COLABORAR distribui tablets por séniores de nove instituições para combater o isolamento social

Para combater o isolamento social imposto pela COVID-19 e de forma a promover a proximidade de familiares e cuidadores, a rede de utilizadores COLABORAR, do centro de investigação Fraunhofer AICOS (FhP AICOS), está a distribuir tablets a idosos de algumas instituições parceiras. No total deverão ser cedidos 33 equipamentos a nove instituições. A primeira a receber os tablets foi a Associação Monte Pedral.
Os equipamentos pretendem, sobretudo, contribuir para o bem-estar deste grupo da população, estimulando o contacto e a proximidade com familiares e também permitir momentos mais lúdicos através do recurso a algumas funcionalidades como jogos e atividades. Esta iniciativa da rede COLABORAR surge no âmbito do Projecto ELAPSE, financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian, que consiste na implementação de um estudo longitudinal para avaliação do impacto da tecnologia no combate ao isolamento social dos idosos.
O Living Lab COLABORAR é uma rede de voluntários do FhP AICOS, criado em 2011, com o intuito de ligar investigadores em tecnologia com utilizadores.  Esta ligação permite perceber os requisitos do utilizador, as suas necessidades e desenhar tecnologia que se adapta a cada público-alvo.
A ligação com os utilizadores é efetuada através da aplicação de técnicas de design centrado em pessoas, como entrevistas, observações, grupos focais, testes de usabilidade e ateliers de ideação. É ainda feita recolha de dados de atividade humana e avaliação de tecnologias. Desde 2011, o Living Lab já serviu mais de 70 projetos de investigação e promoveu mais de 2700 atividades que levaram a inovações tecnológicas.

Com uma equipa de cerca de 80 investigadores contratados e uma carteira de clientes de diversas áreas de negócio como a saúde, agricultura, retalho ou energia, o AICOS apresenta competências consolidadas nas áreas de Design centrado no utilizador; Inteligência artificial; Sistemas ciber-físicos.
A análise do utilizador nos seus diversos ambientes, a visão computacional, os sistemas cognitivos e de apoio à decisão e a internet das coisas são algumas das áreas em estudo neste centro de investigação que dedica a sua atividade à investigação aplicada e ao sucesso dos seus clientes, com os quais atua em estreita colaboração para o desenvolvimento de soluções tecnológicas inovadoras, intuitivas, acessíveis e ubíquas.