Os Jovens Condutores Aceleram, Usam ‘Smartphones’ e Bebem Enquanto Conduzem o Carro dos Pais - e Muitos Nem Sequer Pedem as Chaves

·         Novo inquérito revela os riscos que os jovens condutores correm ao volante do carro da família

·         A grande maioria dos inquiridos conduz o carro da mãe ou do pai e aceleram e usam ‘smartphones’

·         Falta de empregos e elevado custo das casas leva a que os jovens fiquem em casa dos pais até mais tarde

·         Pais suportam os custos quer em casa, quer na estrada

COLÓNIA, Alemanha, 30 de Março 2017 – Os jovens condutores correm riscos ao volante dos carros dos seus pais - que muitos levam sem pedir –, tais como excesso de velocidade, uso de telemóveis e condução sob efeito do álcool.

Estas são as conclusões de um novo inquérito encomendado pela Ford que destaca a necessidade de formação específica de condutores na Europa*, onde os acidentes de carro são a principal causa de morte para os jovens condutores** e onde as dificuldades financeiras implicam que jovens adultos fiquem a viver em casa dos pais até mais tarde.***

Uns expressivos 82 por cento dos inquiridos conduz o carro da família, 39 por cento ultrapassam o limite de velocidade, 35 por cento levam o carro sem perguntar e 27 por cento usa os ‘smartphones’ para fazer chamadas, enviar mensagens ou tirar selfies. Existe ainda mais 6 por cento que conduz depois de beber.

“Voltar de novo para casa - ou nunca ter chegado a sair - pode levar a atritos entre pais e jovens que não são mais crianças”, disse Jim Graham, responsável pelo ‘Driving Skills for Life’ da Ford. “Os jovens adultos podem ver o carro da família como uma porta de entrada para a liberdade, uma base para actividades sociais. Mas, para a sua segurança, e para a dos outros utentes da estrada - especialmente se conduzem um carro mais potente do que eles estão acostumados - precisam garantir que o fazem de forma responsável.”

Na Europa, cerca de metade dos jovens com idades entre os 18 e os 29 anos, vive com os pais.*** O elevado número de desemprego entre os jovens ****, os valores de arrendamento e as dificuldades de entrada e de progressão numa carreira, tudo contribui. Os estudantes universitários regressam frequentemente a casa após concluir os seus estudos, um fenómeno conhecido por “geração boomerang”.

Entre os inquiridos, 74 por cento até tem o seu próprio carro, mas continuam a conduzir o carro da família, seja para poupar dinheiro, ou para impressionar os amigos. Para os pais, isto pode ser um desafio financeiro. A pesquisa sugere que manter um jovem adulto em casa pode custar mais de 4.300 euros por ano, com os custos com o carro a incluir prémios de seguro adicionais, combustível e reparações. *****

Nota do editor:
Desde 2013, a Ford Europa investiu um total de 12 milhões de euros em formação através do seu aclamado programa “Ford Driving Skills for Life”. Os cursos práticos são gratuitos e abrangem o reconhecimento dos perigos, a condução do veículo e a gestão da velocidade e do espaço. O programa também destaca os riscos inerentes às distracções das redes sociais como o envio de mensagens e tirar selfies ao volante, e ainda os perigos de beber e conduzir, ou conduzir sob o efeito de drogas. Este ano, a Ford vai organizar treino gratuito na Alemanha, Bélgica, Espanha, Finlândia, França, Holanda, Itália, Polónia, Reino Unido, Roménia, Rússia, Turquia e, pela primeira vez, na Hungria e na Noruega.
A tecnologia Ford MyKey permite aos proprietários dos veículos a programação de uma chave para uso por outros condutores que inibe a recepção de chamadas telefónicas, restringe o limite de velocidade máxima e desactiva o sistema de áudio no seu conjunto se os ocupantes não estiverem a usar os cintos de segurança.

* Inquérito realizado a 5.003 jovens condutores, com idades compreendidas entre os 17 e os 24 anos, na Alemanha, Espanha, França, Itália e Reino Unido.

** http://www.dacota-project.eu/

*** https://www.theguardian.com/news/datablog/2014/mar/24/young-adults-still-living-with-parents-europe-country-breakdown

**** https://www.imf.org/external/pubs/ft/sdn/2014/sdn1411.pdf

***** http://www.dailymail.co.uk/news/article-2778850/Boomerang-children-cost-72-week-Quarter-50s-adult-offspring-living-home.html

A Ford Motor Company é uma empresa global da indústria automóvel e de mobilidade, com sede em Dearborn, Michigan, EUA. Com aproximadamente 201.000 empregados e 62 fábricas em todo o mundo, o negócio principal da empresa inclui a concepção, produção, marketing e serviços a uma gama completa de veículos Ford de passageiros, comerciais, SUV, bem como aos veículos de luxo Lincoln. Para expandir o seu negócio, a Ford persegue agressivamente oportunidades emergentes através de investimentos em electrificação, autonomia e mobilidade. A Ford fornece serviços financeiros através da Ford Motor Credit. Para mais informação sobre a Ford e os seus produtos e serviços, visite a página www.corporate.ford.com. ?

A Ford Europa é responsável por produzir, comercializar e assistir os veículos da marca Ford em 50 mercados e emprega aproximadamente 52.000 trabalhadores nas suas instalações e aproximadamente 68.000 incluindo as ‘joint-ventures’. Em conjunto com a Ford Motor Credit Company, as operações da Ford Europa incluem a Divisão de Serviço ao Cliente e 24 instalações fabris (16 detidas integralmente ou instalações em ‘joint-ventures’ consolidadas e 8 em 'joint-ventures' não consolidadas). Foi em 1903 que os primeiros veículos Ford foram transportados para a Europa, no mesmo ano em que a Ford Motor Company foi fundada. A produção europeia iniciou-se em 1911.