Ford Apresenta a Transit Connect Van, Líder da Classe em Eficiência no Consumo de Combustível e Líder em Tecnologia no Segmento

• A Ford Transit Connect Van será proposta com novos motores, uma maior eficiência de combustível e tecnologias de ajuda ao condutor inéditas no segmento

• O novo motor Diesel 1.5 TDCi oferece um consumo líder na classe de 3.8 l/100 km* – 6 por cento melhor que o do anterior motor 1.6; um motor Diesel com caixa automática PowerShift estará também disponível

• Estreias na classe incluem o Reconhecimento de Sinais de Trânsito e a Ajuda à Manutenção de Faixa. O sistema de conectividade SYNC 2 faz a sua estreia europeia num furgão; a chave inteligente MyKey está disponível pela primeira vez

• A Transit Connect renovada está disponível a partir do Verão de 2015. O modelo tem o maior crescimento de vendas no seu segmento, com uma procura de mais 85 por cento em 2014 relativamente ao ano anterior

• A Ford também actualizou a Transit Courier – o furgão Transit mais pequeno de sempre – com o motor 1.0 EcoBoost, oferecendo o melhor consumo da classe, com 5.1 l/100 km

8 de Junho de 2015 – A Ford anunciou que o furgão Transit Connect irá oferecer, a partir do Verão, novas opções de motor, com eficiência de consumos líder na classe e, em estreia no segmento, novas tecnologias de conectividade e de ajuda ao condutor.

A Ford vai introduzir na gama um novo e altamente eficiente motor Diesel 1.5 litros TDCi, com emissões de CO2 de 99 g/km e um consumo de combustível de 3.8 l/100 km no modelo ECOnetic ** – uma melhoria de 6 % em relação ao anterior motor 1.6 TDCi. Os clientes podem também especificar o motor 1.5 TDCi com a transmissão automática PowerShift da Ford – a primeira vez que um motor Diesel com opção automática de transmissão está disponível no mercado.

Além disso, a Transit Connect é o primeiro veículo do segmento a oferecer avançadas tecnologias de ajuda ao condutor, incluindo sistema de Reconhecimento de Sinais de Trânsito e de Ajuda à Manutenção de Faixa, bem como será o primeiro veículo comercial da Ford na Europa a apresentar o sistema de conectividade SYNC 2 activado por voz.

Disponível em carroçarias Van, Van Cabina Dupla e Kombi, nas versões L1 e L2, a Transit Connect provou ser imensamente popular junto dos clientes europeus, desde que foi introduzida em 2013, com as vendas a crescerem mais depressa que as de qualquer outro rival. Durante o ano de 2014, a procura rondou mais 85 por cento que no ano anterior, com 36.800 unidades vendidas, enquanto as vendas continuaram a aumentar, nos primeiros quatro meses de 2015, mais de 58 por cento em relação ao ano passado.

A Transit Connect van oferece uma espaçosa e prática aérea de carga, com um volume entre 2.9 m3 e 3.6 m3 com antepara completa, ou entre 3.7 m3 e 4.4 m3 incluindo a aérea dianteira de carga (L1/L2, medidas SAE). Capacidades para mais de 1.000 kg de carga estão disponíveis, tornando-a a melhor na sua classe.

O modelo faz parte da totalmente renovada e aumentada gama Transit – em conjunto com a Transit, Transit Custom e Transit Courier – que tem ajudado a tornar a Ford na marca de veículos comerciais mais popular na Europa no primeiro trimestre de 2015.

“A nova Transit Connect provou ser um verdadeiro êxito junto dos clientes empresariais europeus, graças ao seu design inteligente, à grande economia de consumo e ao seu grande espaço e capacidade de carga,” disse Phil Hollins, director de marketing, vendas e serviço de Veículos Comerciais da Ford na Europa. “Com custos ainda mais baixos e novas tecnologias, incluindo o sistema de Reconhecimento de Sinais de Trânsito, a Transit Connect oferece uma proposta ainda mais forte aos nossos clientes de veículos comerciais.”

Novos motores com consumos mais eficientes e melhores performances
O novo motor Diesel 1.5 TDCi da Ford vai ao encontro das rigorosas normas de controlo de emissões Euro Nível VI e foi introduzido na Transit Connect em duas fases. Uma versão ECOnetic produzindo 100 cv e 250 Nm – mais que os 95 cv e 230 Nm do anterior modelo, que foi lançado neste Verão. A Transit Connect ECOnetic apresenta também de série as tecnologias Auto-Start-Stop e Grelha Dianteira de Abertura Activa.

O novo motor 1.5 TDCi oferece ainda, a partir deste Verão, uma versão com 120 cv de potência e 300 Nm de binário, em combinação com a transmissão automática de seis velocidades PowerShift, substituindo o modelo com motor a gasolina 1.6 e transmissão automática.

Variantes adicionais do motor Diesel 1.5 TDCi irão completar a gama Transit Connect com motores de acordo com as normas Nível VI a partir da Primavera de 2016, quando irão substituir os actuais 1.6 TDCi, que até lá continuarão disponíveis com potências de 75 cv, 95 cv e 115 cv.

Uma alternativa a gasolina altamente eficiente é proposta com o multi-premiado motor 1.0 EcoBoost, que também está de acordo com as normas Euro Nível VI a partir do Verão. Oferecendo 100 cv e 170 Nm, este motor permite consumos eficientes de 5.6 l/100 km e 129 g/km de emissões de CO2.

Modernas tecnologias aumentam a confiança do condutor a conectividade
Partilhando a mesma plataforma dos últimos modelos de passageiros da Ford, como o novo Focus e o Kuga, a Transit Connect vai também beneficiar das mais avançadas tecnologias disponíveis:
  • Reconhecimento de Sinais de Trânsito informa o condutor dos últimos limites de velocidade, fim de sinalização e proibições de ultrapassagem a partir do mostrador no painel de instrumentos
  • Sistema de Aviso de Ângulo Morto  alerta os condutores para situações em que um veículo está escondido nos ângulos mortos, quer no lado esquerdo, como no direito, do carro
  • Alerta de Saída de Faixa e Ajuda à Manutenção de Faixa trabalham em conjunto para ajudar a prevenir o condutor de saídas não intencionais da sua faixa, quando está a conduzir a velocidades elevadas. Se a câmara frontal detectar que o veículo está a sair da sua faixa, o sistema de Alerta de Saída de Faixa avisa o condutor com uma vibração no volante. Se nenhuma acção for efectuada para corrigir a saída, o sistema de Ajuda à Manutenção de Faixa aplica força no volante para obrigar o veículo a voltar à sua faixa
  • Faróis Máximos Automáticos muda os faróis automaticamente de máximos para médios, quando detecta tráfego em sentido contrário ou um veículo mais à frente
  • SYNC 2 apresenta um ecrã táctil a cores de alta resolução de 6”, permitindo um controlo avançado por voz do áudio, navegação, climatização e telefones móveis. Os condutores podem escolher destinos de navegação com um único comando ou pedir ao sistema para “tocar” a música desejada. Carregando simplesmente no botão de controlo de voz e dizendo “Tenho fome”, aparece uma lista de restaurantes locais, cujas direcções conseguirá através do sistema de navegação
  • MyKey permite aos proprietários – tal como aos operadores de frota – programar uma chave que limite a velocidade máxima e reduza o volume máximo do sistema de rádio. MyKey pode desactivar o sistema áudio caso o condutor e os passageiros não tenham colocado os cintos de segurança e pode avisar o condutor da desactivação das tecnologias de segurança

Além disso, os clientes da Transit Connect podem agora escolher espelhos retrovisores exteriores rebatíveis, com rebatimento automático, quando o veículo está fechado.

A mais pequena Transit de sempre da Ford – a Transit Courier Van – também foi melhorada
A Ford introduziu também motores mais eficientes na Transit Courier – a mais pequena Transit de sempre da Ford – reforçando a sua posição com os mais eficientes motores a gasolina e Diesel da sua classe. A Transit Courier é um furgão compacto integrado que permite uma capacidade de carga até 660 kg.

O consumo de combustível do motor a gasolina 1.0 EcoBoost equipado com Auto-Start-Stop foi reduzido em mais de 3 por cento, para 5.1 l/100 km, com 115 g/km de emissões de CO2. A economia do motor Diesel 1.6 TDCi de 95 cv com Auto-Start-Stop continua líder da classe, com valores de 3.7 l/100 km e 97 g/km CO2.**

# # #

* Os valores declarados de consume de combustível e de emissões de CO2 foram medidos de acordo com as exigências técnicas e as especificações dos Regulamentos Europeus (EC) 715/2007 e (EC) 692/2008 na sua última versão. Os valores de consumo e de emissões de CO2 são especificados para uma variante e não para um simples veículo. O procedimento dos testes padrão permite a comparação entre diferentes tipos de veículo e diferentes fabricantes. Para lá da eficiência de combustível de um veículo, o comportamento do condutor, bem como outros factores não-técnicos têm um papel determinante nos consumos e nas emissões de CO2. O CO2 é o principal gás com efeito de estufa responsável pelo aquecimento global. Os resultados podem ser diferentes noutras regiões, por causa de diferentes ciclos de condução e dos regulamentos usados nesses mercados.

** Equipado com o limitador de velocidade opcional fixo nos 100 km/h.

A Ford Motor Company, empresa líder da indústria automóvel global, com sede em Dearborn, Michigan (EUA), produz e distribui automóveis em seis continentes. Com aproximadamente 194.000 empregados e 66 fábricas em todo o mundo, as marcas automóveis da empresa incluem Ford e Lincoln. A companhia presta serviços financeiros através da Ford Motor Credit Company. Para mais informações sobre a Ford e os seus produtos em todo o mundo, por favor consulte www.corporate.ford.com.

A Ford Europa é responsável por produzir, comercializar e assistir os veículos da marca Ford em 50 mercados e emprega aproximadamente 53,000 trabalhadores nas suas instalações e aproximadamente 67,000 incluindo as ‘joint-ventures’. Em conjunto com a Ford Motor Credit Company, as operações da Ford Europa incluem a Divisão de Serviço ao Cliente e 23 instalações fabris (15 detidas integralmente ou instalações em ‘joint-ventures’ consolidadas e 8 em 'joint-ventures' não consolidadas). Foi em 1903 que os primeiros veículos Ford foram transportados para a Europa, no mesmo ano em que a Ford Motor Company foi fundada. A produção europeia iniciou-se em 1911.