Ford Mustang Mais Rápido de Sempre Faz a Sua Estreia Europeia no Goodwood Festival of Speed

• Ford Shelby GT500 faz a sua primeira aparição europeia; o Mustang de produção mais rápido de sempre percorre o traçado de Goodwood, apresentado-se a dezenas de milhares de fãs do desporto motorizado

• A máquina que alcança mais de 200 milhas por hora (321 km/h) tem um motor V8 sobrealimentado de 5,8 litros que bombeia 671cv – mais do que qualquer outro veículo de produção norte-americana

• O Ford Shelby GT500 é o Mustang mais recente desenvolvido com a lenda do automobilismo Carroll Shelby, que faleceu em Maio último

• Novo Focus ST apresenta-se numa breve perseguição de veículos antes de surgir como estrela principal no filme de acção "The Sweeney"

LISBOA, Portugal, 3 de Julho de 2012 – O mais rápido e mais potente Ford Mustang de produção fez a sua primeira aparição europeia no Festival de Velocidade de Goodwood, sul de Inglaterra.

Só recentemente lançado na América do Norte e, especialmente, enviado dos EUA, o supercarro foi conduzido na famosa rampa de Goodwood por pilotos convidados.

Capaz de mais de atingir os 321 km/h, o Ford Shelby GT500 com motor V8 sobrealimentado de 5,8 litros, debita 671cv, tornando-se assim no mais potente motor apresentado num carro de produção norte-americana.

"O Shelby GT500 eleva o desempenho dos ‘muscle cars’ a um novo patamar", afirmou Hermann Salenbauch, director de Criação Avançada de Produto da Ford. "Encapsulámos todos os aspectos de desempenho neste veículo - quer se trate dos 0-100 km/h, da velocidade máxima, tempos em circuito ou no quarto de milha (400 metros)."

O Festival anual de velocidade de Goodwood é uma combinação única de rampa, troço de rali, festa ao ar livre e salão automóvel que atrai 150.000 fãs. Teve a sua primeira edição em 1993, e gira em torno da subida da rampa – um percurso estreito delimitado por um muro - que ascende a mais de 90 metros de altura em pouco mais de um quilómetro e meio.

Estas são as condições em que o Shelby GT500 sobressai com o seu sistema de travagem Brembo™ de seis pistões à frente, transmissão actualizada para um controlo de tracção superior, afinação da suspensão e um controlo de arranque ajustável ao utilizador que funciona na perfeição com os sistemas de controlo do motor e do chassis.

O Shelby, que apareceu em Goodwood também estava equipado com um pack opcional de performance que inclui amortecedores eletronicamente ajustáveis e um diferencial Torsen ®, além de um ‘Track Pack’ adicional para velocidade, incluindo três sistemas de arrefecimento adicionais.

Grelhas frontais de efeito ‘downforce’, um difusor agressivo, um sistema de escape quádruplo e novas jantes de alumínio forjado diferenciam o Shelby GT500 de outras versões do Mustang. É o mais recente Mustang a ser desenvolvido com a colaboração do lendário piloto americano Carroll Shelby, que faleceu em Maio deste ano.

O novo Ford Focus ST esteve também presente em Goodwood em antevisão ao seu papel de protagonista no novo filme do ‘blockbuster’ britânico "The Sweeney". Condutores duplos no lugar dos famosos detectives da Flying Squad, Jack Regan e George Carter juntaram o Ford Focus ST preto a um Jaguar XFR numa perseguição de veículos na famosa rampa de Goodwood.

A Ford Motor Company, empresa líder da indústria automóvel global, com sede em Dearborn, Michigan (EUA), produz e distribui automóveis em seis continentes. Com aproximadamente 164.000 empregados e cerca de 70 fábricas em todo o mundo, as marcas automóveis da empresa incluem Ford e Lincoln. A companhia presta serviços financeiros através da Ford Motor Credit Company. Para mais informações sobre os produtos Ford, por favor consulte http://corporate.ford.com.

A Ford Europa é responsável por produzir, comercializar e assistir os veículos da marca Ford em 51 mercados e emprega aproximadamente 66,000 trabalhadores. Em conjunto com a Ford Motor Credit Company, as operações da Ford Europa incluem a Divisão de Serviço ao Cliente e 22 instalações fabris, incluindo 'joint-ventures'. Foi em 1903 que os primeiros veículos Ford foram transportados para a Europa, no mesmo ano em que a Ford Motor Company foi fundada. A produção europeia iniciou-se em 1911.

Contacto: