Ford Preparada para Deslumbrar Multidões no Salão Automóvel de Frankfurt

• O maior stand de sempre da Ford na Europa apresenta quatro novidades mundiais e um conjunto de novos veículos e tecnologias

• Ao Focus ST de produção junta-se o Fiesta ST Concept, enquanto o Ford Evos Concept espelha o futuro do design da Ford

• As credenciais ambientais da Ford reforçam-se com o motor 1.0 EcoBoost e os novos Fiesta e Focus ECOnetic Technology

A 64ª edição do Salão Internacional do Automóvel de Frankfurt é o palco para um vasto conjunto de novidades, em termos de veículos e tecnologias, da Ford. Naquele que é o maior stand de sempre da Companhia na Europa perfilam-se quatro novidades mundiais e um conjunto de novos veículos e tecnologias, para além de um espaço exterior com desafios tecnológicos de condução.

A mostra marca um passo importante na estratégia global da Ford em termos de veículos de elevada performance e com a gama ECOnetic Technology, de ultra-baixas emissões de CO2, ao mesmo tempo que proporciona uma visão quanto ao que será o excitante futuro da Ford em termos de design e tecnologia.

"A Ford está a fazer uma forte declaração no Salão de Frankfurt, com a apresentação mundial de vários produtos muito emocionantes, fazendo-o num ‘stand’ que se expandiu significativamente", afirma Stephen Odell, Presidente e CEO da Ford Europa. "Desde o totalmente novo Focus ST de 5 portas e na versão Wagon, aos novos Fiesta e Focus ECOnetic Technology, estamos muito satisfeitos em poder mostrar o nosso melhor ‘line-up’ de veículos de sempre. Estamos também a antecipar o futuro do design da Ford através do deslumbrante conceito Evos."

Focus ST Pront para Enfrentar as Estradas

Foi, finalmente, desvendada a versão de produção do mais recente modelo desportivo da Ford, o primeiro concebido a nível global, o novo Focus ST. Concebido sob a égide da assinatura Sport Technologies, o novo modelo combina uma excelente performance com uma excepcional maneabilidade, um estilo conquistador e um refinamento adaptado a uma utilização quotidiana. O Focus ST será lançado em todo o Mundo em 2012 e comercializado em mais de 40 países de seis continentes.

Equipado com o motor 2.0 EcoBoost da Ford, associado a uma transmissão manual de seis velocidades específica, o Focus ST oferece uma mistura perfeita entre performance e eficiência. O motor integralmente em alumínio e, por isso, muito leve, disponibiliza uma potência máxima de 250CV e um pico de binário de 360Nm, mas reduz, em simultâneo, as emissões de CO2 e os consumos em mais de 20% comparativamente à anterior geração do Focus ST europeu.

Lado a lado com a versão de 5 portas, a Ford apresenta também uma proposta repleta de estilo especialmente direccionada para os clientes europeus, a Focus ST Wagon. Uma proposta única no segmento, demonstrativa de até onde o ADN de performance de um modelo ST pode ir.

"Não há nada que se compare no mercado à Focus ST Wagon", disse Jost Capito, Director da área de Veículos de Performance Global. "Ela baseia-se no essência do Focus ST, mas não perde nada em termos de desempenho, maneabilidade, capacidade ou refinamento do modelo de cinco portas. As carrinhas são muito populares em muitos dos principais países europeus, por isso temos elevadas expectativas de que a ST Wagon seja um grande sucesso."

O Futuro da Ford em Design e Tecnologia

O surpreendente Ford Evos Concept demonstra a nova direcção que a Ford vai tomar em termos de design e antecipa e explora algumas das principais mecânicas e tecnologias a aplicar.

Desenvolvido em estreita colaboração entre a equipa de design da Ford a nível mundial, o novo design espelhado no ADN do Evos Concept é uma parte fundamental da estratégia global de produto ‘One Ford’. Ele fornece uma estrutura base orientadora da criação de novos produtos nos estúdios de design da Ford de todo o mundo, sendo que os elementos-chave do exterior do protótipo e a linguagem de design dos seus interiores irão ser aplicados em futuros veículos da Ford.

"Quisemos que o Ford Evos Concept apresentasse uma mensagem clara sobre o caminho que a Ford está a seguir em termos de design, moldando veículos que sejam divertidos de conduzir, tenham um apelo ‘premium’ forte e, acima de tudo, sejam belíssimos", disse J Mays, Vice-Presidente, Design e Chief Creative Officer.

A equipa global de Pesquisa e Inovação da Ford criou uma experiência tecnológica para o Ford Evos Concept como sendo visionário em termos de design. O resultado antecipa o modo como Ford pretende aproveitar a tendência deixada por inovações tecnológicas como o sistema de conectividade ‘in-car’ SYNC.

A experiência tecnológica presente no protótipo abraça uma nova geração de interactividade e atenção para com o condutor que está actualmente em desenvolvimento. A conectividade sem fios entre o veículo e a ‘nuvem pessoal’ de informação está no coração desta visão e das suas capacidades.

