O Novo Protector de Portas da Ford Evita Mossas e Riscos Até nos Lugares de Estacionamento Mais Apertados

• O novo Protector de Portas da Ford é o primeiro sistema activo para evitar mossas e riscos de reparação dispendiosa e a proporcionar protecção aos veículos vizinhos

• O Protector de Portas, que estará disponível no Ford Focus a partir de Janeiro de 2012, é activado quando a porta é aberta. Um perfil de protecção em borracha oculto posiciona-se quando a porta abre, tornando-se um párachoques que evita danos à pintura e carroçaria

• Pesquisa elaborada pela Ford mostra que 72% dos veículos pertencentes a famílias por toda a França, Alemanha, Itália, Espanha e Reino Unido já experienciaram mossas e riscos nas portas do seu veículo

• Portugal não é excepção onde uma percentagem elevada de condutores, particularmente nos grandes centros urbanos, admite já ter sofrido igual experiência

A Ford está a lançar uma nova funcionalidade desenhada para evitar mossas e riscos, que se tornaram num factor de agravamento de custos de manutenção na Europa, onde existem algumas das ruas mais estreitas do mundo e dos mais apertados espaços de estacionamento.

O Protector de Portas vai ser lançado a partir de Janeiro de 2012 com o Ford Focus. O sistema – desenhado pelos engenheiros da Ford em Colónia (Alemanha) –, é activado automaticamente quando a porta é aberta. Um perfil de protecção oculto na porta desliza para a sua posição numa fracção de segundo quando esta se abre, actuando como um párachoques que evita danos à pintura e à carroçaria.

"O Protector de Portas vai ser uma daquelas características que nós pensamos que fará com que os clientes digam 'Porque é que ninguém pensou nisto antes?' " afirma Matthias Tensing, engenheiro de Desenvolvimento de Produto. "Vai ser um alívio para os pais com crianças no banco de trás ou para quem precisa de estacionar num local apertado".

Dos 72% dos lares que possuem veículos em França, Alemanha, Itália, Espanha e Reino Unido registam danos nas portas do seu veículo, de acordo com a pesquisa da Ford. O custo de reparação de uma porta de carro amolgada pode chegar facilmente aos 300 euros.

Os proprietários de automóveis em Espanha são os mais susceptíveis de sofrer danos nas portas dos seus veículos, sugere a referida pesquisa, que afirma que cerca de 83% dos mesmos dizem ter sofrido danos na pintura. E apesar de estatisticamente as famílias que possuem carro no Reino Unido serem as mais cuidadosas, 53% confessou ter já riscado ou amolgado a porta do seu carro.

Embora esta pesquisa não inclua números relativos a Portugal, poderemos afirmar que um elevado número de automóveis serão alvo do mesmo problema, em particular nos grandes centros urbanos onde abundam as ruas estreitas e os espaços de estacionamento exíguos, factores potenciadores destes incidentes.

O Protector de Portas da Ford oferece uma defesa contra danos para estes proprietários através da plena extensão até à sua posição de protecção no intervalo de abertura da porta de apenas 150 mm. Esta funcionalidade protege contra mais de 90% dos obstáculos em diversas posições junto às portas dianteiras e 85% junto às portas traseiras.

Oferecendo a máxima protecção com o mínimo de impacto sobre o peso e sem afectar mecanismos existentes ou desempenho em situações de impacto lateral, o Protector de Portas retrai-se em apenas 60 milésimos de segundo permitindo que as portas se fechem e inclui um mecanismo de emergência que previne algum dano se o protector estiver a obstruir quando se fecha a porta. É utilizado um composto especial de borracha que pode suportar milhares de ciclos de utilização e que produz um ruído mínimo ao posicionar-se. O perfil de protecção retira-se rápida e facilmente e é substituído por outra unidade que se encaixa simplesmente no lugar.

Vídeo disponível em http://www.youtube.com/watch?v=iib8F0XSg18

A Ford Motor Company, empresa líder da indústria automóvel global, com sede em Dearborn, Michigan (EUA), produz e distribui automóveis em seis continentes. Com aproximadamente 166.000 empregados e cerca de 70 fábricas em todo o mundo, as marcas automóveis da empresa incluem Ford e Lincoln. A companhia presta serviços financeiros através da Ford Motor Credit Company. Para mais informações sobre os produtos Ford, por favor consulte www.fordmotorcompany.com.

A Ford Europa é responsável por produzir, comercializar e assistir os veículos da marca Ford em 51 mercados e emprega aproximadamente 66,000 trabalhadores.

Em conjunto com a Ford Motor Credit Company, as operações da Ford Europa incluem a Divisão de Serviço ao Cliente e 22 instalações fabris, incluindo 'joint-ventures'. Foi em 1903 que os primeiros veículos Ford foram transportados para a Europa, no mesmo ano em que a Ford Motor Company foi fundada. A produção europeia iniciou-se em 1911.

Contacto: