Ford Mustang Celebra 50 Anos com Passeio dos Fãs em Portugal

• Os fãs e proprietários Mustang reuniram-se num passeio comemorativo no fim-de-semana de 5 e 6 de Abril, organizado pelo Mustang Clube de Portugal

• No dia 17 de Abril a Ford celebra os 50 anos de produção contínua do Ford Mustang

• Mustang será lançado na Europa em 2015

A celebração dos 50 anos de produção contínua do Ford Mustang teve lugar em Portugal, no passado fim-de-semana de 5 e 6 de Abril, com a realização de um passeio organizado pelo Mustang Clube de Portugal que contou com a colaboração da ACAL – Associação de Clássicos e Antigos da Lezíria e da Ford Lusitana.

Este passeio integrou um conjunto de diferentes modelos do icónico ‘pony car’ representando diferentes gerações produzidas entre 1964 e 2013. O Mustang 289 V8 hardtop de 1964 foi o modelo mais antigo que esteve presente e um Mustang 3.7 V6 de 2013, o mais recente. Marcaram ainda presença diversos exemplares da década de 60, um Mach 1 de 1971 e um GT 4.6 V8 de 2006, entre outros.

O ponto de concentração e partida teve lugar na vila de Sintra. O percurso de sábado incluiu ainda uma visita com exposição dos Mustang no Salão Motor Clássico na FIL e uma visita às instalações da Expofor, concessionário Ford no Parque das Nações. No domingo a caravana foi recebida na Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, tendo terminado num almoço na Coudelaria da Companhia das Lezírias.

“A Ford irá pela primeira vez nos 50 anos do Mustang comercializar oficialmente na Europa este modelo, pelo que não existe melhor forma de celebrar ambos os acontecimentos que não seja com aqueles que são os verdadeiros fãs e entusiastas do Mustang, os seus proprietários”, afirmou Anabela Correia, directora de comunicação e relações públicas da Ford Lusitana.

O Novo Ford Mustang

O novo Mustang é a versão mais avançada até à data do icónico veículo e estará à venda na Europa em 2015. O novo e elegante design do Mustang ‘fastback’ e descapotável conta com o desempenho de uma gama de motores de classe mundial, incluindo um novíssimo EcoBoost de 2.3 litros turbo e de um V8 5.0 litros com mais de 426 cv.

O Ford Mustang foi revelado ao mundo com uma campanha publicitária na televisão, na noite de 16 de Abril de 1964, antes de ser mostrado ao público na Feira Mundial de Nova Iorque, no dia 17 de Abril. O carro foi oficialmente colocado à venda naquele dia, e os concessionários Ford acumularam um recorde de 22.000 vendas e encomendas nesse primeiro dia, parte das mais de 418.000 vendas no primeiro ano e de 1 milhão em menos de dois anos. Ao longo das últimas cinco décadas, foram vendidos mais de 9 milhões de Mustang.

A Ford Motor Company, empresa líder da indústria automóvel global, com sede em Dearborn, Michigan (EUA), produz e distribui automóveis em seis continentes. Com aproximadamente 181.000 empregados e 65 fábricas em todo o mundo, as marcas automóveis da empresa incluem Ford e Lincoln. A companhia presta serviços financeiros através da Ford Motor Credit Company. Para mais informações sobre os produtos Ford, por favor consulte www.corporate.ford.com.

A Ford Europa é responsável por produzir, comercializar e assistir os veículos da marca Ford em 50 mercados e emprega aproximadamente 47,000 trabalhadores nas suas instalações e aproximadamente 67,000 incluindo as ‘joint-ventures’. Em conjunto com a Ford Motor Credit Company, as operações da Ford Europa incluem a Divisão de Serviço ao Cliente e 22 instalações fabris (13 detidas integralmente ou instalações em ‘joint-ventures’ consolidadas e 9 em 'joint-ventures' não consolidadas). Foi em 1903 que os primeiros veículos Ford foram transportados para a Europa, no mesmo ano em que a Ford Motor Company foi fundada. A produção europeia iniciou-se em 1911.