Fiesta Concept de Elevada Performance

O Focus ST não é a única proposta desportiva a fazer bater os corações no stand da Ford em Frankfurt, já que a Company ali está também a apresentar a sua visão futura do Fiesta, o espantoso Fiesta ST Concept.

Combinando um estilo atraente, robusto e desportivo para o Fiesta, conjugado com um chassis desportivo e dinâmico e com uma mecânica de elevado desempenho, mas simultaneamente capaz de proporcionar impressionante baixos consumos de combustível e baixas emissões de CO2, o Ford Fiesta ST Concept indica a estratégia de futuro da Ford para os automóveis pequenos a nível global.

O Fiesta ST Concept integra um motor Ford EcoBoost de 1,6 litros especialmente desenvolvido para oferecer elevados níveis de performance, combinados com uma eficiência em termos de combustível e baixas emissões. Os objectivos apontam para uma potência de 180CV e 240Nm de binário, valores suficientes para propulsionar o modelo em menos de 7 segundos dos 0-100km/h, ao mesmo tempo que as emissões de CO2 se situam abaixo dos 140g/km.

“Adoptando uma silhueta ‘racing’ inspirada nos Fiesta de competição que disputam vários campeonatos a nível mundial e influenciado pelos avançados estudos de design e outros protótipos, o Fiesta ST Concept resulta numa excitante demonstração do potencial futuro do Fiesta de produção corrente”, afirmou Derrick Kuzak, Vice-Presidente do Grupo, Desenvolvimento Global de Produto.

O Motor Mais Pequeno Estreia-se no Focus

A Ford está a expandir a sua gama de motores EcoBoost com a adição de um novo bloco de três cilindros de 1,0 litro de cilindrada, a disponibilizar no próximo ano nos modelos Focus, C-MAX e B-MAX. A Ford irá apresentar duas versões do motor no Focus no início de 2012, de 100 e 120CV, associadas, respectivamente, a transmissões manuais de cinco e seis velocidades.

Com uma cilindrada de 1,0 litros, o motor EcoBoost de três cilindros será o menor dos blocos actualmente produzidos pela Ford. No entanto, apesar de suas diminutas proporções, oferece potência e performance semelhantes às de um tradicional motor a gasolina de 1,6 litros, ao mesmo tempo que emite menos de 120g/km de CO2 quando montado num Focus.

"Ao oferecer o Focus com um avançado motor a gasolina de 1.0 litros, a Ford não só faz uma declaração importante sobre a seriedade com que está a responder ao ‘downsizing’ de motores, como também demonstra a sua força em termos de desenvolvimento e capacidades de engenharia. Produzir um motor a gasolina de 1,0 litros com um desempenho impressionante e uma economia de combustível como esta é um claro exemplo do nosso compromisso em tornarmo-nos líderes da classe em termos de consumos", disse Graham Hoare, Director Executivo de Motorizações, Ford Europa.

Gama ECOnetic em Expansão

As credenciais ambientais da Ford são um novo passo em frente com a apresentação dos novos Focus e Fiesta ECOnetic, que emitem valores impressionantes de CO2 de 89 g/km e 87 g/km, respectivamente.

O Focus ECOnetic prepara-se para ser o automóvel de passageiros não híbrido mais eficiente do seu segmento quando arrancar a comercialização no início de 2012. O valor de consumo médio de 3,4 l/100km bate qualquer versão a gasolina, diesel ou híbrida de qualquer automóvel compacto actualmente à venda na Europa, sendo que, para além disso, o bloco Duratorq TDCi de 1,6 litros diesel promete emissões de CO2 de apenas 89 g/km.

Dotado desse mesmo motor Duratorq diesel de 1,6 litros, o Fiesta ECOnetic apresenta emissões de CO2 de apenas 87 g/km, tornando-se no modelo de mais baixas emissões da sua classe e um dos mais baixos nas estradas europeias. Em conjunto, apresenta consumos médios de combustível de 3,3l/100km, que o colocam entre os automóveis mais poupados da classe dos pequenos compactos.

Uma Vénia ao Focus ST-R

A Ford faz a estreia europeia à mais recente versão desportiva do Focus, o vitaminado Focus ST-R de produção.

Desenvolvido e com engenharia destinada à competição em todo o planeta, este autêntico preparado de competição está equipado com um potente motor EcoBoost de 2.0 litros, célula de sobrevivência segundo as normas FIA, travões de nível superior e uma suspensão desportiva adaptada às provas de pista. Rápido, ágil e competitivo, o Focus ST-R destina-se a profissionais, amadores e entusiastas dos ‘track-days’.

Igualmente em estreia no Salão de Frankfurt encontra-se a proposta da Ford para o Campeonato do Mundo de Ralis da FIA, o Fiesta RS WRC. Equipado com um motor 1.6 EcoBoost de 300CV, este modelo de competição é o primeiro carro de ralis da Ford a recorrer a um motor a gasolina de injecção directa, tendo obtido um excelente resultado na estreia, non Rali da Suécia, no início do presente ano, garantindo todos os lugares do pódio.

