Quem Contribui Para o Actual Boom de SUVs na Europa? As ‘Mamãs Modernas, Os ’Millennials’ e Os ‘Cinquentásticos’

• Um novo inquérito patrocinado pela Ford conclui que as mães com crianças pequenas, os ‘Millennials’ e os activos na casa dos 50 anos estão por detrás da fenomenal popularidade dos SUVs na Europa

• A Ford encomendou esta pesquisa a 5.000 pessoas de toda a Europa para compreender melhor o boom dos SUV. Quase 1 em cada 3 mães com crianças ainda em casa estão a pensar em comprar um SUV, tal como 1 em cada 4 do grupo entre os 17 e os 34 anos e 1 em cada 5 da actual geração de clientes na casa dos 50 anos

• Os SUVs são, cada vez mais, vistos como modelos eficientes, ambientais e perfeitamente alcançáveis. São percepcionados como uma oferta de elegância e de segurança para a família por parte das ‘Mamãs Modernas’, como uma escolha sexy para os denominados ‘Millennials’ e como um apoio a um estilo de vida activo para os clientes com 50 e poucos anos.

• A percentagem de SUVs vendida na Europa, em comparação com as vendas globais de automóveis, cresceu de 6 por cento em 2005, para 23 por cento em 2015, numa tendência que se espera continuará a crescer ainda mais

MUNIQUE, Alemanha, 11 de Maio de 2016 – As vendas de SUVs quadruplicaram na Europa desde 2005, num ritmo que se espera que continue a aumentar graças à crescente popularidade no seio de um grupo extraordinariamente diversificado de compradores, de acordo com uma pesquisa recentemente realizada.

Em tempos escolha preferida de um selecto grupo de esquiadores e de entusiastas de actividades ao ar livre, os SUVs foram entretanto abraçados pelas ‘Mamãs Modernas’ mães com filhos ainda jovens, pelos ‘Millennials’, também conhecidos como ‘Geração Y’ (ou da Internet), composta por jovens dos 17 aos 34 anos, e pelos ‘Cinquentásticos’, expressão atribuída aos que têm entre 50 e 59 anos, mas que ainda se mantêm activos e fantásticos.

Cerca de 1 em cada 3 ‘Mamãs Modernas’ considera um SUV como o seu próximo automóvel, relação que entre a ‘Geração Y’ é de 1 para 4, sendo de 1 para 5 nos clientes na casa dos 50 anos. São estas as conclusões do mais recente estudo da Ford Motor Company, depois de analisadas as respostas de 5.000 pessoas em França, Alemanha, Itália, Espanha e Reino Unido, que possuem um automóvel ou que pretendem comprar um novo nos próximos 12 meses.

A Ford divulgou os dados desta pesquisa aquando do lançamento pan-europeu do seu novo SUV Ford Edge em Munique.

“Os SUVs cresceram de um pequeno nicho na Europa para uma das mais significativas tendências automóveis da década passada,” afirmou Roelant de Waard, Vice-Presidente, Marketing, Vendas e Serviço da Ford Europa. “Sempre que alguém prevê que as vendas dos SUV vão acalmar, são de imediato desmentidos, pois os SUVs têm feito um apelo generalizado entre homens e mulheres, dos mais jovens aos mais velhos.”

A pesquisa destacou que as percepções para com este tipo de modelos mudaram dramaticamente. Do total de entrevistados, 82 por cento dizem que os SUVs já não são apenas um veículo de luxo, tendo-se tornado em propostas mais eficientes e ambientais nos últimos cinco anos. Quase todos reconhecem que os SUVs estão agora disponíveis numa ampla variedade de dimensões e opções.

“A nossa gama compõe-se de três SUVs, com o novo topo de gama Edge, que está a chegar aos concessionários de toda a Europa, a complementar o nosso Kuga intermédio e o compacto EcoSport, oferecendo uma grande variedade de escolhas em termos pessoais,” acrescentou de Waard. “Prevemos vender 200.000 SUVs Ford na Europa este ano, mais 200 por cento do que em 2013.”

A percentagem de SUVs vendidos na Europa em comparação com as vendas totais de automóveis cresceu de 6 por cento em 2005 para 23 por cento em 2015*. Espera-se um aumento para 27 por cento até 2020, de acordo com a HIS, analista de vendas da indústria automóvel.

A pesquisa demonstra que os reconhecidos pontos fortes dos SUVs estão a tornar-se cada vez mais importantes para os compradores de automóveis. Dos entrevistados, 82 por cento dizem que a segurança das suas famílias se tornou mais importante, característica que é identificada nos SUVs por 52 por cento dos inquiridos. Para além disso, 78 por cento dizem que um bom desempenho sob más condições atmosféricas tornou-se mais importante, característica que 57 por cento dos participantes no inquérito associa aos SUVs.

Tal como o estilo, os aspectos práticos são uma prioridade para as ‘Mamãs Modernas’:

• Ao longo dos últimos anos, um automóvel que proteja a sua família tornou-se mais importante para 91 por cento, com 59 por cento das mães a associarem esta característica aos SUVs
  • Para mais de 80 por cento, um bom desempenho em condições meteorológicas desfavoráveis e em estradas de mau piso tornou-se mais importante, característica que 63 por cento delas associa aos SUVs
  • Para 56 por cento das mães, a beleza e o estilo automóvel tornou-se mais importante, característica que 48 por cento associa aos SUVs

Já entre a ‘Geração Y’, um SUV é um símbolo de sucesso:

• Para 47 por cento, conduzir um automóvel em que querem ser vistos tornou-se mais importante nos últimos anos, característica que 37 por cento associa aos SUVs
  • Para 45 por cento, conduzir um automóvel sexy tornou-se mais importante nos últimos anos, característica que 35 por cento associa aos SUVs
  • Para 36 por cento dos inquiridos, conduzir um automóvel em que se sintam poderosos tornou-se mais importante, característica que 45 por cento deles associa aos SUVs

Os ‘Cinquentásticos’, cada vez mais aptos a dar continuidade a vidas activas, associam um SUV moderno às seguintes características:

• Ao longo dos últimos anos, uma posição de condução elevada tornou-se mais importante para 81 por cento das pessoas com idades entre os 50 e os 59 anos, com 65 por cento a associarem essa característica a um SUV
  • Para 63 por cento, chegar ao destino, dentro da cidade ou pelo país, tornou-se mais importante, característica que 54 por cento deles associa aos SUVs
  • Para 44 por cento, um automóvel que lida com um estilo de vida activo tornou-se mais importante, característica que 44 por cento também associa mais a um SUV

“"Para todos os tipos de pessoas, o SUV funciona porque oferece uma solução one-stop, tal como um smartphone, que também pode ser uma câmara, um leitor de media ou uma lanterna. Um SUV pode oferecer uma abordagem para uma aventura de fim-de-semana, ou uma opção elegante e prática de levar as crianças à escola, permitindo uma ampla visibilidade,” conclui de Waard.

Abrangendo o continente europeu, a pesquisa revelou que os clientes italianos (31 por cento) e do Reino Unido (28 por cento) são mais susceptíveis de considerarem um SUV como o seu próximo automóvel.

* Os resultados da JATO Dynamics baseaiam-se em informações fornecidas pela JATO Consult, serviço de consultoria da companhia. Os valores abrangem 30 países europeus. Para obter mais informações, visite www.jato.com

** Cálculo baseado em dados do Eurostat da Comissão Europeia para uma população estimada na UE 28 de 508.450.856 pessoas, integrando 111.914.312 pessoas com idades compreendidas entre os 17 e os 34 anos e 69.974.620 pessoas entre os 50 e os 59 anos – http://ec.europa.eu/eurostat/data/database

A Ford Motor Company é uma empresa global da indústria automóvel e de mobilidade, com sede em Dearborn, Michigan, EUA. Com aproximadamente 199.000 empregados e 67 fábricas em todo o mundo, o negócio principal da empresa inclui a concepção, produção, marketing, financiamento e assistência a uma gama completa de veículos Ford de passageiros, comerciais, SUV e veículos eléctricos, bem como aos veículos de luxo Lincoln. Ao mesmo tempo, a Ford investe agressivamente em oportunidades emergentes através da ‘Ford Smart Mobility’, o plano da empresa para se tornar líder em conectividade, mobilidade, veículos autónomos, experiência do cliente, dados e análise. Para mais informação sobre a Ford, os seus produtos em todo o mundo, ou sobre a Ford Motor Credit Company, visite a página www.corporate.ford.com. ?

A Ford Europa é responsável por produzir, comercializar e assistir os veículos da marca Ford em 50 mercados e emprega aproximadamente 53.000 trabalhadores nas suas instalações e aproximadamente 68.000 incluindo as ‘joint-ventures’. Em conjunto com a Ford Motor Credit Company, as operações da Ford Europa incluem a Divisão de Serviço ao Cliente e 24 instalações fabris (16 detidas integralmente ou instalações em ‘joint-ventures’ consolidadas e 8 em 'joint-ventures' não consolidadas). Foi em 1903 que os primeiros veículos Ford foram transportados para a Europa, no mesmo ano em que a Ford Motor Company foi fundada. A produção europeia iniciou-se em 1911.