Em 2015 a Ford Regressou ao 1º Lugar no Mercado de Veículos Comerciais na Europa; Nova Gama Transit no Topo das Encomendas

• A Ford é a marca de veículos comerciais mais popular da Europa, alcançando o 1º lugar pela primeira vez em 18 anos; subiu da 7ª posição para a liderança do mercado em três anos, graças à reformulada e ampliada gama Transit
  • Os clientes europeus compraram mais de 280.000 veículos comerciais Ford em 2015 – um crescimento de 23 por cento – ano em que a Ford Transit comemorou o seu 50º aniversário
  • A procura pela gama composta pelas novas Transit, Transit Custom, Transit Connect e Transit Courier aumentou em 46.000 unidades, para um total de 233.000 veículos; a Ranger subiu ao 1º lugar das vendas de pick-ups na Europa
  • Registou-se um crescimento significativo nas compras online, para negócios de pintura, canalizações e outras obras de recuperação, em conjunto com as empresas mais tradicionais da Transit que ajudaram a aumentar a crescente utilização de furgões

COLÓNIA, Alemanha, 1 de Fevereiro de 2016 – A renovada e ampliada gama de veículos comerciais Ford Transit alcançou um novo marco histórico em 2015, elevando a Ford até ao 1º lugar das vendas no segmento dos veículos comerciais na Europa, algo que aconteceu pela primeira vez em 18 anos.

Os clientes europeus compraram mais de 280.000 veículos comerciais Ford no ano passado*, representando um aumento de 23 por cento face a 2014, ano em que o popular furgão Transit comemorou 50 anos ao serviço das empresas de todo o mundo.

Em Portugal, a Ford registou uma quota de 6,8 por cento do segmento de veículos comerciais ligeiros, representando um crescimento de 29 por cento em comparação com 2014, ocupando o 5º lugar da tabela de vendas do segmento. O mercado de veículos comerciais ligeiros em Portugal no ano de 2015 cresceu 18 por cento face a 2014.

O crescimento das vendas na Europa e a subida do 7º lugar à 1ª posição da marca de veículos comerciais mais popular do mercado foi impulsionado pela mais recente família de modelos Transit, composta de quatro novos modelos: Transit, Transit Custom, Transit Connect e Transit Courier. Em conjunto, foram vendidas 233.000 unidades em 2015, um aumento de 46.000 unidades em comparação com o ano anterior.

Em simultâneo, a Ford Ranger ultrapassou os seus concorrentes e tornou-se na pick-up mais vendida do segmento na Europa, com as suas vendas a totalizarem 27.300 unidades, um volume 27 por cento superior ao de 2014.

“A Ford fez um investimento significativo no desenvolvimento de novos veículos comerciais simultaneamente robustos, eficientes em termos de combustível e dotados das mais recentes tecnologias de assistência ao condutor, como o Cruise Control Adaptativo e o Alerta de Manutenção de Faixa,” disse Roelant de Waard, Vice-Presidente, Marketing, Vendas e Serviço, da Ford da Europa. “Agora a Ford conta com a mais jovem gama de veículos comerciais na Europa, e este ano iremos também introduzir novo motorizações para a Transit e Transit Custom, para além de uma nova Ranger, mais imponente”.

Aumento da procura pelo crescimento das compras online e de pequenas empresas
De acordo com um estudo recente, os furgões comerciais continuam a ter um significativo contributo para o crescimento da economia europeia. O aumento da sua utilização viu-se impulsionado pelo transporte de compras online e pelos novos negócios de empresas de pintura, canalização e pequenas obras; mantém-se a procura pelas indústrias tradicionais que recorrem a furgões, como manutenção/reparação de edifícios, serviços diversos e transportes.

Um relatório do 'Centre for Economics and Business Research' encomendado pela Ford mostra que as empresas dependentes de furgões contribuíram, em 2014, com um total de 584.000 milhões de euros para as principais economias, como França, Alemanha e Reino Unido, representando um aumento de 16 por cento face a 2010, num montante que se aproxima da economia global da Suíça.

