BMW Group, Daimler AG, Ford Motor Company e Volkswagen Group com Audi e Porsche, formam Joint Venture

IONITY – Rede Pan-Europeia de Estações de Carregamento de Alta Capacidade Proporciona Mobilidade Eléctrica para Viagens de Longa Distância

Joint venture para a construção de uma Rede de Carregamento de Alta Capacidade (CAC) para veículos eléctricos inicia operação

Até 2020, a IONITY vai implementar e operar cerca de 400 estações de carregamento rápido nas principais vias de comunicação de toda a Europa

Instalação de 20 estações em diversos países europeus arranca já em 2017

Capacidade de carga de até 350 kW permite reduzir significativamente o tempo de carga, em comparação com os sistemas actuais

Compatibilidade multimarca com a actual e futuras gerações de veículos eléctricos através de Sistemas de Carregamento Combinados (SCC)

Munique, 3 de Novembro de 2017 – O BMW Group, a Daimler AG, a Ford Motor Company e o Volkswagen Group com a Audi e a Porsche, anunciaram hoje a IONITY joint venture, destinada a desenvolver e implementar em toda a Europa, uma Rede de Carregamento de Alta Capacidade (CAC), para veículos eléctricos.

O lançamento de aproximadamente 400 estações CAC até 2020 tornará as viagens de longa distância mais fáceis e marca um passo importante para os veículos eléctricos. Com sede em Munique, na Alemanha, a joint venture é liderada por Michael Hajesch (CEO) e Marcus Groll (COO), com uma equipa em crescimento e que no arranque de 2018 será de 50 elementos.

Como refere, Hajesch “A primeira rede CAC pan-europeia desempenha um papel essencial no estabelecimento de um mercado para veículos eléctricos. A IONITY cumprirá o nosso objectivo comum de proporcionar aos clientes carregamento rápido e capacidade de fazer pagamento por via digital, facilitando viagens de longa distância.”

Criação das 20 primeiras estações de carga em 2017

Um total de 20 estações serão inauguradas ao público este ano, localizadas nas principais estradas na Alemanha, Noruega e Áustria, com intervalos de 120km entre si, através de parcerias com a “Tank & Rast”, “Circle K” e “OMV”. Ao longo de 2018, a rede irá expandir-se para mais de 100 estações, cada uma delas permitindo a múltiplos clientes, conduzindo carros de diferentes construtores, a carregar os seus veículos em simultâneo.

Com uma capacidade de até 350 kW por ponto de carregamento, a rede usará o Sistema de Carregamento Combinado (SCC) do sistema padrão de carregamento europeu, reduzindo significativamente os tempos de carga quando comparado com os sistemas actuais. Espera-se que a abordagem agnóstica de marca e a distribuição numa ampla rede europeia contribuam para tornar os veículos eléctricos mais apelativos.

A escolha das melhores localizações tem em consideração a potencial integração com as actuais tecnologias de carregamento e a IONITY está a negociar com as iniciativas das infraestruturas existentes, incluindo aquelas apoiadas pelas empresas participantes, bem como as instituições políticas. O investimento sublinha o compromisso que os construtores participantes estão a fazer nos veículos eléctricos e tem por base a cooperação internacional em toda a indústria.

Os parceiros fundadores, BMW Group, Daimler AG, Ford Motor Company e Volkswagen Group, detêm quotas iguais na joint venture, enquanto outros construtores automóveis são convidados a ajudarem a expandir a rede.

Mais informações em: www.ionity.eu

Sobre a AUDI AG
O Grupo Audi, formado pelas suas marcas Audi, Ducati e Lamborghini, é um dos mais bem sucedidos construtores de automóveis e motos do segmento premium. Está presente em mais de 100 mercados de todo o mundo e tem 16 fábricas em doze países. As subsidiárias detidas a 100 por cento da AUDI AG incluem a Audi Sport GmbH (Neckarsulm, Alemanha), a Automobili Lamborghini S.p.A. (Sant’Agata Bolognese, Itália) e a Ducati Motor Holding S.p.A. (Bolonha, Itália). Em 2016, o Audi Group vendeu cerca de 1,868 milhões de automóveis da marca Audi, 3.457 modelos superdesportivos da marca Lamborghini e 55.451 motos da marca Ducati. No ano fiscal de 2016, a AUDI AG obteve receitas totais de 59,3 mil milhões de euros, e lucros operacionais de 3,1 mil milhões de euros. Actualmente, a Audi emprega aproximadamente 88.000 pessoas em todo o mundo, mais de 60.000 das quais na Alemanha. A Audi tem como prioridade produtos e tecnologias sustentáveis para o futuro da mobilidade.

Sobre o BMW Group
Com as suas marcas BMW, MINI, Rolls-Royce e BMW Motorrad (motos), o BMW Group é o construtor premium de automóveis e motos mais bem-sucedido do mundo, providenciando também serviços financeiros e de mobilidade. Em termos globais, o BMW Group detém 31 fábricas em 14 países e uma rede global de vendas em mais de 140 países.
Em 2016, o BMW Group atingiu um volume global de vendas de aproximadamente 2,367 milhões de automóveis e de 145.000 motociclos. O resultado em 2016, antes de impostos, foi de 9.67 mil milhões de euros, num total de 94,16 mil milhões de euros de volume de negócios. Em 31 de Dezembro de 2016, a empresa empregava um total de, aproximadamente, 124.729 colaboradores.
O sucesso do BMW Group tem sido, desde sempre, construído numa óptica de longo prazo e assente numa conduta responsável. Desta forma, a empresa estabeleceu a sustentabilidade ecológica e social em toda a cadeia de valores, bem como uma ampla responsabilidade de produto e um evidente empenho na conservação de recursos, como parte integrante da sua estratégia.

Sobre a Daimler AG
A Daimler AG é uma das mais bem sucedidas empresas da indústria automóvel. Com as suas divisiões Mercedes-Benz Automóveis, Daimler Trucks, Mercedes-Benz Comerciais, Daimler Buses e Daimler Financial Services, o Grupo Daimler é um dos maiores construtores mundiais de automóveis premium e o maior construtor mundial de veículos comerciais com uma abrangência global. A Daimler Financial Services tem serviços de financiamento, leasing, gestão de frotas, seguros, investimentos financeiros, cartões de crédito, e serviços de mobilidade inovadores. Os fundadores da empresa, Gottlieb Daimler e Carl Benz, ficaram na história graças à invenção do automóvel no ano de 1886. Como pioneira da engenharia automóvel, a Daimler tem como motivação e empenho construir o futuro da indústria automóvel com segurança e sustentabilidade: a prioridade do Grupo reside em tecnologias inovadoras e verdes, bem como em automóveis excepcionais e seguros, atraentes e fascinantes. Nesse sentido, a Daimler investe no desenvolvimento de grupos propulsores eficientes e de baixo consumo, com o objectivo, a longo prazo, de uma condução local sem emissões: motores a combustão de alta tecnologia, veículos
híbridos e sistemas de produção eléctrica alimentados por bateria ou pilhas de combustível. Além disso, a empresa segue uma estratégia consistente em direcção à conectividade inteligente dos seus veículos, à condução autónoma e a novos conceitos de mobilidade. Este é apenas um dos exemplos de como a Daimler aceita de bom grado o desfio de cumprir as suas responsabilidades em relação à sociedade e ao ambiente. A Daimler comercializa os seus veículos e os seus serviços em praticamente todos os países do mundo e possui fábricas na Europa, América do Nore, América do Sul, Ásia e África. O seu portfólio de marcas inclui, além da marca de automóveis premium mais mais valiosa do mundo, a Mercedes-Benz (Fonte: Interbrand-Study „The Anatomy of Growth“, 10/5/2016), bem como a Mercedes-AMG, a Mercedes-Maybach e a Mercedes me, as marcas smart, EQ, Freightliner, Western Star, BharatBenz, FUSO e Thomas Built Buses, e ainda as marcas da Daimler Financial Services: Mercedes-Benz Bank, Mercedes-Benz Financial Services, Daimler Truck Financial, moovel, car2go e mytaxi. A empresa está cotada nas bolsas de Frankfurt e Estugarda (símbolo: DAI). Em 2016, o Grupo vendeu cerca de 3 milhões de veículos e empregava mais de 282 mil pessoas; a receita operacional totalizou 153,3 mil milhões de euros e os lucros antes de impostos (EBIT) ascenderam a 12,9 mil milhões de euros.

A Ford Motor Company é uma empresa global da indústria automóvel e de mobilidade, com sede em Dearborn, Michigan, EUA. A empresa concebe, produz, comercializa e dá assistência a uma gama completa de veículos Ford de passageiros, comerciais, SUVs e veículos electrificados, bem como os veículos de luxo Lincoln, disponibilizando também serviços financeiros através da Ford Motor Credit Company. A Ford está também a investir fortemente em posições de liderança nas áreas da electrificação, veículos autónomos e soluções de mobilidade. A Ford emprega aproximadamente 202.000 pessoas em todo o mundo.

Sobre a Porsche AG
A Dr. Ing. h.c. F. Porsche AG, com sede em Estugarda-Zuffenhausen, Alemanha, é um dos principais construtores mundiais de automóveis desportivos exclusivos. Em 2016, a empresa vendeu cerca de 237.000 veículos novos em todo o mundo, gerando vendas no valor de cerca de 22,3 mil milhões de euros. Os lucros operacionais da empresa cifraram-se em 3,9 mil milhões, o que faz com que a Porsche seja um dos mais lucrativos construtores de automóveis do mundo. A Porsche fundou o segmento dos carros desportivos há mais de 50 anos com o lançamento do icónico desportivo 911. Posteriormente, seguiram-se outros modelos sob a forma dos 718 Boxster, 718 Cayman, Panamera, Macan, Cayenne e 918 Spyder. A Porsche também tem estabelecido marcos importantes no que respeita às motorizações híbridas plug-in: a Porsche foi o primeiro construtor a introduzir este tipo de tecnologia em automóveis desportivos de elevada performance (918 Spyder), berlina de luxo (Panamera S E-Hybrid) e modelo todo-o-terreno premium (Cayenne S E-Hybrid). Além disso, com os testes levados a cabo com o protótipo 919 Hybrid, a Porsche está já a ter sucesso no desenvolvimento da tecnologia do futuro na Classe LMP1 do Campeonato do Mundo de Resistência. Esta tecnologia será também utilizada no primeiro automóvel desportivo exclusivamente eléctrico produzido em série, que será lançado no final da década, sob a forma do modelo “Mission E”. No total, a Porsche AG emprega cerca de 28.000 pessoas em todo o mundo, através de 70 subsidiárias. As unidades de produção estão localizadas em Zuffenhausen (911, 718 Boxster e 718 Cayman) e Leipzig (Panamera, Macan e Cayenne). Os departamentos de desenvolvimento, design e desportivo encontram-se sediados no Centro de Desenvolvimento de Weissach, na Alemanha.

Sobre o Grupo Volkswagen
O Grupo Volkswagen, com sede em Wolfsburg, é um dos maiores construtores de automóveis do mundo e o maior construtor de automóveis da Europa. O Grupo compreende doze marcas oriundas de sete países europeus: Volkswagen Veículos de Passageiros, Audi, SEAT, ŠKODA, Bentley, Bugatti, Lamborghini, Porsche, Ducati, Volkswagen Veículos Comerciaiss, Scania e MAN. Cada marca possui a sua própria identidade e opera no mercado como uma entidade independente. A gama de produtos vai de motociclos a automóveis compactos e modelos de luxo. No sector dos veículos comerciais, os produtos incluem gamas de pick-ups, autocarros e camiões pesados. O Grupo opera 121 unidades de produção em 20 países europeus e em mais 11 países nas Américas, Ásia e África. Todos os dias úteis, 610.076 colaboradores de todo o mundo produzem quase 42.000 veículos,e trabalham em serviços relacionados com veículos ou noutras áreas de negócio. O Grupo Volkswagen comercializa os seus veículos em 153 países. Com o seu programa de futuro “TOGETHER – Strategy 2025", Grupo Volkswagen está a traçar o caminho para o maior processo de mudança da sua história: o reajustamento de um dos melhores construtores de automóveis para se tornar num dos líders globais no fornecimento de soluções de mobilidade sustentável.