Ranger Pick-up Preparada para o Lançamento

A Ford está a apresentar a versão de produção final da sua nova pick-up Ranger, em antecipação ao lançamento previsto para o final do corrente ano. Numa proposta completamente nova, integra o topo das propostas do mercado em termos da aumentada capacidade de carga, da reforçada performance e dos melhorados consumos, ao mesmo tempo que regista evoluções em termos de conforto, tecnologia e segurança.

"Este novo modelo irá reforçar a reputação da marca Ranger com sua nova e arrojada aparência, as melhoradas capacidades para o trabalho árduo e os novos níveis de conforto, tecnologia e segurança", disse Jesus Alonso, Director de Marketing, Vendas e Serviço de Veículos Comerciais da Ford Europa. "Com a melhoria significativa em termos de consumos de combustível, este novo veículo oferece baixos custos de utilização e vários benefícios em termos de sustentabilidade. Abre-se um novo capítulo na história de sucesso Ranger."

Fiesta em Edição Especial

O ‘stand’ da Ford expõe duas novas edições especiais do modelo Fiesta, o Fiesta Sport Special Edition oferece um atractivo visual desportivo no interior e exterior, para uma aparência mais distinta e desportiva, albergando no compartimento do motor um bloco a gasolina Duratec Ti-VCT de 1,6 litros, que assegura uma entrega em estrada tão boa quanto o que aparenta.

Edições Especiais do Ka Mantêm-no Único

A Ford está a reforçar o apelo do seu icónico modelo Ka, através da apresentação de duas novas e distintas edições especiais.

O Ka Grand Prix II aproveita a inspiração do mundo do desporto automóvel recorrendo a uma agressiva grelha frontal imitando o carbono, uma lista de competição na mesma cor, jantes de liga leve pretas e um interior desportivo em vermelho e carbono.

Já o MetalKa assume um papel mais associado à moda, com o seu exterior em preto entrecortado com inserções e acabamentos em cromado. No interior, destacam-se a cor preta de elevado brilho e as aplicações cromadas e em alumínio.

Motor 2.0 EcoBoost com Caixa de 6 Velocidades

A partir do final do corrente ano, o motor 2.0 EcoBoost dos modelos Mondeo e S-MAX irá ficar disponível associado a uma transmissão manual de seis velocidades. Esta combinação mecânica desportiva existirá nos níveis de equipamento Titanium e Titanium S, nas potências de 203 e 240CV. A produção arranca em Outubro em Genk, na Bélgica, numa primeira fase apenas para os mercados alemão e suíço.

Kuga Titanium S

O Ford Kuga prepara-se para estender o seu visual agressivo e simultaneamente atractivo com a introdução de uma nova variante mais equipada, o Kuga Titanium S. Desenhado para se destacar de entre as restantes proposta, integra novas luzes diurnas em LED, jantes de liga leve de 17 polegadas, um ‘spoiler’ traseiro de maiores dimensões, novos faróis mais estilizados e um interior mais recheado.

O Kuga Titanium S integra o mesmo sistema inteligente de tracção integral da restante gama Kuga, assegurando a melhor condução da sua classe, bem como o visual mais atractivo. O sistema está desenhado para reagir de imediato a qualquer alteração nas condições da Estrada, aplicado de modo automático potência às rodas que mais dela necessitarem. Tal ajuda a manter a tracção e assegura que o condutor mantenha o controlo da viatura, independentemente das condições atmosféricas.

O arranque da produção na fábrica de Saarlouis está agendado para meados de Setembro.

* Os valores de consumos indicados baseiam-se na Directiva Europeia de Economia de Combustível EU 80/1268/EEC e irão diferir dos consumos obtidos em ciclos de condução noutras regiões do Mundo.

A Ford Motor Company, empresa líder da indústria automóvel global, com sede em Dearborn, Michigan (EUA), produz e distribui automóveis em seis continentes. Com aproximadamente 166.000 empregados e cerca de 70 fábricas em todo o mundo, as marcas automóveis da empresa incluem Ford e Lincoln. A companhia presta serviços financeiros através da Ford Motor Credit Company. Para mais informações sobre os produtos Ford, por favor consulte www.ford.com.

A Ford Europa é responsável por produzir, comercializar e assistir os veículos da marca Ford em 51 mercados e emprega aproximadamente 66,000 trabalhadores. Em conjunto com a Ford Motor Credit Company, as operações da Ford Europa incluem a Divisão de Serviço ao Cliente e 22 instalações fabris, incluindo 'joint-ventures'. Foi em 1903 que os primeiros veículos Ford foram transportados para a Europa, no mesmo ano em que a Ford Motor Company foi fundada. A produção europeia iniciou-se em 1911.

Contacto: