427 mil euros para adaptar as PME portuguesas para a Indústria 4.0

i4.0 Lead Digital Transformation: projeto associa Fraunhofer AICOS, Inova-Ria e Sanjotec

O projeto i4.0 Lead Digital Transformation, liderado pelo centro de investigação Fraunhofer AICOS, arranca agora com um investimento de 427 mil euros  com o objetivo de capacitar as pequenas e médias empresas portuguesas e ajudá-las a adaptarem-se e a acelerar o processo de transformação digital. Através de um conjunto de ações – estudos de benchmarking,  seminários e workshops – o Fraunhofer AICOS, em parceria com a Inova-Ria e a Sanjotec – Parque de Ciência e Tecnologia, pretendem atuar em setores tradicionais, facilitando a sua adaptação à Indústria 4.0.

O mundo mudou e, com ele, também a economia e o mercado. É, neste sentido, que surge o i4.0 Lead Digital Transformation, um projeto que visa fomentar a adoção de metodologias de Indústria 4.0 nas PME portuguesas, em setores tradicionais e tecnológicos, promovendo e acelerando a transformação digital. O projeto tem por base as melhores práticas na área da Indústria 4.0 desenvolvidas na Alemanha e na Europa Central e envolve um estudo de caracterização e identificação das barreiras existentes à adoção das metodologias da Indústria 4.0. Com base nesses estudos iniciais, será produzido um “Guia de Boas Práticas” e uma plataforma baseada na iniciativa alemã BASYS 4.0 (https://www.basys40.de/), promovida pelo Fraunhofer IESE, será adotada e adaptada à indústria nacional.

O projeto, que arranca agora e deverá terminar em Maio de 2022, resulta de uma candidatura ao PORTUGAL2020, nomeadamente ao Sistema de Apoios a Ações Coletivas (SIAC), tendo sido aprovado pelo COMPETE, com uma dotação FEDER de cerca de 427 mil euros.

Com uma equipa de cerca de 80 investigadores contratados e uma carteira de clientes de diversas áreas de negócio como a saúde, agricultura, retalho ou energia, o AICOS apresenta competências consolidadas nas áreas de Design Centrado no Utilizador; Inteligência Artificial; Sistemas Ciber-Físicos.
A análise do utilizador nos seus diversos ambientes, a visão computacional, os sistemas cognitivos e de apoio à decisão e a internet das coisas são algumas das áreas em estudo neste centro de investigação que dedica a sua atividade à investigação aplicada e ao sucesso dos seus clientes, com os quais atua em estreita colaboração para o desenvolvimento de soluções tecnológicas inovadoras, intuitivas, acessíveis e ubíquas. Atualmente, o AICOS foca-se nos seguintes temas de inovação: soluções cognitivas conectadas; agricultura digital; inteligência artificial responsável; tecnologia de saúde descentralizada; e viver e envelhecer com dados.
O percurso do AICOS é marcado por colaborações institucionais e comerciais que resultam numa vasta rede de parceiros ativos. Desde 2009, o AICOS participou em 10 projetos europeus e estabeleceu parceria com mais de 150 instituições em 31 países.

Porto, Outubro de 2020