Novo e Avançado Focus Lidera Presença da Ford em Genebra; Novo Mustang e Novo Edge Concept Fazem Também a Sua Estreia Neste Salão

• A Ford estreia, em termos europeus, um conjunto de novos modelos de produção e de ‘concepts’, para além de divulgar avançadas novas tecnologias no Salão de Genebra de 2014

• O novo Focus apresenta-se através de um elegante e emocional novo design exterior, modelo que redefine por completo o seu interior, com um ‘layout’ mais intuitivo; integra avançadas soluções de apoio à condução, bem como novos motores

• O novo Ford Mustang, o primeiro com comercialização confirmada na Europa após quase 50 anos de produção, conta com motores de potência e performance de classe mundial

• O novo Ford Edge Concept dá claras indicações sobre as tecnologias, design dinâmico e qualidade de construção que irão definir o novo SUV de grandes dimensões que virá para a Europa

• A Ford apresenta, pela primeira vez na Europa, o C-MAX Solar Energi Concept, o primeiro modelo de sempre propulsionado a energia solar, antecipando o que poderá ser o potencial veículo limpo do futuro

• A Ford expõe, também, em estreia na Europa a Ford Ranger do Rally Dakar, depois de completar a mais exigente prova do mundo, realizada na América do Sul

• Estreia na Europa, no novo Ford Focus, do sistema Ford SYNC 2, integrando um ecrã de toque de 8 polegadas, a cores e alta resolução, controlo por voz de sistemas de entretenimento, navegação, climatização e telemóveis

A Ford Motor Company faz hoje a estreia europeia em palcos de salões de um conjunto de novos veículos que destacam os progressos já alcançados na transformação da companhia, operada em torno do produto.

O novo Ford Focus que estará à venda no segundo semestre de 2014; o novo Ford Mustang que chega à Europa em 2015; e o novo Ford Edge Concept que antecipa a direcção a tomar em tecnologia, design e acabamentos daquele que será o novo SUV de grandes dimensões da companhia na Europa. Eles estão entre os mais de 25 novos veículos que a Ford irá lançar ao longo dos próximos cinco anos.

A Ford também apresenta em Genebra, e pela primeira vez na Europa, o C-MAX Solar Energi Concept, um veículo alimentado a energia solar, o primeiro do género, bem como a Ford Ranger do Rally Dakar. Destaque ainda, no Velho Continente, para a tecnologia SYNC 2, que permite aos condutores controlar os sistemas a bordo das suas viaturas, usando comandos de voz, simples e naturais, e um ecrã de toque de 8 polegadas, a cores e de alta resolução.

“Em Setembro de 2012, prometemos transformar o nosso negócio na Europa, através do poder da nossa estratégia One Ford,” disse Stephen Odell, Presidente da Ford da Europa, Médio Oriente e África. “O nosso compromisso visava acelerar o desenvolvimento de produto e trazer mais veículos e tecnologias aos nossos clientes, em vez de nos acomodarmos e esperar que a recessão passasse.

Prometemos lançar pelo menos 25 novos veículos durante um período de cinco anos. Até agora apresentámos onze, mas são esperados pelo menos mais dez só em 2014.”

Novo Focus com um design emocional

O novo Focus apresenta-se com um elegante e emocional novo design, integrando a nova imagem da Ford e um interior de enorme beleza e acabamentos; é o primeiro modelo a oferecer a nova tecnologia de Estacionamento Perpendicular em modo mãos livres, que ajuda o condutor nas manobras de marcha atrás em espaços de estacionamento lado a lado com outras viaturas; o sistema Alerta de Trânsito Cruzado, que alerta os condutores quando saem de um lugar de estacionamento para os veículos que podem estar próximos de se cruzarem atrás deles; e a Assistência à Saída do Estacionamento, ajudando os condutores a sair de um estacionamento em paralelo.

O carácter desportivo e o apelo à condução vêm-se reforçados através de uma grelha de design horizontal e de um interior com formato ‘cockpit’. O novo Focus marca, também, a estreia europeia do SYNC 2, avançado sistema de conectividade ‘in-car’ da Ford, bem como dos novos motores de 1,5 litros, EcoBoost a gasolina e TDCi diesel, e do bloco de 1,0 litros EcoBoost com 99 g/km de CO2*.

O novo Focus será, também, o primeiro modelo Ford na Europa a oferecer uma versão melhorada do sistema de Travagem Activa em Cidade, evoluído para passar a operar a velocidades até aos 50 km/h, bem como o sistema de Assistência à Pré-Colisão, que funciona de forma similar ao sistema de Travagem Activa em Cidade, mas com uma muito maior abrangência em termos de detecção de veículos, ajudando o condutor caso este circule a velocidades mais elevadas. A tecnologia MyKey da Ford surge também em estreia no novo Focus.

Distintamente Mustang

A comercialização do novo Ford Mustang está confirmada na Europa pela primeira vez, depois de quase 50 anos de produção, prometendo níveis de classe mundial em termos de performance, abraçando todo o património e estatuto do Mustang como ícone mundial, registando nove milhões de unidades vendidas.

Equipado com os novos e potentes blocos de 2,3 litros EcoBoost e V8 de 5,0 litros, o novo Mustang integra, igualmente, um conjunto de soluções de conveniência e de ajuda à condução, como o sistema SYNC 2 e Modos de Condução Seleccionáveis para ajuste do esforço dispendido na direcção, resposta do motor, transmissão e definições do controlo de estabilidade electrónico.

O novo Mustang estará disponível em variante coupé ou descapotável, ambos integrando um design desenvolvido a partir do zero, embora retendo todos os clássicos elementos-chave do Mustang, reconhecidos pelos fãs do modelo da Europa e do mundo.

Ford Edge Concept define-se por um design elegante

O novo Ford Edge Concept deixa claras indicações sobre as tecnologias, design e qualidade de construção que irão definir o novo SUV de grandes dimensões a lançar na Europa.

Entre as avançadas e automatizadas tecnologias de condução incluem-se um sistema protótipo de estacionamento, operado por controlo remoto, que pode ser operado a partir de dentro ou fora do veículo, bem como sistemas para evitar a colisão com obstáculos, actualmente em desenvolvimento pela Ford.

Com um design cuidadosamente esculpido e fluido, o exterior comunica a capacidade atlética, confiança e conteúdos do modelo, complementados por um interior concebido com materiais e acabamentos ‘premium’, indiciando que o primeiro grande SUV topo-de-gama da Ford para a Europa irá superar as expectativas do segmento.

C-MAX Solar Energi Concept

O C-MAX Solar Energi Concept da Ford é o primeiro automóvel alimentado a energia solar, conseguida a partir de um acumulador especial que actua como uma lente de aumento, que direcciona a intensidade dos raios solares para os painéis solares colocados no tejadilho do veículo, garantindo os mesmos níveis de performance que o C-MAX Energi plug-in hybrid.

A Ford estima que 75 por cento das viagens feitas por um condutor comum poderiam ser realizadas a energia solar e que o C-MAX Solar Energi Concept poderia reduzir o volume anual de emissões de gases com efeito de estufa em cerca de quatro toneladas. O veículo poderia ter uma autonomia superior a 30 quilómetros** com uma carga solar de um dia, economizando-se mais de 1.000 Euros por ano em combustível, com base na utilização de um utilizador médio europeu.***

Também exposto na Europa pela primeira vez estará a Ford Dakar Ranger, acabada de completar o Rally Dakar, aquela que foi a sua prova de estreia. Com base na variante 4x4 de cabine dupla da Ford Ranger de produção, entretanto modificada pela Neil Woolridge Motorsport, com apoio da Equipa de Desenvolvimento de Produto Global da Ford, a Ford Ranger Dakar apresenta uma carroçaria em material composto, avançados componentes de baixo peso e um motor V8 de 5,0 litros com 350 cv.

Ecrã táctil e controlo por voz com o SYNC 2

A tecnologia Ford SYNC 2 permite o controlo do sistema de navegação, climatização, telemóveis e entretenimento com recurso a comandos vocais naturais, integrando um ecrã de toque de 8 polegadas, a cores e alta resolução, numa estreia na Europa.

O simples toque do botão de controlo vocal, com a expressão "estou com fome", fará aparecer uma lista de restaurantes locais, enquanto os destinos de navegação podem ser solicitados através da morada completa.

Estreando-se na Europa no novo Focus, o SYNC 2 oferece múltiplas opções de conectividade, incluindo duas entradas USB. A apresentação de conteúdos dividida no ecrã apresenta marcadores de estrada e intersecções com enorme detalhe em 3D, bem como o guia de viagens da MICHELIN e o Guia Verde MICHELIN.

“Somos, na Europa e neste momento, uma companhia diferente da que éramos há 18 meses,” disse Odell. “E daqui a 18 meses, a transformação dos nossos stands será ainda mais dramática. O resultado será uma Ford ainda mais vibrante e emocionante na Europa."

* Os consumos e emissões de CO2 referidos foram medidos de acordo com as últimas actualizações das especificações técnicas da Regulamentação Europeia (EC) 715/2007 e (EC) 692/2008. Os resultados poderão diferir dos valores alcançados noutras regiões do globo devido a diferentes ciclos de condução diferentes e regulamentos específicos desses mercados. Os consumos e emissões de CO2 referem-se a uma variante de um veículo e não a um único modelo. Os procedimentos de base aos testes aplicados permitem a comparação entre diferentes tipos de veículos e diferentes construtores. Para além da eficiência de combustível de um automóvel, os comportamentos ao volante, bem como outros factores não-técnicos desempenham um papel determinante nos consumos de combustível e emissões de CO2 de um automóvel. O CO2 é o principal gás de estufa responsável pelo aquecimento global. Os resultados poderão diferir dos valores alcançados noutras regiões do globo devido a diferentes ciclos de condução diferentes e regulamentos específicos desses mercados.

** Estimativas de consumos de combustível, emissões de gases de efeito estufa e a qualidade do ar são meros indicadores e emitidos pela Agência Norte-Americana de Protecção Ambiental - Departamento de Transportes e Qualidade do Ar (U.S. Environmental Protection Agency - Office of Transportation and Air Quality).

*** Considerando um custo de € 1,5 por litro de combustível

A Ford Motor Company, empresa global da indústria automóvel, sediada em Dearborn, Michigan (EUA), produz e distribui automóveis em seis continentes. Com cerca de 181.000 empregados e 65 fábricas em todo o Mundo, conta no seu portfólio automóvel com as marcas Ford e Lincoln. A empresa disponibiliza serviços financeiros através da Ford Motor Credit Company. Para mais informações sobre a Ford e os seus produtos, por favor visite www.corporate.ford.com.

A Ford Europa é responsável pela produção, comercialização e pós-venda da marca Ford em 50 mercados individuais, empregando aproximadamente 47.000 pessoas nas suas instalações e cerca de 67.000 pessoas no âmbito das ‘joint-ventures’ e restantes parcerias. Em complemento à Ford Motor Credit Company, as operações da Ford Europa incluem a Ford Customer Service Division e 22 unidades fabris (13 detidas na totalidade ou em regime de ‘joint venture’ consolidada, mais nove em regime de ‘joint venture’ não consolidada). Os primeiros automóveis Ford foram enviados para a Europa em 1903, o mesmo ano da fundação da Ford Motor Company. A produção na Europa teve início em 1911.