Sistema de Estacionamento Activo da Ford Atinge as 100,000 Unidades; Produção Triplicou Para Responder à Procura

• Mais de 100.000 clientes encomendaram o Sistema de Estacionamento Activo que ajuda os condutores a estacionar em paralelo com o simples accionar de um botão e sem nunca tocar no volante

• A Ford triplicou a produção de modo a responder à procura do sistema de detecção ultra-sónico que podemos encontrar no Focus, C-MAX e Grand C-MAX

• Sistema de Estacionamento Activo será disponibilizado em mais modelos em 2012, incluindo o novo Ford Kuga

LISBOA, Portugal, 26 de Janeiro de 2012 – Se fosse necessária uma prova de que o estacionamento em paralelo leva à distracção dos condutores, então, mais de 100.000 encomendas para o Sistema de Estacionamento Activo da Ford responderia de forma inequívoca.

A Ford já triplicou os níveis de produção para a tecnologia que calcula o ângulo de direcção ideal e rapidamente dirige o veículo em mãos livres para um lugar de estacionamento.

"O Sistema de Estacionamento Activo tira toda a tensão da manobra de estacionamento", disse Kay Müller, Engenheiro da Ford. "Ao toque de um botão ele permite estacionar no menor dos espaços, enquanto que ao mesmo tempo reduz o risco de danos acidentais no seu veículo e naqueles que o rodeiam."

Um total de 102.460 clientes europeus pediram especificamente o Sistema de Estacionamento Activo desde que este foi introduzido no novo C-MAX e Grand C-MAX no final de 2010, com um em cada três compradores a especificar essa característica nestes modelos. Um em cada cinco solicitaram a inclusão deste sistema no novo Ford Focus que foi colocado à venda no ano passado.

Um terço dos condutores europeus sondados pela Ford no ano passado disseram que têm dificuldade em estacionar em paralelo. Muitos confessaram ainda que consideram esta manobra mais ‘stressante’ do que uma visita ao dentista.

"A procura pelo Sistema de Estacionamento Activo tem sido verdadeiramente surpreendente", disse Gunnar Herrmann, Director de engenharia da Ford, que liderou o desenvolvimento do Focus. "Ainda mais clientes serão capaz de beneficiar deste recurso à medida que for introduzido nos novos produtos futuros, começando com o novo Ford Kuga ainda este ano."

Sistema de Estacionamento Activo – como funciona

• O condutor activa o sistema pressionando um botão, que vai activar por sua vez os sensores ultra-sónicos para medir e identificar um espaço de estacionamento paralelo viável

• O sistema solicita então ao condutor que aceite a ajuda do sistema para estacionar

• Seguidamente, o sistema assume a tarefa e dirige o carro até ao lugar de estacionamento em modo mãos livres. O condutor mantém o controlo das mudanças e pedais do acelerador e do travão

• Um interface visual e/ou sonoro avisa o condutor sobre a proximidade de outros veículos, objectos e pessoas e fornece instruções

• Enquanto os movimentos do volante são feitos automaticamente, o condutor permanece responsável pelo estacionamento seguro e pode interromper o sistema tocando apenas no volante

Para aceder ao vídeo de demonstração do Sistema de Estacionamento Activo clique por favor no seguinte link http://youtu.be/AXZU6CQz4sw

A Ford Motor Company, empresa líder da indústria automóvel global, com sede em Dearborn, Michigan (EUA), produz e distribui automóveis em seis continentes. Com aproximadamente 166.000 empregados e cerca de 70 fábricas em todo o mundo, as marcas automóveis da empresa incluem Ford e Lincoln. A companhia presta serviços financeiros através da Ford Motor Credit Company. Para mais informações sobre os produtos Ford, por favor consulte www.fordmotorcompany.com.

A Ford Europa é responsável por produzir, comercializar e assistir os veículos da marca Ford em 51 mercados e emprega aproximadamente 66,000 trabalhadores. Em conjunto com a Ford Motor Credit Company, as operações da Ford Europa incluem a Divisão de Serviço ao Cliente e 22 instalações fabris, incluindo 'joint-ventures'. Foi em 1903 que os primeiros veículos Ford foram transportados para a Europa, no mesmo ano em que a Ford Motor Company foi fundada. A produção europeia iniciou-se em 1911.

Contacto: