Fraunhofer AICOS produz viseiras de proteção para o IPO Porto

No contexto da pandemia do COVID-19, o centro de investigação Fraunhofer AICOS está a utilizar equipamentos próprios de fabricação aditiva (impressoras 3D) para produzir viseiras de proteção para os profissionais de saúde do IPO Porto. Nesta primeira fase, estão a ser produzidas 50 viseiras.

Referência no meio científico e tecnológico, a Fraunhofer AICOS atua em diversas áreas como, por exemplo, na saúde, na qual tem vindo a desenvolver vários projetos, inclusivamente com protótipos desenhados e fabricados internamente, utilizando impressoras 3D, no contexto da fabricação digital. Com estes equipamentos, a Fraunhofer AICOS já criou vários protótipos que resultaram em tecnologias inovadoras.
São exemplos de protótipos e referências tecnológicas desenvolvidas pelos investigadores da Fraunhofer AICOS um retinógrafo portátil (projeto EyeFundusScope) para observar o fundo ocular e auxiliar o diagnóstico de doenças oftalmológicas como glaucoma e retinopatia diabética e um dispositivo de ampliação ótica usado, em conjunto com um smartphone, para a deteção de Malária (projeto Malária Scope).

Fundada em 2008 – e resultando de uma colaboração de longo prazo em Ciência e Tecnologia entre Portugal e a Alemanha – a Associação Fraunhofer Portugal Research promove e coordena a cooperação entre os seus centros de investigação, outras instituições de investigação e parceiros industriais, com o objetivo de levar a cabo investigação aplicada com utilidade direta para empresas privadas e públicas, originando benefícios para a sociedade como um todo.
A missão da Fraunhofer Portugal materializa-se, atualmente, através do centro de investigação Fraunhofer Portugal Research Center for Assistive Information and Communication Solutions (FhP-AICOS), localizado no Porto e criado em 2009 no seguimento de uma parceria entre a Sociedade Fraunhofer (Fraunhofer-Gesellschaft), a Fundação para a Ciência e a Tecnologia e a Universidade do Porto.
Adotando o bem-sucedido modelo de negócio operado na Alemanha pela Fraunhofer-Gesellschaft, a Fraunhofer Portugal apoia o desenvolvimento económico e promove o bem-estar social, ao contribuir para a melhoria da qualidade de vida das populações.