Fraunhofer Portugal AICOS apresenta em Berlim tecnologia para a Indústria: aliar produtividade e bem-estar no trabalho

TRANSFORM Berlim, 6 e 7 de março de 2024

Nos dias 6 e 7 de março, o Fraunhofer Portugal AICOS (FhP-AICOS) vai apresentar em Berlim a sua visão inovadora e algumas das soluções - pioneiras para a indústria - que tem vindo a desenvolver. Reconhecido pela sua capacidade de solucionar problemas complexos, o FhP-AICOS vai além, propondo um futuro onde o equilíbrio entre produtividade, ergonomia e bem-estar definem o novo paradigma do trabalho industrial.

Durante dois dias, a equipa do FhP-AICOS estará disponível no stand destinado aos centros Fraunhofer onde demonstrará ao público as mais recentes inovações em áreas chave, destacando o desenvolvimento de soluções para facilitar a criação de evidência e otimizar processos industriais.

A participação na TRANSFORM permite mostrar os últimos desenvolvimentos tecnológicos do centro de investigação, salientando algumas características como a adaptabilidade, agilidade e eficiência na resposta aos desafios industriais da atualidade. O FhP-AICOS reforça o seu compromisso com a sustentabilidade do trabalho, onde se valoriza tanto o desempenho quanto o bem-estar, físico e mental, dos trabalhadores.

“A nossa presença na TRANSFORM é uma excelente oportunidade para mostrarmos à indústria as nossas competências e o impacto que as soluções digitais podem ter no dia-a-dia das organizações. Para além destas soluções, vamos demonstrar o papel que as tecnologias digitais podem ter na produtividade e no bem-estar no trabalho. Temos vindo a trabalhar neste sentido, de perceber qual o impacto que a tecnologia pode ter nos trabalhadores e, por consequência, na sustentabilidade do tecido industrial”, afirma Manuel Monteiro, responsável pelo grupo de Business Development do FhP-AICOS.

Sobre o Fraunhofer Portugal AICOS

O Fraunhofer Portugal AICOS (FhP-AICOS) é um centro de investigação que se dedica a uma visão de futuros onde o impacto da tecnologia melhora de forma sustentável os padrões de vida e de trabalho através de investigação aplicada de utilidade direta e de amplo benefício para a sociedade.

Fundado em 2009 através da parceria entre a Fraunhofer-Gesellschaft (FhG), a Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) e a Universidade do Porto, o FhP-AICOS é o primeiro centro de investigação da Fraunhofer Portugal. Tem um histórico de projetos, parcerias e consórcios nacionais e internacionais nas suas áreas de competência e especialização: Design Centrado no Utilizador, Inteligência Artificial e Sistemas Ciber-Físicos.

Através de uma abordagem única de Pessoas-Inteligência-Coisas, a equipa do FhP-AICOS, composta por mais de 100 investigadores, empenha-se diariamente em ativamente antecipar, prever, explorar e propor potenciais futuros (Futuros Digitais) e impactos das tecnologias digitais nos domínios da Saúde (Saúde Digital) e da Indústria (Indústria Digital).

Com evidências reconhecidas e de renome na investigação através do design - tecnologia criada por pessoas, com pessoas e para pessoas -, soluções baseadas em IA recorrendo à visão computacional, séries temporais e processamento de linguagem natural, e sistemas ciber-físicos fiáveis, escaláveis e eficientes em termos de recursos, o FhP-AICOS propõe soluções disruptivas e inovadoras com uma consciência informada dos atuais e futuros desenvolvimentos e desafios regulamentares e éticos para os cuidados de saúde e a indústria.

Incorporando os valores fundamentais da I&D de excelência para o benefício alargado da sociedade, o Fraunhofer Portugal AICOS dedica-se a assegurar que o futuro seja co-desenhado e tecnologicamente sustentável para melhorar vidas.