Procura pelo Sistema de Assistência ao Estacionamento em Paralelo Duplica Expectativas Iniciais da Ford

• Mais de um terço dos clientes do Ford C-MAX e quase um quinto dos clientes do Focus optaram por equipar os seus novos veículos com o Sistema Ford de Assistência ao Estacionamento

• O Sistema Ford de Assistência ao Estacionamento procura espaços de estacionamento apropriados, e controla a direcção do veículo para a realização da manobra de estacionamento com precisão em espaços tão pequenos como 1,2 vezes o comprimento do veículo

• Quase um terço dos condutores Europeus admite falhar a primeira tentativa de estacionamento em paralelo, de acordo com uma pesquisa encomendada pela Ford

O Sistema de Assistência ao Estacionamento, que transforma muitas vezes a ansiedade da experiência de estacionar em paralelo numa experiência agradável, provou ser mais popular do que o esperado junto dos novos clientes.

Este ano e até à data, mais de um terço dos clientes do Ford C-MAX e quase um quinto dos clientes Focus optaram por equipar os seus novos veículos com o Sistema de Assistência ao Estacionamento, que teve a sua estreia com o novo C-MAX no final de 2010. A procura pelo Sistema de Assistência ao Estacionamento pelos clientes do Ford C-MAX tem sido mais que o dobro das expectativas iniciais, levando a Ford a aumentar a capacidade de produção e montagem do sistema para satisfazer as encomendas.

“Esperávamos que o Sistema de Assistência ao Estacionamento fosse uma característica popular, mas mesmo nós subestimámos o quanto os clientes realmente querem uma tecnologia acessível, que torna a condução menos stressante”, afirmou Roelant de Waard, Vice Presidente, Marketing, Vendas e Serviço, Ford Europa.

A Ford afirma que o Sistema de Assistência ao Estacionamento estará disponível em mais modelos na Europa em 2012, proporcionando assim uma solução acessível de estacionamento sem mãos para um ainda maior número de clientes Ford.

O Sistema de Assistência ao Estacionamento utiliza sensores ultrasónicos localizados no pára-choques frontal, lateral e traseiro do veículo e a função de direcção controlada por um computador. O sistema realiza uma abusca por espaços de dimensão adequada e controla a direcção para assistir com precisão à condução do veículo até ao espaço, enquanto fornece instruções ao condutor de quando deve este avançar ou fazer marcha atrás.

O Sistema de Assistência ao Estacionamento foi desenhado para lidar com os vários cenários que podem surgir em situações mais exigentes de estacionamento. Por exemplo, o sistema normalmente tenta alinhar o veículo com a berma do passeio, mas se detectar que estão estacionados outros veículos em cima do passeio, este fará o alinhamento em função daqueles.

Estacionar pode ser um dos aspectos mais stressantes da condução, especialmente em ambientes urbanos movimentados onde o estacionamento de rua é muitas vezes muito dispendioso Uma pesquisa encomendada pela Ford descobriu que os novos condutores consideram esta actividade diária uma experiência particularmente stressante.

Em toda a Europa, os novos condutores classificam o estacionamento em paralelo como duas vezes mais stressante que a condução na auto-estrada. Em Itália, por exemplo, os classificam-no como tão stressante como uma visita ao dentista.

Não são só os novos condutores que reconhecem as exigências do estacionamento em paralelo, quase um terço (32%) dos condutores europeus afirmam precisar de mais do que uma tentativa para estacionar o seu veículo correctamente.

Os condutores russos consideram-se os piores na Europa com 40% a afirmar precisar de mais do que uma tentativa, seguidos de perto pelos condutores do Reino Unido, onde 39% afirma não conseguir estacionar em paralelo à primeira tentativa. Os condutores alemães classificaram-se com a melhor pontuação, com apenas 26% a admitir múltiplas tentativas de estacionamento.

Nota do editor: pesquisa realizada em Maio de 2011 pela TNS em seis mercados europeus - Reino Unido, Alemanha, França, Itália, Espanha e Rússia. Tamanho da amostra de 1.000 por país, excepto na Rússia, com 1.500.

A Ford Motor Company, empresa líder da indústria automóvel global, com sede em Dearborn, Michigan (EUA), produz e distribui automóveis em seis continentes. Com aproximadamente 166.000 empregados e cerca de 70 fábricas em todo o mundo, as marcas automóveis da empresa incluem Ford e Lincoln. A companhia presta serviços financeiros através da Ford Motor Credit Company. Para mais informações sobre os produtos Ford, por favor consulte www.fordmotorcompany.com.

A Ford Europa é responsável por produzir, comercializar e assistir os veículos da marca Ford em 51 mercados e emprega aproximadamente 66,000 trabalhadores. Em conjunto com a Ford Motor Credit Company, as operações da Ford Europa incluem a Divisão de Serviço ao Cliente e 22 instalações fabris, incluindo 'joint-ventures'. Foi em 1903 que os primeiros veículos Ford foram transportados para a Europa, no mesmo ano em que a Ford Motor Company foi fundada. A produção europeia iniciou-se em 1911.

Contacto: