Ford Desenvolve Sistema de Comunicação entre Veículos e entre Veículos e Infraestruturas para Projecto de Investigação sobre Segurança

• A Ford tem um papel importante no simTD (Safe Intelligent Mobility – Testfield Germany), o primeiro campo de testes em grande escala sobre a comunicação entre veículos e entre veículos e infraestruturas na Alemanha

• Sistemas inteligentes desenvolvidos pela Ford permitem que os veículos comuniquem e partilhem informação entre si e com as infraestruturas da estrada, em tempo real, alertando para os riscos aos outros utentes da via

• A comunicação entre veículos permite, para além da vantagem da segurança, melhorar o fluxo do trânsito e agregar serviços que acrescentem valor para o proprietário do veículo

A Ford demonstrou recentemente as suas avançadas tencologias de comunicação de veículos no simTD (Safe Intelligent Mobility – Testfield Germany), campo operacional de testes em Friedberg, perto de Frankfurt, a primeira operação em larga escala de comunicação entre veículos e entre veículos e infraestruturas nas estradas alemãs.

A Ford tem sido um colaborador importante para o projecto de investigação simTD com a participação de engenheiros do Centro Europeu de Pesquisa da Ford em Aachen, Alemanha, no desenvolvimento das plataformas de teste do simTD, que permitem demonstrar, pela primeira vez, mais de 20 funcionalidades em conjunto sob condições reais.

O simTD é um projecto conjunto de investigação que começou em 2008 com o objectivo de desenvolver sistemas de comunicação entre veículos e entre veículos e infraestruturas que pudessem contribuir para uma maior segurança rodoviária e para uma melhor eficiência das infra-estruturas de tráfego existentes – melhorando potencialmente o fluxo de tráfego e reduzindo as emissões de CO2.

“Carros que falam já não são apenas coisas de filmes para crianças, mas estão agora mais perto do que nunca de se tornarem realidade para os condutores da Ford”, afirmou Martin Wiecker, engenheiro investigador, Assistência ao Condutor e Segurança Activa da Ford. “A Ford tem vindo a pesquisar, de algum tempo a esta parte, sobre o potencial dos sistemas de comunicação entre veículos e entre veículos e infraestruturas, que potencialmente oferecem benefícios consideráveis em termos de segurança e conveniência para todos os utentes da estrada.”

A Ford está a desenvolver, no seu Centro Europeu de Pesquisa em Aachen, a função da Luz de Travagem Electrónica, estando também envolvida nos programas de Aviso de Obstáculo e Assistência aos Sinais de Trânsito. A Ford desenvolveu sistemas que podem transferir mensagens a alta velocidade entre veículos ou entre veículos e as infraestruturas viárias, utilizando tecnologia de comunicação sem fios.

Desta forma, os condutores podem receber um alerta prévio de perigos, alteração das condições e variação das regras de circulação, para além do campo de visão ou dos sensores do veículo, tais como o radar, sistema de detecção de luz ou câmera.

O sistema da Luz de Travagem Electrónica utiliza a tecnologia da comunicação entre veículos para passar uma mensagem do veículo dianteiro a um veículo que circule atrás deste se um procedimento de travagem de emergência for accionado.

Os sistemas a bordo do veículo dianteiro detectam quando o condutor realiza uma travagem brusca e transmitem uma mensagem contendo informação sobre a sua posição, velocidade, direcção e a taxa de desaceleração que o veículo que o segue é capaz de receber e descodificar.

Se o veículo que segue mais atrás interpretar que o seu condutor pode precisar de tomar uma acção preventiva, um sinal visual e sonoro será emitido no habitáculo, reduzindo o risco de acidentes especialmente em situações onde a visibilidade é reduzida pelas condições atmosférias, tráfego intenso ou curvas na estrada.

Benefícios similares são oferecidos pelo Sistema de Aviso de Obstáculos, através do qual um veículo pode informar outros utentes da via sobre a presença, posição e tipo de obstáculos potencialmente perigosos na estrada – como um objecto caído de uma carrinha ou camião –, permintindo aos veículos que seguem mais atrás determinar a partir da mensagem detalhada se a localização do obstáculo representa um risco.

Os engenheiros da Ford estão também envolvidos nos testes ao Sistema de Assistência aos Sinais de Trânsito como parte do projecto de investigação simTD . A Assistência aos Sinais de Trânsito utiliza os recursos do sistema de comunicação entre veículos e infraestruturas para manter os condutores informados sobre a mudança de regras de trânsito na sua rota.

A Assistência aos Sinais de Trânsito mantém um contacto contínuo como os centros de gestão de tráfego para ter acesso a informação actualizada sobre variáveis como o limite de velocidade, restrições e desvios temporários, assim como para fornecer informações detalhadas sobre regras permanentes da rota actual e da que se aproxima, como limites de velocidade e prioridades de passagem.

Engenheiros da Ford estão actualmente a pesquisar e a desenvolver aplicações futuras que vão oferecer mais do que avisos visuais ao condutor – aplicando sistemas de segurança e tomando medidas de prevenção de acidentes em resposta às advertências de outros veículos inteligentes.

O projecto de pesquisa simTD é um projecto conjunto que envolve membros da Associação da Indústria Automóvel Alemã (VDA), incluindo a Ford, fornecedores, empresas de telecomunicações e institutos de pesquisa, e que visa preparar o caminho para a comercialização das tecnologias de comunicação entre o veículo e outros veículos ou infraestruturas.

O campo operacional de testes é o culminar de três anos de pesquisa e desenvolvimento cooperativo apoioado pelos Ministérios Federais da Economia e Tecnologia (BMWi), da Investigação e Educação (BMBF), dos Transportes e da Construção e Desenvolvimento Urbano (BMVBS) do Estado de Hessen.

Vídeo disponível em http://www.youtube.com/fordofeurope#p/u/0/0AFw_MEnWEc

A Ford Motor Company, empresa líder da indústria automóvel global, com sede em Dearborn, Michigan (EUA), produz e distribui automóveis em seis continentes. Com aproximadamente 166.000 empregados e cerca de 70 fábricas em todo o mundo, as marcas automóveis da empresa incluem Ford e Lincoln. A companhia presta serviços financeiros através da Ford Motor Credit Company. Para mais informações sobre os produtos Ford, por favor consulte www.fordmotorcompany.com.

A Ford Europa é responsável por produzir, comercializar e assistir os veículos da marca Ford em 51 mercados e emprega aproximadamente 66,000 trabalhadores. Em conjunto com a Ford Motor Credit Company, as operações da Ford Europa incluem a Divisão de Serviço ao Cliente e 22 instalações fabris, incluindo 'joint-ventures'. Foi em 1903 que os primeiros veículos Ford foram transportados para a Europa, no mesmo ano em que a Ford Motor Company foi fundada. A produção europeia iniciou-se em 1911.

Contacto: