Ford 1.0l EcoBoost Vence ‘International Engine of the Year’; o Pequeno mas Potente Motor Apelidado de ‘Notável’

• Novo motor Ford 1.0l EcoBoost ganha “International Engine of the Year”

2012

• Motor de 1.0l EcoBoost ganha também “Best New Engine” e “Best Engine Under 1.0-litre” nos prémios apresentados pela revista ‘Engine Technology International’

• O EcoBoost combina um motor turbocomprimido, de injecção directa de combustível e comando de válvulas variável, tanto na admissão como no escape, para proporcionar a potência de um motor maior com a eficiência de combustível de uma unidade mais pequena

• Novo Focus é o primeiro veículo a ser equipado com o motor EcoBoost de 1.0 litros de três cilindros. O motor equipará também o Ford C-MAX e B-MAX na Europa ainda este ano

LISBOA, Portugal, 13 de Junho de 2012 – O novo motor 1.0 EcoBoost da Ford Motor Company – lançado este ano no Focus na Europa – foi hoje nomeado “International Engine of the Year” 2012.

O pequeno motor de 3 cilindros, de alta tecnologia foi também galardoado com outros dois prémios - “Best New Engine” e “Best Engine Under 1.0-litre”- nos prémios apresentados pela revista ‘Engine Technology International’ e com base nos votos de 76 jornalistas de 35 países em todo o mundo.

Esta é a primeira vez, nos 13 anos dos prémios que a Ford vence o “International Engine of the Year”. Além disso, o EcoBoost de 1.0 litros recebeu a pontuação mais alta na história destes prémios.

"Colocámos a fasquia incrivelmente alta quando começámos a desenhar o motor", disse Joe Bakaj, vice-presidente da Ford de Motorizações Globais. “Queríamos proporcionar uma economia de combustível referencial, um desempenho surpreendente, silencioso e requintado e tudo a partir de um motor de 3 cilindros realmente pequeno."

"A equipa respondeu a este desafio, aparentemente impossível, com alguma inovação realmente espantosa ", acrescentou Bakaj. "O resultado é capaz de alterar as regras do jogo para os motores a gasolina a nível global."

Dean Slavnich, presidente do “International Engine of the Year” e editor da ‘Engine Technology International’ afirmou: "Esta é uma vitória adequada para um motor verdadeiramente notável."

O motor - suficientemente pequeno para assentar numa folha de papel A4 - foi concebido nos centros técnicos da Ford em Dunton, Reino Unido, e em Merkenich, na Alemanha. O motor é construído nas instalações da Ford em Craiova, na Roménia, e em Colónia, na Alemanha.

O motor de 1.0l EcoBoost utiliza um turbo de baixa inércia para fornecer potência rapidamente quando em aceleração a partir de baixas rotações e fornece alta potência a velocidades até 248.000 RPM.

Outras inovações do motor de 1.0l EcoBoost incluem:

• Colector de escape na cabeça do cilindro, baixa a temperatura dos gases de escape e permite um rácio de combustível-ar óptimo por uma banda de rotações mais ampla

• Um exclusivo bloco de ferro fundido aquece o motor mais rapidamente do que um bloco de alumínio convencional, diminuindo em 50% a quantidade de energia necessária ao aquecimento, reduzindo o consumo de combustível

• Duas correias de distribuição do motor são imersas em óleo, proporcionando um motor mais silencioso e eficiente

• De modo a compensar a configuração do motor este é "desequilibrado" deliberadamente através do volante do motor e da polia, em vez de juntar veios de equilíbrio consumidores de energia.

O EcoBoost de 1.0 litros estreia-se este ano na Europa no Focus e será disponibilizado depois no C-MAX e B-MAX ainda este ano. O EcoBoost de 1.0 litros estará disponível em modelos Ford nos EUA e na Ásia Pacífico e África no próximo ano.

O novo Focus 1.0l EcoBoost de 100cv proporciona a melhor eficiência de combustível da sua classe, com 4,8 l/100 km* e emissões de CO2 de 109 g / km. O modelo de 125cv consome 5,0l/100 km com emissões de CO2 de 114 g / km.

No seu primeiro mês de vendas em toda a Europa, mais de 4.700 clientes encomendaram um Focus 1.0l EcoBoost, representando quase um quarto de todas as encomendas de Ford Focus nos 19 tradicionais mercados europeus da Ford.

A Ford Europa planeia triplicar a produção anual de veículos equipados com os eficientes motores a gasolina EcoBoost para aproximadamente 480.000 em 2015, quando comparado com os 141.000 em 2011. A empresa estima que mais de 300.000 desses veículos serão equipados com o motor de 1.0l EcoBoost.

O “International Engine of the Year” é determinado por um painel de 76 jornalistas do sector automóvel de 35 países em todo o mundo. Os jurados consideram a condução, desempenho, economia, refinamento, bem como a aplicação bem sucedida de tecnologia avançada de motores. A popularidade do EcoBoost de 1.0 litros junto dos jurados fez com que recebesse mais 28% de pontos que o seu rival mais próximo e o mais elevado total de pontos que qualquer outro motor na história da competição.

"Para um três cilindros equipar um veículo como o Ford Focus com tanta facilidade mostra que o futuro é muito, muito brilhante para o motor de combustão interna", afirmou Slavnich do Engine Technology International. "Potência, resposta e um consumo real muito bom são apenas a ponta do iceberg quando se trata deste motor e do que ele oferece aos condutores de hoje. Muito bem Ford! "

Outros jurados também elogiaram o EcoBoost de 1.0 litros:

"Se reduzir o tamanho é o caminho a seguir, não há actualmente nenhum exemplo melhor do que este. A mesma potência que o motor de 1.6 litros aspirado, o mesmo que este vem substituir, e muito mais vigoroso de conduzir", afirmou John Simister jornalista do Reino Unido.

"Com bom binário mesmo a baixas rotações, este três cilindros turbo de alta tecnologia dá-nos uma performance de condução de um pequeno turbodiesel, mas sem ruído e vibrações", disse Christophe Congrega da revista francesa L’Automobile.

*O consumo de combustível e as emissões de CO2 em g/km são obtidos a partir de testes homologados e em conformidade com a Directiva 93/116/CE.Os valores de consumo de combustível indicados têm por base a Directiva Europeia de Economia de Combustível EU 80/1268/CEE e serão diferentes dos resultados dos ciclos de condução de outras regiões do mundo.

A Ford Motor Company, empresa líder da indústria automóvel global, com sede em Dearborn, Michigan (EUA), produz e distribui automóveis em seis continentes. Com aproximadamente 164.000 empregados e cerca de 70 fábricas em todo o mundo, as marcas automóveis da empresa incluem Ford e Lincoln. A companhia presta serviços financeiros através da Ford Motor Credit Company. Para mais informações sobre os produtos Ford, por favor consulte www.fordmotorcompany.com.

A Ford Europa é responsável por produzir, comercializar e assistir os veículos da marca Ford em 51 mercados e emprega aproximadamente 66,000 trabalhadores. Em conjunto com a Ford Motor Credit Company, as operações da Ford Europa incluem a Divisão de Serviço ao Cliente e 22 instalações fabris, incluindo 'joint-ventures'. Foi em 1903 que os primeiros veículos Ford foram transportados para a Europa, no mesmo ano em que a Ford Motor Company foi fundada. A produção europeia iniciou-se em 1911.

Contacto: