Novo Focus: mais inovador, dinâmico e eficiente

As novas versões diferenciadas incluem o topo de gama Focus Vignale e o Focus Active de inspiração SUV.

O novo Focus representa a expressão máxima do design e da tecnologia Ford. Além de estar perfeitamente desenhado para a cidade, o cuidado dos seus acabamentos, com detalhes vanguardistas e uma forte inspiração desportiva, reafirmam a sua personalidade.

Com uma longa tradição no mercado português e com um expressivo parque circulante nacional, a Ford é uma das marcas com maior presença nas frotas das Pequenas e Médias Empresas (PME’s), no nosso país.

Para atingir este posicionamento e uma boa quota de mercado nas frotas, a Ford tem desenvolvido, ao longo dos últimos anos, diversos programas orientados para o cliente empresarial - com base numa experiente e bem estruturada rede de concessionários e de reparadores autorizados posicionados em todo o Território Nacional - para garantir uma boa coberta geográfica e um amplo serviço oficial de pós-venda.

Assim, a nova geração do Focus apresenta-se ao mercado empresarial com uma sólida imagem da marca no nosso país, ao mesmo tempo que disponibiliza nesta sua nova geração, mais tecnologia, mais espaço, maior conforto e, fundamentalmente, mais segurança para o condutor e seus passageiros, fator comprovado em diversos testes internacionais deste âmbito.

Tecnologias

As novas tecnologias de assistência ao condutor minimizam o stress do pára-arranca, permitem estacionar apenas ao pressionar um botão e contribuem para evitar acidentes. O Focus está mais confortável do que nunca, com novos modos de condução e sofisticadas tecnologias de suspensão, que suavizam o impacto da rigidez do terreno ou as irregularidades do piso urbano.

O novo Ford Focus dispõe de mais estilo, melhor espaço e tecnologias de condução avançadas, pensadas em satisfazer as exigências dos condutores das empresas, que preferem para o seu trabalho do dia-a-dia, o conforto dos modelos familiares médios. As soluções de conectividade e entretenimento incluem modem de bordo FordPass Connect, carregamento sem fios (wireless), SYNC 3 ativado por voz com ecrã táctil, e sistema de som B&O PLAY.

Os engenheiros da Ford perceberam e incorporam na nova geração do Focus as novas tendências de consumo. Assim, o modelo Focus de cinco portas e o modelo Focus SW contam com versões ainda mais diferenciadas e adaptadas aos modernos estilos de vida, cada uma com características próprias. Estilos próprios também se observam no elegante Focus Titanium; no desportivo Focus ST-Line e no topo de gama Focus Vignale.

A versão crossover Focus Active apresenta um desenho exterior mais direcionado para o segmento dos carros SUV, ou seja, dispõe de uma maior distância ao solo, barras de tejadilho e proteções adicionais.

Ambiente e conforto

O interior do Focus é caracterizado por linhas simples e bem definidas, materiais expressivos e superfícies perfeitamente integradas, tornando as viagens numa tarefa mais tranquila e proveitosa. As portas da frente fluem mais suavemente a partir do tablier/painel de instrumentos, num efeito mais envolvente, enquanto os materiais proporcionam uma sensação mais premium.

O requinte desta nova geração reflete-se também em pormenores decorativos em vidro polido e acabamentos escovados. Detalhes e materiais únicos incluem os acabamentos com efeito de madeira de grão fino e o couro premium no Vignale, acabamentos desportivos com efeitos de fibra de carbono e costuras a vermelho no ST-Line, e materiais, texturas e superfícies mais robustas no Active.

Segurança ativa

O Controlo de Velocidade de Cruzeiro Adaptativo (ACC), permite ao veículo manter uma distância de segurança em relação aos veículos da frente. No Focus, ele foi reforçado com:

• Stop & Go, que imobiliza por completo o veículo em situações de trânsito pára-arranca, e liberta automaticamente os travões para o carro voltar a arrancar se a paragem durar menos de 3 segundos (disponível apenas com caixa automática)
  • Reconhecimento de Sinais de Velocidade, capaz de ajustar a velocidade do veículo para os limites legais, por via da monitorização dos limites de velocidade nos sinais de trânsito e pórticos de informação, e da utilização dos dados recolhidos pelo sistema de navegação de bordo

Centragem na Faixa, contribui para reduzir o stress durante viagens longas ao manter o veículo centrado na sua faixa.

Pela primeira vez, o sistema Ford de luzes dianteiras adaptativas com iluminação preditiva em curva e iluminação com base nos sinais de trânsito pré-ajusta os padrões dos faróis para a máxima visibilidade antes de se abordar uma curva, cruzamento ou rotunda.

O Focus é também o primeiro veículo Ford na Europa a oferecer um sistema Head-up display (HUD)– um dos maiores e mais luminosos do mercado – o qual permite que o condutor mantenha o seu olhar na estrada, ao projetar informação útil no seu campo de visão.

O Assistente de Estacionamento Ativo2 torna o estacionamento ainda mais fácil, ao controlar a caixa de velocidades para a frente ou para atrás, o acelerador e a travagem, bem como a direção. Assim, este sistema manobra automaticamente o carro em espaços de estacionamento perpendiculares e paralelos com apenas mais 1,1 m de comprimento do que o carro. Para controlar os movimentos do veículo, o condutor tem apenas de engrenar o ponto-morto e carregar num único botão na consola central (disponível apenas com caixa automática).

Outras tecnologias concebidas para ajudar os condutores do Focus a evitar acidentes e distrações na estrada, incluem o Assistente de Pré-Colisão com Deteção de Peões e Ciclistas; Assistente de Manobras Evasivas; Sistema de Informação de ângulo Morto com Alerta de Trânsito Cruzado; Câmara traseira de visão alargada; alerta de Sentido Proibido e Travagem Pós-Colisão.

Novos motores

A suspensão traseira independente conta agora com o sistema de Controlo Contínuo do Amortecimento (CCD), o qual monitoriza, a cada 2 milissegundos, as reações da suspensão, carroçaria, direção e travões, ajustando a resposta do amortecimento para obter a dinâmica mais suave possível. A tecnologia tem também capacidade para detetar buracos no asfalto, reduzindo, assim, o impacto que habitualmente se reflete nos passageiros.

Os clientes do novo Focus podem escolher as seguintes motorizações:

• a gasolina Ford 1.0 EcoBoost com 100 e 125 cv, melhorado para proporcionar consumos de 4,7 l/10 0km e 107 g/km de CO2
  • novo motor a gasolina Ford 1.5 EcoBoost com 150 cv (na versão Vignale) e consumos de 5,3 l/100 km e emissões de 121 g/km de CO2
  • novo motor diesel Ford 1.5 EcoBlue com 120 cv com consumos desde 3,5 l/100 km e 91 g/km de CO2
  • potente motor diesel Ford 2.0 EcoBlue com 150 cv e consumos de 4,4 l/100 km e 114 g/km de CO2

Para uma melhor dinâmica de condução, o condutor poderá também optar entre a caixa manual de seis velocidades e a nova caixa automática de oito velocidades, ambas com suavidade e precisão. A nova caixa automática de oito velocidades tem capacidade de se adaptar eficazmente aos diferentes estilos de condução, com passagens de caixa otimizadas e extremamente rápidas.

Os concessionários da rede oficial Ford em Portugal estão à disposição para proporcionarem mais informações sobre a nova gama Focus, que já se encontra à venda no nosso país. Bem-vindo à condução do futuro, porque este é o seu Focus.

Saiba mais em ford.pt