Ouvir Para Ajudar: Fãs do Facebook da Ford Escolhem os Sons para o Novo Focus Eléctrico

• A Ford foi ter com os fãs da página do Facebook dos Veículos Eléctricos Ford para saber qual seria o seu som preferido para o próximo modelo eléctrico, o Focus

• Os fãs partilharam as suas opiniões sobre os sons, assim como as suas ideias sobre a possibilidade de costumizar diferentes sons para ir ao encontro das necessidades dos clientes

• Três dos quatro sons pontuaram quase igualmente, o que sugere que os ouvintes estão indecisos entre o som de um motor tradicional a gasolina e o som de uma turbina futurista

• Os colaboradores da Ford também participaram com a sua opinião no questionário apresentado no site da intranet da empresa

• Os engenheiros da Ford estão também a testar os sons para determinar até que ponto são reconheciveís e detectáveis por pessoas de todas as idades

Quer seja um som rouco, futurista ou suave, os veículos eléctricos, que normalmente são silenciosos, precisam de emitir algum tipo de ruído para a segurança dos peões. Mas os consumidores tem ideias distintas e que diferem sobre como querem que os seus veículos eléctricos soem. Deste modo, a Ford entrou nessa reflexão com um inquérito no Facebook que forneceu reacções apaixonadas e entusiastas.

O questionário, realizado na página do Facebook dos Veículos Eléctricos Ford (EV) (www.facebook.com/FordElectricVehicles), permitiu aos fãs interagirem com os membros da equipa EV da Ford, fornecendo feedback directo que pode ser utilizado para influenciar o produto final. Ao fazê-lo, cerca de 300 fãs classificaram os sons e mais de 400 colocaram comentários.

“A pesquisa diz-nos duas coisas: sem sombra de dúvida, as pessoas estão interessadas no futuro dos veículos eléctricos e querem ser ouvidos”, afirma Scott Monty, responsável de Comunicação Digital e Multimédia da Ford. “Consistente com a nossa abordagem global aos media sociais, demos aos nossos clientes a oportunidade de ter uma voz, reconhecendo o seu contributo e incorporando-o no nosso processo de negócio”.

A página do Facebook dos Veículos Eléctricos Ford é parte da interacção regular da Ford com os seus clientes. Foi desenvolvida para ajudar os clientes a entenderem as diferenças entre as diversas tecnologias de veículos eléctricos para que possam tomar decisões informadas sobre se será um híbrido, um híbrido plug-in ou totalmente eléctrico o veículo que melhor se adapta aos seus hábitos de condução.

A página também dispõe de um espaço onde os clientes podem iniciar e participar em conversas em torno das caractarísticas oferecidas pelos veículos eléctricos Ford, e esta possibilidade dá à Ford um fórum para responder aos clientes que estão interessados em veículos eléctricos.

Conheça as respostas para os quatro sons aqui.

Envolvimento dos colaboradores

Os colaboradores Ford também tiveram a oportunidade de ouvir e comentar os sons dos EV. Foi realizado um questionário no site da intranet da Ford, com quase 3400 empregados a partilharem a sua opinião em apenas alguns dias.

A Ford ausculta regularmente as opiniões dos seus colaboradores sobre sobre uma variedade de tópicos, desde produto até questões sobre o comportamento na condução. O questionário sobre os sons dos EV foi dos mais populares.

Procurar um som que funcione

Os engenheiros da Ford estão a realizar uma variedade de testes sobre potenciais sons para garantir que preenchem todos os critérios. Os testes incluem a análise ao espectro de frequência para a facilidade de reconhecimento e detecção, assim como avaliações subjectivas, com diferentes grupos (peões com deficiências visuais, compradores de veículos, etc).

Os engenheiros também desenvolveram um veículo que emite os potênciais sons. Conduzindo em torno de um parque de estacionamento, avaliam os sons, tal e qual como um peão o faria. Porque estes são a principal preocupação, o som é apenas para ser ouvido do lado de fora do veículo.

“Estamos a tentar encontrar um som distinto que seja agradável para as pessoas e as alerte para a aproximação de um veículo”, afirma Dave McCreadie, Supervisor de Ruído/Vibração para veículos Híbridos e Eléctricos. “Este som precisa de ser um som que possa ser integrado no espectro de uma pessoa para que esta o possa reconhecer imediatamente e associá-lo a um veículo eléctrico – tal como fazemos com as sirenes dos veículos de emergência”.

A Ford está a trabalhar com o estúdio da unidade de pós-produção da Oracle nos Estados Unidos para utilizar a sua experiência de mistura de som e as suas extraordinárias capacidades de produção para criar, misturar e optimizar diferentes elementos áudio para o som do veículo eléctrico.

O poder de escolha

A electrificação é uma peça importante na estratégia global da Ford de sustentabilidade de produto, que inclui o lançamento de cinco veículos eléctricos na América do Norte até 2012 e na Europa até 2013. A Ford lançou na Europa em 2011 um pequeno veículo comercial eléctrico, a Transit Connect e vai lançar o novo Focus Eléctrico em 2012. Em 2013, vão juntar-se a estes modelos o novo C-MAX híbrido, o C-MAX Energi Plug-in híbrido e ainda um outro veículo de passageiros totalmente híbrido. Esta gama variada de veículos híbridos permite à Ford responder aos diferentes requisitos de mobilidade dos seus clientes.

A Ford Motor Company, empresa líder da indústria automóvel global, com sede em Dearborn, Michigan (EUA), produz e distribui automóveis em seis continentes. Com aproximadamente 166.000 empregados e cerca de 70 fábricas em todo o mundo, as marcas automóveis da empresa incluem Ford e Lincoln. A companhia presta serviços financeiros através da Ford Motor Credit Company. Para mais informações sobre os produtos Ford, por favor consulte www.fordmotorcompany.com.

A Ford Europa é responsável por produzir, comercializar e assistir os veículos da marca Ford em 51 mercados e emprega aproximadamente 66,000 trabalhadores. Em conjunto com a Ford Motor Credit Company, as operações da Ford Europa incluem a Divisão de Serviço ao Cliente e 22 instalações fabris, incluindo 'joint-ventures'. Foi em 1903 que os primeiros veículos Ford foram transportados para a Europa, no mesmo ano em que a Ford Motor Company foi fundada. A produção europeia iniciou-se em 1911.

Contacto: