Ford Inicia a Produção do Novo Kuga; Inovação, Eficiência de Consumos e Qualidade de Condução Referencial são Principais Atributos

• Produção do novo Kuga começa hoje na fábrica da Ford em Valência, Espanha, e chegará em breve aos concessionários de toda a Europa• O novo Kuga oferece tecnologia em estreia no segmento, como a abertura e fecho do porta-bagagens em sistema de mãos livres e lança o novo sistema global de tracção integral activa da Ford para uma qualidade de condução referencial• Ao longo dos próximos anos a Ford alavancará a sua liderança global no segmento dos SUV aumentando a sua gama na Europa que incluirá o Ford EcoSport e o Ford Edge LISBOA, Portugal, 3 de Dezembro 2012 – A Ford inicia hoje a produção do novo SUV Ford Kuga na sua fábrica de montagem em Valência, Espanha, com as primeiras unidades a chegarem em breve aos concessionários de toda a Europa.O novo Kuga oferece tecnologia em estreia no segmento, incluindo a abertura e fecho do porta-bagagens em sistema de mãos livres, qualidade de condução referencial na classe com o novo sistema global da Ford de tracção integral inteligente e Controlo Vectorial do Binário (controlo em curva) melhorado, introduzindo ainda a tecnologia do motor Ford EcoBoost a gasolina para o mercado europeu dos SUV. A Ford já vendeu mais de 300.000 unidades Kuga desde o lançamento da primeira geração do modelo na Europa, em 2008. O novo Kuga marca o início de uma abrangente gama de SUVs Ford na Europa. A este modelo seguir-se-á o EcoSport moderno e inovador, a entrada da Ford no segmento dos pequenos SUV, e o Edge - um maior e mais ‘premium’ crossover que é um sucesso na América do Norte e noutros mercados."A primeira geração do Kuga foi um veículo de sucesso muito apreciado pelos clientes. A totalmente nova segunda geração do Kuga é um SUV mais inteligente, mais económico em consumo de combustível e ainda mais divertido de conduzir ", disse Roelant de Waard, vice-presidente de Marketing, Vendas e Serviço, Ford Europa. "A Ford tem uma enorme herança e conhecimento em matéria de SUVs que pretendemos alavancar totalmente na Europa começando com o novo Kuga."A Ford planeia tirar o máximo proveito da sua liderança neste segmento na América do Norte e noutras regiões no mundo para expandir rapidamente a sua oferta na Europa, e afirmou que espera vender mais de um milhão de SUVs no Continente europeu nos próximos seis anos, representando a venda destes modelos até 2016, 10% de todos os Ford vendidos na região.O novo Kuga estará disponível com uma gama de motores EcoBoost 1.6 a gasolina com 150cv e 180cv e diesel Duratorq 2.0TDCi de 140cv e 163cv. As versões de tracção integral terão a opção de transmissão automática PowerShift da Ford e todas as variantes de motor registam emissões de CO2 inferiores a 180g / km *.Uma gama de tecnologias de assistência ao condutor, incluindo a Assistência Activa ao Estacionamento em paralelo e o sistema de Detecção de Ângulo Morto, com recurso a sensores, que sinaliza com uma luz de aviso no espelho retrovisor exterior que um potencial perigo está localizado no ângulo “cego” do condutor, também estará disponível.O novo Kuga possui 82 litros mais de capacidade da bagageira do que o modelo actual, e o rebatimento dos assentos traseiros é feito com o simples toque de um botão.O sistema inteligente de tracção integral reavalia preventivamente as condições do terreno 20 vezes mais rápido do que um piscar de olhos, reajustando a repartição da potência às rodas, dando ao condutor a melhor combinação entre qualidade de condução e tracção. A dinâmica e controlo em curva são melhorados com a introdução do sistema de Controlo Vectorial do Binário, lançado pela primeira vez no novo Focus.O avançado sistema SYNC da Ford, com controlo por voz, integração de dispositivos e interface de conectividade, também estará disponível a partir do lançamento. Este incluirá a Assistência de Emergência, sistema que ao detectar a abertura de um airbag ou activação de emergência do corte de combustível, recorre ao localizador GPS existente no automóvel e ao telemóvel emparelhado via Bluetooth, para efectuar uma chamada de emergência e fornecer coordenadas GPS, na língua local, para o serviço de emergência 112.Os preços do novo Kuga em Portugal serão comunicados em breve. O lançamento no mercado nacional está previsto para o início de 2013.Sobre a Ford Motor CompanyA Ford Motor Company, empresa líder da indústria automóvel global, com sede em Dearborn, Michigan (EUA), produz e distribui automóveis em seis continentes. Com aproximadamente 172.000 empregados e 65 fábricas em todo o mundo, as marcas automóveis da empresa incluem Ford e Lincoln. A companhia presta serviços financeiros através da Ford Motor Credit Company. Para mais informações sobre os produtos Ford, por favor consulte http://corporate.ford.com.A Ford Europa é responsável por produzir, comercializar e assistir os veículos da marca Ford em 50 mercados e emprega aproximadamente 47,000 trabalhadores nas suas instalações e aproximadamente 66,000 incluindo as ‘joint-ventures’. Em conjunto com a Ford Motor Credit Company, as operações da Ford Europa incluem a Divisão de Serviço ao Cliente e 24 instalações fabris (15 detidas integralmente ou instalações em ‘joint-ventures’ consolidadas e 9 em 'joint-ventures' não consolidadas). Foi em 1903 que os primeiros veículos Ford foram transportados para a Europa, no mesmo ano em que a Ford Motor Company foi fundada. A produção europeia iniciou-se em 1911.Contacto: Anabela CorreiaFord Lusitana 351 213 122 402acorrei2@ford.com