Será o B-MAX a Nova Sensação? A Moda, o Mobiliário de Design e os Gadgets que Inspiram as Cores do Novo Ford

A gama de cores do Novo B-MAX encontram inspiração na moda, no mobiliário de design, nos gadgets de alta tecnologia e nas pranchas de snowboard;

O monovolume compacto apresenta um conjunto de tons de influência Gucci, Versace e Miu Miu.

Motivado pelas propriedades de secagem rápida da tinta preta do modelo Ford T original, o fundador da Ford Motor Company, Henry Ford, ficou conhecido quando escreveu que os clientes podiam escolher qualquer cor "desde que fosse preto."

Em noventa anos muita coisa mudou na indústria automóvel e aquela que mais mudou foi, provavelmente, a abordagem da Ford à escolha da cor. Designers da Ford irão estar em Milão esta semana, na Fashion Week, para falar sobre o novo monovolume compacto, o B-MAX, um carro cujas cores foram inspiradas pelo mundo da moda, do mobiliário de design e pelos gadgets de alta tecnologia.

"As pessoas gostam de se sentir e de estar bem, quer seja a vestir a sua roupa favorita ou sentadas atrás do volante de um automóvel", afirma Serife Celebi, Supervisora de Design de Materiais e Cor, Ford Europa, que juntamente com a sua equipa monitorizou de perto as últimas tendências em cores, texturas e padrões.

"Ao contrário dos designers de moda, não podemos apresentar uma nova gama de seis em seis meses", acrescentou. "Mas podemos ter a certeza de que os nossos veículos estão em completa sintonia com o gosto e estilo contemporâneo, e que permanecem assim durante anos."

As cores do B-MAX incluem o Burnished Glow, Tectonic Silver e Nautical Blue que representam a tendência actual do luxo subtil, personificada pela casa Gucci.

"Burnished Glow é uma reminiscência de um dia de Outono ensolarado, tem uma sensação muito natural, acolhedora e ecoa as cores que temos visto em mostras de design, como a Feira de Mobiliário de Milão", disse Celebi, que estudou design têxtil antes de se juntar ao grupo de cores e materiais da Ford em 2000. A sua paixão pela cor, têxteis e design veio das suas raízes familiares na Turquia, onde a sua avó tecia fios de lã de ovelha para fazer tapetes.

"Tectonic Silver mistura a prata com uma pitada quente de ouro", acrescentou. "Este é o tipo de cor de luxo que se pode ver na passarela nas colecções de Versace ou Miu Miu.

"Nautical Blue é uma sombra de azul metálico brilhante e contemporânea que vamos poder encontrar este verão em calças de sarja e na moda masculina italiana de estilistas como Armani."

As versões topo de gama B-MAX Titanium também contarão com um sofisticado padrão de riscas inspirado na alfaiataria clássica de Savile Row, e em interpretações modernas de designers como Paul Smith.

"Os padrões com relevo permitem-nos criar um contraste interessante entre as superfícies mate e as superfícies brilhantes, que é uma tendência popular no vestuário desportivo, bem como na moda masculina e feminina", afirmou Celebi.

"Também temos usado texturas contrastantes que produzem grande efeito com o excelente acabamento preto brilhante que utilizamos nos painéis de controlo e na consola central. Inspirámo-nos nos gadgets de alta tecnologia e nas pranchas de snowboard, criando uma aparência muito moderna e exclusiva. "

O Novo Ford B-MAX será exibido no Salão Automóvel de Genebra, no próximo mês de Março, e vai estar à venda na Europa no final do ano.

Contacto:Anabela Correia