• Fraunhofer Portugal/

Comissária Europeia e Ministro da Ciência: Inteligência artificial e sistemas ciber-físicos em destaque no Fraunhofer Portugal AICOS

Com competências na área e tecnologias inovadoras em curso

Inteligência artificial e sistemas ciber-físicos dão mote a visita da Comissária Europeia e Ministro da Ciência ao centro de investigação FhP-AICOS

Inteligência artificial e sistemas ciber-físicos aplicados a áreas como a saúde e a indústria 4.0 têm sido alvo de estudo e dedicação por parte do centro de investigação Fraunhofer Portugal AICOS (FhP-AICOS). Tratando-se de temas de grande destaque no panorama da ciência e da inovação, estes tópicos estarão também em evidência na visita de Mariya Gabriel, Comissária Europeia para a Inovação, Investigação, Cultura, Educação e Juventude, e de Manuel Heitor, Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior ao FhP-AICOS. A visita decorre amanhã, sábado, dia 8 de Maio, às 09h30.

Seja aplicada à saúde e medicina, seja na indústria ou no retalho, a inteligência artificial veio revolucionar o mundo da tecnologia. Através de métodos e modelos preditivos e que se baseiam em processos de apoio à tomada de decisão, a inteligência artificial também levanta muitas inseguranças e dúvidas relativamente à sua fiabilidade e confiança. Para ultrapassar esta dificuldade, o FhP-AICOS está a desenvolver uma plataforma modular para apoiar a certificação de aplicações de inteligência artificial, um processo inovador que transmite confiabilidade à tecnologia e que mereceu destaque nos Prémios IN3+ da Casa da Moeda. Sustentada numa estrutura de ‘blockchain’, esta plataforma permite rastrear desde os dados que foram utilizados para treinar os algoritmos até à versão exata do modelo que é utilizado em cada decisão.

As aplicações de inteligência artificial e de sistemas ciber-físicos em saúde e medicina, nomeadamente no suporte ao diagnóstico do cancro do colo do útero, bem como o desenvolvimento - ético e centrado no utilizador - de tecnologias industriais que assegurem o bem-estar (físico e mental) do trabalhador da indústria no seu ambiente de trabalho, capacitando as empresas para a digitalização e competitividade no setor, são algumas das áreas em que o FhP-AICOS tem dado provas e que serão demonstradas durante a visita deste sábado.

Com um programa que inclui a visita a algumas instituições referência no âmbito do Ecossistema de investigação e inovação português na área do Porto, a Comissária Europeia e o Ministro da Ciência vão ter a oportunidade de conhecer melhor o trabalho desenvolvido no FhP-AICOS, nomeadamente através de demonstrações de tecnologias que evidenciam a sua experiência e conhecimento nas áreas de Inteligência Artificial, Design Centrado no Utilizador e Sistemas Ciber-Físicos.