Os veículos comerciais Ford alcançaram uma quota de mercado de 12,6 por cento em 2015 – um aumento percentual de 1,2 pontos sobre o ano anterior – substituindo a Volkswagen como a marca mais vendida. Para além disso, o ano passado marcou os 50 anos de liderança consecutiva em veículos comerciais no mercado do Reino Unido, uma posição de liderança que a Ford também ocupou agora na Dinamarca, Hungria, Irlanda e Turquia.

Cada um dos quatro novos veículos comerciais Transit alcançou aumentos significativos de vendas durante o ano de 2015, liderados pela emblemática Transit de 2 toneladas, que foi o veículo que maior crescimento obteve no seu segmento, registando vendas de 73.000 unidades, 20 por cento mais do que há um ano (incluindo, em 2014, as vendas da anterior geração Transit). O modelo Transit Custom de 1 tonelada continuou o seu forte crescimento em 2015, com vendas superiores a 18 por cento face ao ano anterior, alcançando 99.700 unidades.

O furgão Transit Connect foi o veículo que mais cresceu no seu segmento, com vendas de 43.900 unidades, representando um aumento de 22 por cento face a 2014. O mais pequeno modelo da gama, a nova Transit Courier, gerou vendas de 16.500 unidades naquele que foi o seu primeiro ano completo de produção – mais 22.800 unidades vendidas na Turquia – e já desafia a liderança no seu segmento.

Durante o ano de 2015, a Ford também expandiu a sua rede de concessionários especializada em veículos comerciais, contando com mais de 750 Centros Transit que fornecem aos clientes europeus um alargado conjunto de serviços de vendas e de assistência, projectados para atender às necessidades dos utilizadores empresariais.

Desde que a primeira unidade Transit saiu da linha de produção em Langley, no Reino Unido, a 9 de Agosto de 1965, foram construídas mais de 8 milhões de unidades Transit e Transit Custom, fazendo evoluir a gama Transit de um único modelo para uma família inteira de veículos comerciais Ford Transit.

Alinhados pára-choques com pára-choques, estes 50 anos de Ford Transit permitiriam circundar todo o planeta; em média houve uma nova Transit comprada por um cliente a cada 180 segundos durante todos estes anos de vida.

A Ford Motor Company é uma empresa global da indústria automóvel e de mobilidade, com sede em Dearborn, Michigan, EUA. Com aproximadamente 199,000 empregados e 67 fábricas em todo o mundo, o negócio principal da empresa inclui a concepção, produção, marketing, financiamento e assistência a uma gama completa de veículos Ford de passageiros, comerciais, SUV e veículos eléctricos, bem como aos veículos de luxo Lincoln. Ao mesmo tempo, a Ford investe agressivamente em oportunidades emergentes através da ‘Ford Smart Mobility’, o plano da empresa para se tornar líder em conectividade, mobilidade, veículos autónomos, experiência do cliente, dados e análise. Para mais informação sobre a Ford, os seus produtos em todo o mundo, ou sobre a Ford Motor Credit Company, visite a página www.corporate.ford.com.??

A Ford Europa é responsável por produzir, comercializar e assistir os veículos da marca Ford em 50 mercados e emprega aproximadamente 53,000 trabalhadores nas suas instalações e aproximadamente 68,000 incluindo as ‘joint-ventures’. Em conjunto com a Ford Motor Credit Company, as operações da Ford Europa incluem a Divisão de Serviço ao Cliente e 24 instalações fabris (16 detidas integralmente ou instalações em ‘joint-ventures’ consolidadas e 8 em 'joint-ventures' não consolidadas). Foi em 1903 que os primeiros veículos Ford foram transportados para a Europa, no mesmo ano em que a Ford Motor Company foi fundada. A produção europeia iniciou-se em 1911.