Ford Alarga Gama Desportiva ST-Line e Apresenta o Novo Mondeo ST Line no "Goodwood Festival of Speed" de 2016

• O novo Ford Mondeo ST-Line será apresentado na edição de 2016 do “Goodwood Festival of Speed”, no Reino Unido; versão exclusiva com dinâmica desportiva e estilo exterior inspirado na Ford Performance, está já disponível para encomenda na Rede de Concessionários Ford

• O Mondeo ST-Line integra suspensão desportiva, um kit de carroçaria exclusivo, possibilidade de escolha de jantes de liga leve de 18 ou 19 polegadas, bancos desportivos, volante revestido em cabedal perfurado e detalhes desportivos no interior

• As motorizações disponíveis são todas de elevado rendimento, desde os blocos a gasolina EcoBoost de 1,5 e 2,0 litros com 160 CV e 240 CV, respectivamente, aos blocos Diesel 2.0 TDCI com 150 CV e 210 CV. O sistema de tracção integral Ford Intelligent All Wheel Drive também está disponível

• O Mondeo ST-Line junta-se ao Fiesta ST-Line e ao Focus ST-Line numa nova gama de versões inspiradas nos modelos da Ford Performance, apresentado um visual musculado e uma condução desportiva, além de proporcionar valor acrescentado

GOODWOOD, Reino Unido, 23 de Junho 23 de 2016 – A Ford apresentou hoje, em estreia absoluta, a nova versão desportiva Ford Mondeo ST-Line, tendo como palco o “Goodwood Festival of Speed 2016”, que se realiza no Reino Unido.

O Mondeo ST-Line é o mais recente membro da nova gama ST-Line, caracterizando-se pelo visual inspirado nos modelos da Ford Performance e pelas potentes e eficazes motorizações EcoBoost (gasolina) e TDCi (Diesel), com potências entre 150 CV e 240 CV.

Equipado com suspensão desportiva, jantes de liga leve exclusivas, bancos desportivos, volante revestido a cabedal perfurado e pedais em alumínio, sem esquecer a carroçaria de design desportivo, o Mondeo ST-Line estará em breve disponível para encomenda.

Juntamente com o Fiesta ST-Line e o Focus ST-Line, o novo modelo está a ser mostrado em Goodwood, palco onde a Ford exibe também a uma gama de modelos desportivos de elevada performance, como o Ford GT, que correu em Le Mans, ou o novíssimo Fiesta ST200.

Tanto o Fiesta ST-Line como o Focus ST-Line estão disponíveis para encomenda desde o início deste mês, destinando-se a clientes que apreciam a imagem desportiva dos Fiesta ST e Focus ST da Ford Performance, mas que não necessitam da elevada performance dos motores e chassis com configurações ST, recheados de tecnologias vincadamente desportivas.

Como refere Roelant de Waard, Vice-Presidente de Marketing, Vendas e Serviço da Ford Europa, “o novo Mondeo ST-Line é o Mondeo mais desportivo que lançámos desde o Mondeo ST220 de 2002”, sublinhando também que “o Mondeo ST-Line acrescenta uma nova dimensão à já de si ampla gama Mondeo, que oferece uma variado leque de opções, das versões de baixo consumo Mondeo ECOnetic e Mondeo Hybrid à exclusividade topo de gama do Mondeo Vignale.”

O novo Mondeo ST-Line está disponível em versão berlina de quarto e cinco portas, bem como na arquitectura wagon, apresentando um estilo exterior inspirado nas versões Ford Performance, o qual inclui:

• Grelhas dianteiras (superior e inferior) com desenho tipo ninho de abelha em preto brilhante; luzes diurnas em LED com formas tubulares e novas luzes de nevoeiro rectangulares
  • Saias laterais e asa inferior dianteira na cor da carroçaria; pára-choques traseiro desportivo com inserções tipo difusor em preto; saídas de escape circundadas a cromado*
  • Linha de cintura a preto por baixo das janelas e emblemas exteriores ST-Line nos guarda-lamas dianteiros
  • Novas jantes opcionais de 18 polegadas com superfície maquinada brilhante ou de 19 polegadas em Cinzento “Rock Metallic”
  • Bancos desportivos em tecido ou, em opção, com revestimento parcial em cabedal e costuras exclusivas a vermelho; volante ST em cabedal perfurado; inserções interiores em preto nas portas
  • Punho da caixa de velocidades desportivo nas versões com transmissão manual e embaladeiras ST-Line
  • Asa traseira no tejadilho de série na wagon e em opção na berlina de cinco portas

Tal como todos os modelos da gama Ford ST-Line, o Mondeo ST-Line está disponível apenas com as motorizações mais potentes, em complemento do maior apuro dinâmico proporcionado pela suspensão desportiva (rebaixamento de 10 mm).

Os motores a gasolina disponíveis para Mondeo ST-Line são:

• 1.5 EcoBoost com 160 CV; caixa manual de seis velocidades ou caixa automática de seis velocidades; emissões CO2 a partir de 136 g/km e consumos combinados a partir de 5,9 l/100 km**
  • 2.0 EcoBoost com 203 CV e 240 CV; caixa automática de seis velocidades; emissões CO2 a partir de 171 g/km e consumos a partir de 7,4 l/100 km

Já a gama de motores Diesel disponíveis para o Mondeo ST-Line inclui:

• 2.0 TDCi com 150 CV; caixa manual de seis velocidades ou caixa automática PowerShift de seis velocidades; emissões CO2 a partir de 112 g/km CO2 e consumos a partir de 4,3 l/100 km
  • 2.0 TDCi com180 CV e caixa manual de 6 velocidades; 2.0 TDCi com 180 CV e caixa automática PowerShift de seis velocidades; emissões CO2 a partir de 117 g/km e consumos a partir de 4,5 l/100 km
  • 2.0 TDCI Bi-turbo com 210 CV e caixa automática PowerShift de seis velocidades: emissões CO2 a partir de 130 g/km e consumos a partir de 5,0 l/100 km

As versões Mondeo ST-Line equipadas com a caixa automática de seis velocidades e a caixa automática PowerShift possuem patilhas no volante. O sistema de transmissão integral Ford Intelligent All Wheel Drive está disponível para as motorizações 2.0 TDCI de 150 CV com caixa manual de seis velocidades e 2.0 TDCi de 180 CV com caixa automática PowerShift de seis velocidades.

A tecnologia de transmissão integral permite transferências de binário extremamente suaves entre as quatro rodas, de forma a proporcionar as melhores condições de ligação ao piso, especialmente em condições de baixa aderência. A distribuição de binário pode chegar aos 50% em cada eixo em apenas 20 segundos, ou seja, 20 vezes mais rápido do que um piscar de olhos.

Segundo de Waard “graças à nova gama ST-Line, um maior número de clientes poderá desfrutar de um estilo desportivo e de uma dinâmica de condução vincadamente inspiradas na gama Ford Performance mais completa de sempre, a qual engloba modelos como o Focus RS, o novo Fiesta ST200 e o superdesportivo Ford GT.” Antecipa ainda que “este ano prevemos vender 40 000 modelos Ford Performance na Europa, representando um crescimento de 50% em relação a 2015, ano que, por si, foi igualmente excelente, com um aumento de 61% face a 2014 nas vendas destas versões de elevada performance.”

* Apenas para determinados motores

** Os Consumos de Combustível, as Emissões de CO2 e as Autonomias Eléctricas declaradas são medidos de acordo com os requisitos técnicos e especificações da Regulamentação Europeia (CE) 715/2007 e (CE) 692/2008, nas suas mais recentes redacções. Os consumos de combustível e as emissões de CO2 referem-se a uma determinada variante de veículo e não para uma unidade automóvel única. O procedimento do teste padrão aplicado permite a comparação entre diferentes tipos de veículos e fabricantes. Para além da eficiência de consumos de um automóvel, o comportamento ao volante, bem como outros factores não-técnicos desempenham um papel na determinação das emissões de CO2 e dos consumos de combustível de um automóvel. O CO2 é o principal gás responsável pelo aquecimento global.

A Ford Motor Company é uma empresa global da indústria automóvel e de mobilidade, com sede em Dearborn, Michigan, EUA. Com aproximadamente 201.000 empregados e 67 fábricas em todo o mundo, o negócio principal da empresa inclui a concepção, produção, marketing, financiamento e assistência a uma gama completa de veículos Ford de passageiros, comerciais, SUV e veículos eléctricos, bem como aos veículos de luxo Lincoln. Ao mesmo tempo, a Ford investe agressivamente em oportunidades emergentes através da ‘Ford Smart Mobility’, o plano da empresa para se tornar líder em conectividade, mobilidade, veículos autónomos, experiência do cliente, dados e análise. Para mais informação sobre a Ford, os seus produtos em todo o mundo, ou sobre a Ford Motor Credit Company, visite a página www.corporate.ford.com. ?

A Ford Europa é responsável por produzir, comercializar e assistir os veículos da marca Ford em 50 mercados e emprega aproximadamente 53.000 trabalhadores nas suas instalações e aproximadamente 68.000 incluindo as ‘joint-ventures’. Em conjunto com a Ford Motor Credit Company, as operações da Ford Europa incluem a Divisão de Serviço ao Cliente e 24 instalações fabris (16 detidas integralmente ou instalações em ‘joint-ventures’ consolidadas e 8 em 'joint-ventures' não consolidadas). Foi em 1903 que os primeiros veículos Ford foram transportados para a Europa, no mesmo ano em que a Ford Motor Company foi fundada. A produção europeia iniciou-se em 1911.