A Ford Oferece Melhor Eficiência de Combustível e Actualizações Tecnológicas para o Tourneo Connect e o Grand Tourneo Connect

• O Ford Tourneo Connect de cinco lugares e o Grand Tourneo Connect de sete lugares irão ser propostos com novos motores mais eficientes e tecnologias em estreia no segmento

• O novo motor Diesel 1.5 TDCi permite consumes de 4.3 l/100 km* – uma melhoria de 7 por cento comparada com o anterior motor 1.6 litros; um motor Diesel com transmissão automática PowerShift está também disponível

• As tecnologias em estreia incluem o sistema de Reconhecimento de Sinais de Trânsito e de Ajuda à Manutenção de Faixa, sistema de conectividade SYNC 2 e tecnologia MyKey, disponível pela primeira vez

• Os renovados Tourneo Connect e Grand Tourneo Connect estarão disponíveis a partir do Verão de 2015; a procura aumentou com mais de 10,000 unidades vendidas em toda a Europa durante 2014

• A Ford introduziu também motores Diesel e a gasolina mais eficientes no Tourneo Courier – o mais pequeno furgão de passageiros da Ford mais eficaz em economia de consumo da sua classe

9 de Junho de 2015 – A Ford anunciou hoje o Tourneo Connect de cinco lugares e o Grand Tourneo Connect de sete lugares, que irão oferecer aos clientes novos e mais eficientes motores e tecnologias de ajuda ao condutor e de conectividade em estreia no segmento, a partir do Verão.

A Ford está a introduzir nos versáteis furgões de passageiros um novo e eficiente motor Diesel 1.5 TDCi equipado com sistema Auto-Stop-Start, permitindo emissões de CO2 a começar nos 111 g/km e uma economia de combustível a partir dos 4.3 l/100km * – uma melhoria de 7 por cento em relação ao anterior motor 1.6 TDCi. Um motor Diesel com a transmissão automática PowerShift da Ford fica ao mesmo tempo também disponível pela primeira vez.

Além disso, os dois modelos introduzem novas e avançadas tecnologias no segmento, incluindo o sistema de Reconhecimento de Sinais de Trânsito e de Ajuda à Manutenção de Faixa, e oferece o sistema de conectividade SYNC 2 da Ford, activado por voz, e a inovadora tecnologia MyKey.

Concebido para famílias e utilizadores com um estilo de vida activo, os espaçosos, elegantes e acessíveis Tourneo Connect e Grand Tourneo Connect rapidamente cresceram em popularidade desde que foram lançados, nos finais de 2013. A Ford vendeu mais de 10.000 unidades em toda a Europa no último ano, e nos primeiros quarto meses de 2015 vendeu 5.100, um aumento de 3.200 em relação ao mesmo período de 2014.

Os dois modelos do Tourneo Connect, que oferecem uma excepcional flexibilidade com assentos versáteis, capacidade de carga e portas laterais deslizantes, fazem parte da nova geração de furgões de passageiros Tourneo da Ford – indo do compacto cinco lugares Tourneo Courier ao oito/nove lugares Tourneo Custom.

“Estes espaçosos e versáteis furgões de passageiros são os ideais para os actuais e tão ocupados estilos de vida,” disse Jim Baumbick, director da linha de veículos globais da plataforma C da Ford. “Agora, os clientes podem esperar obter facturas de consumo de combustível ainda mais baixas, assim como fantásticas novas tecnologias, como o sistema de conectividade SYNC 2 que ajudam a garantir que os condutores podem manter sempre os seus olhos na estrada e as mãos no volante.”

Novos motores Diesel aumentam a eficiência de consumo e a performance
Os actualizados Tourneo Connect e Grand Tourneo Connect apresentam uma nova linha de motores Diesel da Ford, com o novo 1.5 TDCi, com três versões de diferentes potências à escolha: 75 cv, 100 cv e 120 cv. Indo ao encontro das rigorosas normas de emissões Euro Nível VI, o novo motor Diesel 1.5 foi optimizado para melhorar a economia de combustível e a performance.

Os clientes podem ainda escolher o motor Diesel 1.5 TDCi de 120 cv com a caixa automática de seis velocidades PowerShift. Esta nova combinação substitui o motor 1.6 a gasolina com caixa automática.

O Tourneo Connect de cinco lugares está também disponível com o altamente eficiente e multi-premiado motor a gasolina 1.0 EcoBoost de 100 cv, equipado com o sistema Auto-Stop-Start, agora de acordo com as normas Euro Nível VI e consegue o consumo de combustível, líder na classe, de 5.6 l/100 km e 129 g/km de emissões de CO2.

Tecnologias avançadas aumentam a confiança do condutor e a sua conectividade
Partilhando a mesma plataforma dos últimos modelos de passageiros da Ford, como o novo Focus e o Kuga, a Transit Connect vai também beneficiar das mais avançadas tecnologias disponíveis:
  • Reconhecimento de Sinais de Trânsito informa o condutor dos últimos limites de velocidade, fim de sinalização e proibições de ultrapassagem a partir do mostrador no painel de instrumentos
  • Sistema de Aviso de Ângulo Morto alerta os condutores para situações em que um veículo está escondido nos ângulos mortos, quer no lado esquerdo, como no direito, do carro
  • Alerta de Saída de Faixa e Ajuda à Manutenção de Faixa trabalham em conjunto para ajudar a prevenir o condutor de saídas não intencionais da sua faixa, quando está a conduzir a velocidades elevadas. Se a câmara frontal detectar que o veículo está a sair da sua faixa, o sistema de Alerta à Saída de Faixa avisa o condutor com uma vibração no volante. Se nenhuma acção for efectuada para corrigir a saída, o sistema de Ajuda à Manutenção de Faixa aplica força no volante para obrigar o veículo a voltar à sua faixa
  • Faróis Máximos Automáticos muda os faróis automaticamente de máximos para médios, quando detecta tráfego em sentido contrário ou um veículo mais à frente
  • SYNC 2 apresenta um ecrã táctil a cores de alta resolução de 6”, permitindo um controlo avançado por voz do áudio, navegação, climatização e telefones móveis. Os condutores podem escolher destinos de navegação com um único comando ou pedir ao sistema para “tocar” a música desejada. Carregando simplesmente no botão de controlo de voz e dizendo “Tenho fome”, aparece uma lista de restaurantes locais, cujas direcções conseguirá através do sistema de navegação
  • MyKey permite aos proprietários – tal como aos operadores de frota – programar uma chave que limite a velocidade máxima e reduza o volume máximo do sistema de rádio. MyKey pode desactivar o sistema áudio caso o condutor e os passageiros não tenham colocado os cintos de segurança e pode avisar o condutor da desactivação das tecnologias de segurança

Ambos os modelos oferecem também a tecnologia de travagem automática Active City Stop, com o Tourneo Connect de cinco lugares a atingir as cinco estrelas nos testes de colisão Euro NCAP, caso único no segmento.

Compacto Tourneo Courier o melhor da classe na economia Diesel e gasolina
A Ford introduziu também motores Diesel e a gasolina mais eficientes no Tourneo Courier – o mais pequeno furgão de passageiros da Ford, que oferecia já o mais baixo valor de economia de combustível da sua classe. Os dois modelos Diesel de 75 cv e 95 cv estão agora equipados com o mais recente motor 1.5 TDCi, que gasta 3.7 l/100 km e tem 96 g/km de emissões de CO2, estando na versão de 95 cv equipado com o sistema Auto-Stop-Start e um opcional limitador de velocidade aos 100 km/h.

O consumo de combustível do modelo equipado com o motor a gasolina 1.0 EcoBoost e o sistema Auto-Start-Stop corta os consumos e as emissões de CO2 em 3 %, para os 5.1 l/100 km e 115 g/km, respectivamente.

# # #

* Os valores declarados de consumo de combustível e de emissões de CO2 foram medidos de acordo com as exigências técnicas e as especificações dos Regulamentos Europeus (EC) 715/2007 e (EC) 692/2008 na sua última versão. Os valores de consumo e de emissões de CO2 são especificados para uma variante e não para um simples veículo. O procedimento dos testes padrão permite a comparação entre diferentes tipos de veículo e diferentes fabricantes. Para lá da eficiência de combustível de um veículo, o comportamento do condutor, bem como outros factores não-técnicos têm um papel determinante nos consumos e nas emissões de CO2. O CO2 é o principal gás com efeito de estufa responsável pelo aquecimento global. Os resultados podem ser diferentes noutras regiões, por causa de diferentes ciclos de condução e dos regulamentos usados nesses mercados.

A Ford Motor Company, empresa líder da indústria automóvel global, com sede em Dearborn, Michigan (EUA), produz e distribui automóveis em seis continentes. Com aproximadamente 194.000 empregados e 66 fábricas em todo o mundo, as marcas automóveis da empresa incluem Ford e Lincoln. A companhia presta serviços financeiros através da Ford Motor Credit Company. Para mais informações sobre a Ford e os seus produtos em todo o mundo, por favor consulte www.corporate.ford.com.

A Ford Europa é responsável por produzir, comercializar e assistir os veículos da marca Ford em 50 mercados e emprega aproximadamente 53,000 trabalhadores nas suas instalações e aproximadamente 67,000 incluindo as ‘joint-ventures’. Em conjunto com a Ford Motor Credit Company, as operações da Ford Europa incluem a Divisão de Serviço ao Cliente e 23 instalações fabris (15 detidas integralmente ou instalações em ‘joint-ventures’ consolidadas e 8 em 'joint-ventures' não consolidadas). Foi em 1903 que os primeiros veículos Ford foram transportados para a Europa, no mesmo ano em que a Ford Motor Company foi fundada. A produção europeia iniciou-se em 1911.