Ford Planeia Construir o Mais Avançado Túnel de Vento no Mundo no Centro de Testes Climáticos na Alemanha

Túnel de vento no centro de testes climáticos da Ford em Colónia, Alemanha, está planeado para ser o mais avançado da indústria automóvel a nível global

• Túnel de vento capaz de produzir velocidades na ordem dos 250km/h – praticamente Categoria 5 na escala usada para os furacões
  • Novo centro de testes simulará altitudes desde o nível do mar até 5,200 metros – mais elevado que a altura média do planalto do Tibete
  • Testes podem ser realizados a temperaturas de menos 40 graus Celsius, em condições árcticas, até 55 graus Celsius, 2,8 graus abaixo da temperatura do ar mais elevada de sempre registada no Saara
  • Humidade pode ser ajustada de 10 a 95 por cento, simulando as condições de alguns dos desertos mais secos até às das florestas tropicais mais húmidas no planeta

LISBOA, 25 de Novembro 2014 – A Alemanha será em breve o local de algumas das temperaturas mais quentes e mais frias, das condições mais áridas e húmidas, velocidades do vento com a força de um furacão, e as mais elevadas altitudes que podem ser encontradas em qualquer lugar do planeta, graças a um novo túnel de vento no centro de testes climático a ser construído pela Ford, no centro de engenharia de Merkenich, Colónia.
A nova instalação, que custará vários milhões de dólares, está planeada para ser o centro mais avançado de testes em túnel de vento na indústria automóvel mundial quando for inaugurada dentro de poucos anos. Contará com dois túneis de vento capazes de funcionar com velocidades de vento até 250 quilómetros por hora - quase na classificação de Categoria 5 para a velocidade do vento de furacões.
O centro de teste também vai abrigar um laboratório de altitude capaz de simular alturas desde o nível do mar até aos 5.200 metros – mais alto do que a altura média do planalto do Tibete, muitas vezes descrito como “O Tecto do Mundo”.
“Cerca de 50 por cento dos veículos que comercializamos em todo o mundo são vendidos em áreas que estão a mais de 1.000 metros acima do nível do mar, incluindo regiões como os Alpes e os Pirenéus aqui na Europa”, disse Barb Samardzich, Chief Operating Officer da Ford Europa, na cerimónia de lançamento da primeira pedra.
“Este novo centro de testes climático e o seu túnel de vento sublinha o compromisso permanente da Ford em investir nas mais avançadas tecnologias de testes de veículos para proporcionar aos nossos clientes produtos da mais elevada qualidade.”

O centro de testes climáticos também contará com quatro células separadas, onde os carros podem ser arrefecidos a temperaturas de menos 40 graus Celsius, semelhante às condições do Árctico, até aos 55 graus Celsius positivos, apenas 2,8 graus abaixo da temperatura do ar mais elevada de sempre a nível mundial registada no deserto do Saara. Além disso, irá ser possível ajustar a humidade no centro desde as mais secas condições do deserto de apenas 10 por cento de humidade, para o mais húmido das florestas tropicais com 95 por cento.

O novo centro de testes - que terá uma área de 5.500 metros quadrados, o equivalente a um campo de futebol - sublinha também a importância contínua do centro de engenharia da Ford em Merkenich, Colónia, que tem a liderança global para a concepção e desenvolvimento de todos os veículos Ford dos segmentos B e C a nível mundial.

A Ford Motor Company, empresa líder da indústria automóvel global, com sede em Dearborn, Michigan (EUA), produz e distribui automóveis em seis continentes. Com aproximadamente 189.000 empregados e 65 fábricas em todo o mundo, as marcas automóveis da empresa incluem Ford e Lincoln. A companhia presta serviços financeiros através da Ford Motor Credit Company. Para mais informações sobre a Ford e os seus produtos em todo o mundo, por favor consulte www.corporate.ford.com.

A Ford Europa é responsável por produzir, comercializar e assistir os veículos da marca Ford em 50 mercados e emprega aproximadamente 50,000 trabalhadores nas suas instalações e aproximadamente 69,000 incluindo as ‘joint-ventures’. Em conjunto com a Ford Motor Credit Company, as operações da Ford Europa incluem a Divisão de Serviço ao Cliente e 24 instalações fabris (13 detidas integralmente ou instalações em ‘joint-ventures’ consolidadas e 11 em 'joint-ventures' não consolidadas). Foi em 1903 que os primeiros veículos Ford foram transportados para a Europa, no mesmo ano em que a Ford Motor Company foi fundada. A produção europeia iniciou-se em 1911.