Nova Ford Tourneo Custom Estará à Venda Este Ano; O Transporte de Passageiros Pleno de Estilo que Visa Atrair Clientes Particulares

• Ford anuncia que a nova Tourneo Custom estará à venda na Europa ainda este ano e em outros mercados globais. A Tourneo Custom é o primeiro passo no compromisso da Ford em actualizar por completo a sua linha de veículos comerciais até 2014

• A versão de produção deste elegante veículo vai estrear-se no Salão de Veículos Comerciais de Birmingham (Inglaterra), em Abril e tem por base o impressionante concept revelado em Genebra

• A Tourneo Custom oferece uma escolha entre oito ou nove lugares e distância curta ou longa entre eixos

• Com uma dinâmica semelhante a um veículo ligeiro, um cockpit centrado no condutor e um novo design interior, o veículo destina-se a uma nova geração de clientes para uso pessoal, ao novo estilo de vida e de trabalho

LISBOA, Portugal, 20 de Março de 2012 – A Ford Motor Company acaba de anunciar que a nova e dinâmica Tourneo Custom estará à venda na Europa, bem como em outros mercados globais, ainda este ano.

Elegante e atractiva, ganhou admiradores como concept no Salão Automóvel de Genebra, e marca assim o primeiro passo no compromisso da Ford em actualizar por completo a sua linha de veículos comerciais até 2014. A versão de produção da Tourneo Custom será revelada no 2012 Birmingham Commercial Vehicle Show em Abril.

"A nova e ousada Tourneo Custom sinaliza o início de uma revolução na gama de veículos comerciais da Ford", disse Stephen Odell, Presidente e CEO, Ford Europa. "É um veículo de transporte de passageiros fantástico e atractivo – por dentro e por fora – e oferece excelente praticabilidade no dia-a-dia do mundo real, além de ser óptimo de conduzir."

Novos Níveis de Estilo e Função

Com a sua nova e arrojada aparência, design interior e dinâmica de condução semelhante a um veículo ligeiro de passageiros, tecnologias inteligentes e excelente economia de combustível, a Ford Tourneo Custom traz novos níveis de estilo e função para o segmento dos veículos médios de transporte de passageiros.

A Tourneo Custom tem um perfil simples e avançado baseado na mesma abordagem de design "Kinetic" popular nos automóveis de passageiros da Ford. Isso inclui uma aparência mais desportiva, uma linha lateral ascendente e bem vincada, superfície vidrada em contínuo, grelha trapezoidal distintiva e proeminentes guarda-lamas.

Disponível em configurações de oito ou nove lugares, a Tourneo Custom oferece ainda a possibilidade de escolha entre a versão de distância entre eixos curta (4,97 metros de comprimento total) e a versão de distância entre eixos longa (5,34 metros de comprimento total), oferecendo ambas um generoso espaço para pessoas e bagagem.

O comprimento adicional da versão de distância entre eixos longa traduz-se num generoso espaço extra de bagagem atrás da terceira fila de bancos. Com uma altura de menos de dois metros, a Tourneo Custom está confortavelmente em conformidade com a maioria dos limites de altura dos parques de estacionamento.

Interiores Versáteis Como os de Um Automóvel

A Tourneo Custom traz também consigo o estilo e sofisticação de um automóvel para o segmento dos veículos médios de transporte de passageiros, com um interior totalmente novo construído com materiais de alta qualidade. O elegante painel de instrumentos esculpido com enfoque no condutor apresenta tecnologias intimamente relacionadas com as que se encontram na gama de automóveis ligeiros da Ford. O cockpit dispõe de uma posição de condução ajustável em altura e com a coluna de direcção regulável em altura e profundidade.

Os bancos traseiros têm um design completamente novo podendo ser facilmente rebatidos em várias configurações e removidos em segmentos ou na sua totalidade. Os passageiros dos bancos traseiros desfrutam de um ambiente espaçoso e cabina confortável, totalmente revestida.

Veículo com Tecnologias Inteligentes

O elevado nível de tecnologia oferecido pela Tourneo Custom inclui as seguintes características:

• Tecnologias ECOnetic – as avançadas características de baixas emissões de CO2, da Ford incluem o sistema Auto-Stop-Start e o Carregamento Regenerativo Inteligente, de série em todos os veículos com o nível 5 de emissões

• SYNC activado por voz, sistema de conectividade ‘in-car’– permite que os telemóveis e leitores de música se conectem ao veículo e sejam operados por controlo de voz

• Assistência de Emergência – este premiado novo recurso disponibilizado pelo SYNC foi concebido para ajudar os ocupantes a contactar os Serviços de Emergência em caso de acidente, fornecendo informações sobre a localização do veículo

• Sistemas de Retenção Avançados – inclui airbags de condutor, passageiro, laterais e de cortina

• Câmara de Visão Traseira – integrada no espelho retrovisor

• Assistência à Manutenção da Faixa e Alerta do Condutor – os recursos mais recentes de assistência ao condutor alertam o mesmo, quando o sistema detecta que o veículo está, inadvertidamente, a derivar para fora da pista, ou se o condutor estiver a ficar cansado ao volante

Economia de Combustível Excepcional

A motorização é uma versão melhorada do motor Duratorq TDCi de 2.2 litros da Ford, a diesel, com três potências: 100 cv, 125 cv e 155 cv. Com uma transmissão manual de seis velocidades e o sistema Auto-Stop-Start de série, a Tourneo Custom proporciona um consumo de combustível combinado de 6,9 l/100 km e emissões de 182 g / km de CO2.

A Tourneo Custom recorre a uma nova plataforma global da Ford, projectada para oferecer uma dinâmica de condução ágil e eficaz semelhante à de um automóvel, que reforça o conforto e reduz os níveis de ruído, oferece excelente funcionalidade, durabilidade e diminui os custos de manutenção, incluindo um económico intervalo de manutenção de 2 anos ou 50.000 Km.

"Combinámos níveis de conforto e de especificação de um automóvel, com uma acrescida praticabilidade e redução de custos de manutenção", afirmou Barry Gale, engenheiro-chefe da Ford Europa. "Este elegante veículo, com genuína capacidade irá reforçar a reputação da Ford em termos de longa durabilidade e valor."

Nova Geração de Veículos Comerciais Ford

A Tourneo Custom e outros novos veículos comerciais da Ford serão revelados em 2012, a partir do salão de veículos comerciais de Birmingham, em Abril.

A Ford também irá apresentar este ano a Transit de maiores dimensões e capacidade de carga. Estes modelos serão extensivamente vendidos numa base global, incluindo a América do Norte, e contarão também com tracção traseira.

A produção da nova Tourneo Custom terá início a partir de meados de 2012, na fábrica da Ford em Kocaeli, na Turquia, chegando ao mercado no final do ano.

A Ford Motor Company, empresa líder da indústria automóvel global, com sede em Dearborn, Michigan (EUA), produz e distribui automóveis em seis continentes. Com aproximadamente 166.000 empregados e cerca de 70 fábricas em todo o mundo, as marcas automóveis da empresa incluem Ford e Lincoln. A companhia presta serviços financeiros através da Ford Motor Credit Company. Para mais informações sobre os produtos Ford, por favor consulte www.fordmotorcompany.com.

A Ford Europa é responsável por produzir, comercializar e assistir os veículos da marca Ford em 51 mercados e emprega aproximadamente 66,000 trabalhadores. Em conjunto com a Ford Motor Credit Company, as operações da Ford Europa incluem a Divisão de Serviço ao Cliente e 22 instalações fabris, incluindo 'joint-ventures'. Foi em 1903 que os primeiros veículos Ford foram transportados para a Europa, no mesmo ano em que a Ford Motor Company foi fundada. A produção europeia iniciou-se em 1911.

Contacto: