O Dinâmico Ford Tourneo Custom Concept Faz a Sua Estreia Mundial no Salão Automóvel de Genebra 2012

• O Ford Tourneo Custom concept faz a sua estreia mundial no Salão Automóvel de Genebra exibindo uma nova e espectacular imagem, a antevisão do lançamento de uma nova família de veículos comerciais Ford Transit de uma tonelada, para o transporte de passageiros e de mercadorias, destinados à Europa e Ásia

• O dinâmico e contemporâneo Tourneo Custom concept adopta a mesma linguagem Kinetic Design dos veículos de passageiros mais recentes da Ford exibindo uma nova abordagem ao espaço, estilo e funcionalidade visando uma nova geração de clientesTourneo

• O elegante concept de oito lugares traz uma nova energia para os segmentos de utilização pessoal, estilo de vida e de transporte de passageiros; dinâmica e conforto semelhante a um automóvel ligeiro, reunidas num ‘cockpit’ focado no condutor e num completamente novo e luxuoso design interior

• Com assentos traseiros multi-ajustáveis e removíveis pode ser adaptado para actividades de lazer ou negócios, enquanto tecnologias inovadoras incluem o sistema de conectividade ‘in-car’ SYNC com activação por voz e Assistência de Emergência

• O concept incorpora os mais recentes sistemas de assistência ao condutor e tecnologias Ford ECOnetic de baixas emissões de CO2 que ajudam a alcançar a melhor economia de combustível da classe

LISBOA, Portugal, 29 de Fevereiro 2012 – O novo e dinâmico Ford Tourneo Custom concept fará a sua estreia mundial em Março no Salão de Genebra 2012, trazendo um novo nível de energia e estilo para o segmento de veículos de utilização pessoal europeu.

Antecipando a introdução de uma gama completamente nova de veículos de transporte de passageiros, seguindo-se os veículos comerciais, o Tourneo Custom concept apresenta uma nova e espectacular imagem que irá apelar aos clientes que buscam estilo, funcionalidade e espaço.

"Um olhar apenas para o Tourneo Custom concept é suficiente para perceber que irá injectar um novo e excitante espírito no segmento de utilização pessoal," disse Stephen Odell, Presidente e CEO da Ford da Europa. “A nossa nova gama dá-nos a oportunidade de atrair novos clientes com uma nova direcção e aproveitámos esta oportunidade com ambas as mãos”.

"Estamos muito entusiasmados com a apresentação deste novo e relevante concept em Genebra. As qualidades iguais às de um veículo ligeiro de passageiros deste Tourneo Custom serão apreciadas por uma ampla gama de clientes de lazer e de negócios, e este é o local ideal para apresentar o veículo pela primeira vez."

O Tourneo Custom concept antecipará uma série de novas e relevantes funcionalidades, que dão a este veículo uma enorme semelhança com um automóvel.”

Dispõe de um interior de novo design cujo ‘cockpit’ está focado no condutor e uma luxuosa cabina, totalmente revistida onde os materiais oferecem o ambiente e a qualidade de um carro moderno veículo de passageiros.

O concept apresenta também uma série de inovações inteligentes, incluindo bancos traseiros multi-ajustáveis e removíveis, sistema SYNC com activação por voz, sistema de conectividade ‘in-car’ com Assistência de Emergência e as mais recentes tecnologias ECOnetic de baixas emissões de CO2 da Ford.

Nova linguagem de design

O Tourneo Custom concept transmite muito claramente uma fantástica nova direcção de design para a gama de veículos comerciais Ford, que será introduzida mais tarde em 2012.

Com a sua aparência avançada, o veículo concept incorpora o mesmo carácter dinâmico que os automóveis de passageiros com a linguagem Kinetic Design da Ford, gerando a forte sensação de movimento, mesmo quando o veículo está parado.

"Estabelecemos criar um design com linhas limpas, futuristas e com um verdadeiro sentimento de actualidade," explicou Paul Campbell, chefe de design, Ford Europa.

"Com a sua presença mais desportiva, linha de cintura mais elevada e superfície vidrada, o Tourneo Custom concept traz algo fresco e emocionante para este segmento do transporte de passageiros”.

"Aplicando os princípios do Design Kinetic mais recentes, o design tem um estilo e um carácter completamente novos," acrescentou.

As características da assinatura Kinetic Design ajudam a imprimir no Tourneo Custom concept o seu carácter único, como a proeminente grelha trapezoidal, a linha de cintura elevada, guarda-lamas proeminentes e a linha das janelas sobre-elevada na parte final.

O concept é ainda reforçado por uma série de detalhes elegantes como o contorno cromado da grelha frontal e as luzes de LED, e ainda as jantes de liga leve de 18”.

Interior luxuoso, igual aos automóveis

Apresentando um novo nível de estilo e sofisticação, semelhante ao dos automóveis, para o segmento de uso pessoal, o Tourneo Custom concept apresenta um novo design de interiores.

"Pretendiamos dar ao condutor e aos passageiros dos lugares traseiros, um interior que tem os mesmos padrões de design e qualidade que um carro moderno, mas com amplo espaço para pessoas e bagagem", explicou Campbell.

"Desde a seu moderno ‘cockpit’, centrado no condutor, à luxuosa cabina traseira com acabamentos em couro, o Tourneo Custom concept mostra que os interiores nesta classe podem ser funcionais e atraentes."

O elegante e esculpido painel de instrumentos, é orientado em torno do condutor e apresenta tecnologias que estão intimamente relacionadas com as que equipam a gama de veículos Ford. Tal como o exterior, o interior segue a mesma abordagem do Kinetic Design que os carros de passageiros mais recentes, como, por exemplo, na parte superior do painel de instrumentos.

Os ocupantes nos assentos traseiros estão cercados por espaço e luxo, com uma cabina totalmente revestida que incorpora elementos Kinetic Design nos painéis laterais e que estão relacionados com os temas gráficos da frente.

Os bancos traseiros, eles próprios são de design completamente novo, que podem ser facilmente dobrados em várias configurações, ou completamente removidos. Isso permite que o interior seja facilmente adaptado para se adequar a uma utilização profissional ou de lazer.

Neste concept, a sensação do interior luxuoso e espaçoso é reforçada por um esquema de cores em dois tons exclusivos, com assentos de couro cosido à mão com inserções de atraentes tecidos.

Nova funcionalidades inteligentes

O Tourneo Custom concept evidencia que os clientes do segmento de mercado de uso pessoal podem esperar obter os mesmos níveis elevados de tecnologia que são apreciados pelos condutores de automóveis Ford.

Entre as funcionalidades inteligentes incluídas no concept estão:

• ECOnetic Technologies – características de baixas emissões de CO2 da Ford que incluem o sistema Auto-Stop-Start e carregamento regenerativo inteligente

• SYNC com activação por voz e sistema de conectividade ‘in-car’ – permite que telemóveis e dispositivos de música sejam ligados ao veículo e controlados por voz

• Assistência de Emergência – disponibilizado pelo SYNC, esse novo recurso foi criado para auxiliar os ocupantes no contacto com os serviços de emergência em caso de acidente, fornecendo informações de localização do veículo

• Avançado sistema de retenção – incluindo airbags do condutor, passageiro, laterais e de cortina

• Câmera de visão traseira – integrado no espelho retrovisor

• Aviso de saída de Estrada e Alerta do Condutor – os mais recentes recursos de assistência ao condutor que o alertam caso o sistema detecte o veículo a sair fora da faixa de rodagem inadvertidamente, ou se o condutor denota sinais de cansaço ao volante

Para garantir que esta especificação avançada é complementada pelo excelente desempenho em economia de combustível, o concept é alimentado por uma versão mais refinada do motor 2.2 litros com 155cv, da família Ford Duratorq TDCi.

O Tourneo Custom concept baseia-se numa nova plataforma global da Ford que foi projectada para oferecer uma dinâmica semelhante à dos automóveis, incluindo agilidade, maneabilidade, conforto de rolamento melhorado e níveis de ruído reduzidos.

"Os clientes no segmento de mercado de uso pessoal exigem níveis muito mais elevados de tecnologia, desempenho e utilização," disse Barry Gale, engenheiro chefe, Ford Europa. "Este concept mostra que estamos a tomar essas exigências muito a sério, e que os clientes podem esperar uma experiência de condução gratificante e semelhante à de um automóvel".

Nova geração de veículos comerciais Ford

A estreia do Tourneo Custom concept adicionou significado ao anúncio da chegada de uma geração completamente nova de veículos comerciais Ford. A gama completa de versões será revelada durante 2012.

Dando o ‘pontapé de saída’ nesta grande série de lançamentos, o Tourneo Custom concept põe em relevo uma nova família de veículos de transporte de passageiros e de comerciais Ford de uma tonelada que serão lançados na Europa e outros mercados globais, mas que não serão vendidos na América do Norte.

"A iminente chegada de um novo veículo de transporte de passageiros e de mercadorias é um momento emocionante para nós", disse Gale. "O novo modelo dá-nos muito o que falar, e estamos ansiosos para partilhar mais detalhes muito em breve."

Esta nova gama será motorizada por versões aperfeiçoadas do novo motor diesel 2.2 litros Duratorq TDCi que foi inicialmente introduzido em 2011; com a tecnologia de Auto-Stop-Start disponível de série, a Ford visa alcançar a melhor economia de combustível da classe.

Estarão disponíveis três níveis de potência: 100, 125 e 155cv.Todas as versões são equipadas com caixa manual de seis velocidades e tracção dianteira.

A gama de versões inclui uma grande variedade de configurações de carroçaria e dois comprimentos de chassis (SWB =curto e LWB=longo) permitindo uma capacidade extra para bagagem ou mercadorias quando necessário.

A Ford apresentará versões Transit de maiores dimensões e com maior capacidade de carga durante 2012. Estas versões serão vendidas em todo o mundo, incluindo América do Norte e também contará com tracção traseira.

"2012 é um ano extremamente significativo para Ford pois começamos a lançar uma gama completamente nova de veículos comerciais," disse Odell. "Os nossos comerciais líderes de mercado criaram uma enorme reputação de valor e de durabilidade, e a nossa nova gama é destinada a elevar isso a um novo nível."

A Ford Motor Company, empresa global da indústria automóvel, sediada em Dearborn, Michigan (EUA), produz e distribui automóveis em seis continentes. Com cerca de 164.000 empregados e 70 fábricas em todo o Mundo, conta no seu portfólio automóvel com as marcas Ford e Lincoln. A empresa providencia serviços financeiros através da Ford Motor Credit Company. Para mais informações sobre produtos Ford, por favor visite http://corporate.ford.com.

A Ford Europa é responsável pela produção, comercialização e pós-venda da marca Ford em 51 mercados individuais, empregando aproximadamente 66.000 pessoas. Em complemento à Ford Motor Credit Company, as operações da Ford Europa incluem a Ford Customer Service Division e 22 unidades fabris, incluindo ‘joint ventures’. Os primeiros automóveis Ford foram enviados para a Europa em 1903, o mesmo ano da fundação da Ford Motor Company. A produção na Europa teve início em 1911.

Contactos: