neutro no clima.

(mais informação em anexo)

Tags: