Ford Lança Novo Motor 1.5 EcoBoost Mais Eficiente; Incrementada a Capacidade Global EcoBoost

• Ford anuncia novo e mais eficiente motor a gasolina 1.5 EcoBoost, aumentando a bem sucedida gama EcoBoost para responder à procura global de motores 4 cilindros desta gama• A Ford tem agora a capacidade de construir anualmente 1.6 milhões de motores EcoBoost, triplicando entre 2010 e 2013 o número de fábricas que o produzem na Europa, Ásia e América do Norte• O motor 1.5 EcoBoost oferece a comprovada tecnologia EcoBoost com turbocompressor, injecção directa de combustível e comando de válvulas variável, proporcionando potência de um motor de maior capacidade e economia de um motor pequeno• O quinto motor Ford EcoBoost incorpora inovações e benefícios significativos para o cliente em todos os mercados no mundo que oferecem reduções fiscais para veículos equipados com motores de 1.5 litros de capacidade ou inferioresLISBOA, Portugal, 17 de April 2013 – A Ford Motor Company anunciou recentemente um novo motor a gasolina 1.5 EcoBoost que irá juntar-se à sua gama de motorizações inovadoras e eficientes em consumo de combustível. O motor 1.5 constitui uma entrada estratégica para a Ford, já que a companhia procura responder à grande procura global pelos seus motores EcoBoost de quatro cilindros.Com o lançamento do novo e eficiente motor, a Ford tem agora capacidade para construir anualmente 1.6 milhões de motores EcoBoost. Até ao final de 2013 seis fábricas na Europa, Ásia e América do Norte irão produzir motores EcoBoost, triplicando o número das existentes em 2010.A produção do 1.5 litros EcoBoost de quatro cilindros - o quinto membro da família EcoBoost - começará inicialmente na fábrica da Ford em Craiova, na Roménia, no final deste mês. Outros locais de produção serão futuramente anunciados. O novo motor será introduzido pela primeira vez na China, no novo Ford Mondeo, fazendo a sua primeira aparição pública no final do corrente mês no Salão Automóvel de Xangai 2013, seguindo-se a aplicação ainda este ano no Fusion na América do Norte e, mais tarde, no novo Mondeo na Europa.Como um dos principais contribuintes para a estratégia agressiva da Ford de economia de combustível e de emissões, as tecnologias EcoBoost permitem melhorias ao nível da eficiência de combustível e emissões de CO2 de até 20 por cento. O motor 1.5 litros beneficia da assinatura EcoBoost com turbocompressor, injecção directa de combustível e comando de válvulas variável e foi projectado para ser ainda mais eficiente e oferecer níveis elevados de refinamento, insonorização e desempenho.Além disso, o novo motor EcoBoost será uma entrada estratégica para a Ford nos mercados globais que oferecem benefícios fiscais para consumidores que compram veículos movidos por motores de 1.5 litros de capacidade ou inferiores.O novo motor 1.5 EcoBoost com bloco de alumínio e dupla árvore de cames contará com algumas das características inovadoras introduzidas no premiado 1.0 EcoBoost, incluindo um colector de escape integrado. O novo motor deverá fornecer potência e binário semelhantes ao actual EcoBoost de 1.6 litros da Ford, ao mesmo tempo que oferece maior economia de combustível e menores emissões de CO2.O motor 1.5 EcoBoost é o primeiro motor da Ford a incorporar uma embraiagem controlada por computador na bomba de água accionada por correia, o que melhora ainda mais a eficiência, reduzindo o tempo de aquecimento. É adicionado um sistema de arrefecimento a água para proporcionar uma alimentação mais eficiente do ar para dentro do motor."A tecnologia Ford EcoBoost mudou a forma como as pessoas olham para os motores a gasolina e tem desfrutado de enorme sucesso junto dos clientes", disse Joe Bakaj, vice-presidente de Engenharia de Motores da Ford Motor Company. "A nova unidade de 1.5 litros amplia ainda mais a nossa promessa EcoBoost de economia, quer em termos de eficiência de combustível quer, em alguns mercados, de poupança de impostos."A Ford já vendeu a nível mundial mais de 600 mil veículos equipados com EcoBoost desde que a gama foi lançada em 2009 com o 3.5 V6 EcoBoost. A Ford acrescentou o 2.0 EcoBoost em 2010, seguindo-se o 1.6 EcoBoost em 2011 e, no ano passado, foi lançado o 1.0 EcoBoost, vencendo o “International Engine of the Year” 2012.Até ao final deste ano, cerca de 80 por cento dos modelos globais da empresa estarão disponíveis com a tecnologia EcoBoost de economia de combustível. Sobre a Ford Motor CompanyA Ford Motor Company, empresa líder da indústria automóvel global, com sede em Dearborn, Michigan (EUA), produz e distribui automóveis em seis continentes. Com aproximadamente 171.000 empregados e 65 fábricas em todo o mundo, as marcas automóveis da empresa incluem Ford e Lincoln. A companhia presta serviços financeiros através da Ford Motor Credit Company. Para mais informações sobre os produtos Ford, por favor consulte http://corporate.ford.com.A Ford Europa é responsável por produzir, comercializar e assistir os veículos da marca Ford em 50 mercados e emprega aproximadamente 47,000 trabalhadores nas suas instalações e aproximadamente 66,000 incluindo as ‘joint-ventures’. Em conjunto com a Ford Motor Credit Company, as operações da Ford Europa incluem a Divisão de Serviço ao Cliente e 24 instalações fabris (15 detidas integralmente ou instalações em ‘joint-ventures’ consolidadas e 9 em 'joint-ventures' não consolidadas). Foi em 1903 que os primeiros veículos Ford foram transportados para a Europa, no mesmo ano em que a Ford Motor Company foi fundada. A produção europeia iniciou-se em 1911.Contacto: Anabela CorreiaFord Lusitana 351 213 122 402acorrei2@ford.com